Crunchyroll vale a pena?

Em tempos de Netflix e do sucesso que esse serviço vem fazendo, outras opções de streaming também estão presentes no país e pouca gente conhece. No “mundo otaku” o mais famoso desses serviços é a plataforma Crunchryroll que exibe animes, dramas e mangás em simulcast com o Japão.

crunchyroll_logo_tagline2

História

O Crunchyroll nasceu como um fansub em 2006, nos Estados Unidos. Como todos os fansubs, o Crunchyroll pegava os animes que passavam na televisão japonesa, legendava-os e os distribuía gratuitamente em um serviço de fã para fã.

Embora essa prática seja corrente, todos sabemos que é um crime como outro qualquer. Quando um site legenda um vídeo e o disponibiliza para download, ele está cometendo um crime de violação de direitos autorais. Contudo, o Crunchyroll, para evitar problemas com a justiça, retirava conteúdo de seu site sempre que os detentores dos direitos autorais solicitavam.

As coisas começaram a mudar em 2008, o Crunchyroll recebeu investimentos de uma empresa e passou por um processo de reformulação. Em 2009, o site deixou de ser um fansub para se tornar um site de conteúdo oficial e licenciado. Todos os arquivos de conteúdo ilegal foram retirados do site e o Crunchyroll passou a disponibilizar apenas animes que eles obtiveram licenças, sendo o grande marco dessa nova fase a aquisição da obra Naruto Shipudden.

Hoje, o Crunchyroll além de animes, exibe doramas e também licencia mangás em formato digital (apenas para o idioma inglês), ambos em simulcast com o Japão. A empresa está presente em vários países do mundo, inclusive Brasil e Portugal.

Preços

Para assistir animes, doramas e acessar o acervo completo de mangás em inglês é preciso pagar uma mensalidade no valor de $ 5,00 (cinco dólares). Para tanto, é necessário ter um cartão de crédito internacional, visto que os valores são pagos em dólares.

Não tem cartão de crédito internacional? Não há problema. O Crunchyroll oferece opções e pagamento em reais via boleto bancário ou cartão de crédito nacional, por meio da plataforma Paymentez.

Existe uma assinatura mais cara por R$8,49 dólares ao mês. Entretanto não vemos qualquer vantagem, pois os únicos benefícios dessa assinatura são participações em promoções exclusivas, acesso antecipados a testes, entre outros…

crunchyroll_logo_vertical

Afinal, vale a pena assinar o Crunchyroll?

Para que eu vou pagar por algo que eu posso ter de graça? Essa é uma frase muito recorrente entre as pessoas que não desejam pagar. Não vou entrar no mérito da pirataria, mas vou dizer que sim, vale muito a pena pagar pelo Crunchyroll.

O primeiro benefício é a rapidez. A maioria dos animes disponibilizados no Crunchyroll saem apenas uma hora após sua exibição no Japão e, portanto, é muito mais rápido do que qualquer fansub brasileiro.

O segundo benefício é você saber exatamente quando o título que você está acompanhando irá sair. O site coloca uma contagem regressiva para você saber quanto tempo falta para o anime ser exibido. Assim você não precisa ficar apertanto F5 o tempo inteiro.

O terceiro benefício é a comodidade. E se acontecer de você ter de parar a exibição no meio e não conseguir lembrar em que minuto parou? Ou você começaria do início ou procuraria o minuto, correto? No Crunchyroll não existe esse problema, pois ele marca exatamente o último minuto que você viu. Mas e se de repente você parou de ver um anime só voltou a vê-lo meses depois? Como saber onde você parou? O Crunchyroll marca para você.

Quer mais benefícios? Você não precisa ver pelo computador. Se tiver uma smart tv, você pode assistir diretamente da sua televisão sem qualquer outro aparelho. Você pode ver pelo celular, pelo tablet e por diversos outros aparelhos. Esses benefícios por si só já valem a pena pagar a mensalidade do Crunchyroll…

O mesmo vale para os doramas e para os mangás. Infelizmente ainda não tem mangás em língua portuguesa, mas se você souber inglês o crunchyroll é um ótimo lugar para acompanhar, por exemplo, alguns títulos famosos da Kodansha (Fairy tail, Ataque dos titãs).

O que há de ruim?

Infelizmente, o Crunchyroll não consegue licenciar todos os animes, doramas e mangás. Não há muito o que se possa fazer visto que muitas licenciadoras simplesmente não liberam os títulos e abrem espaço para a pirataria.

Mas fora essas coisas que independem do Crunchyroll, o maior problema é que algumas vezes os vídeos travam, mesmo com uma internet boa. Porém isso só ocorre no computador. Em outros aparelhos a visualização é perfeita.

Em resumo

Sim, vale muito a pena assinar o Crunchyroll. É uma boa plataforma, oferece comodidade e ainda é barato. É um serviço que todos deveriam conhecer e utilizar. Vale lembrar que o serviço oferece os primeiros 14 dias de utilização gratuita…

[Atualização: Esqueci de mencionar que o Crunchyroll permite a visualização dos vídeos mesmo para quem não é assinante. No entanto nesse caso há dois incômodos: propagandas no meio dos vídeos e a possibilidade de ver o vídeo apenas uma semana após o lançamento.

Porém, ainda existem os Guest Pass. Cada assinante recebe um Guest Pass por mês e pode disponibilizar para outras pessoas assistirem ao Crunchyroll gratuitamente, mas com os mesmos benefícios dos assinantes. O Guest Pass tem validade de 48 horas e durante esse período, a pessoa pode assistir a tudo do site, ler os mangás, etc]

Se se interessou, você pode acessar o Crunchyroll clicando aqui

Equipe Biblioteca Brasileira de Mangás.

12 Comments

  • A questão dos travamentos do streaming no pc é bastante incômoda. Considerei fazer uma assinatura premium, mas nos 14 dias de teste me aborreci bastante com o problema…

  • jucajkhg

    Será que o pessoal não conhece algo chamado cabo HDMI? Você conecta no PC para a TV e, violá, tudo o que vc vê na tela do PC vê na TV. Tudo bem que SmarTV é interessante, mas tem alternativas, né? Muita choradeira a troco de nada.

  • heindallbr

    eu assinei um tempo mas não gostei porque muitas séries que queria assistir só tinha os últimos capítulos/temporadas. Vale mais a pena pra quem quer tentar acompanhar o que sai de mais novo no Japão acho.

  • Fábio

    Até assinaria, para ser sincero. Mas o aplicativo da Crunch não funciona na minha Smart-tv, e não pretendo assistir em nenhuma outra plataforma…
    Então baixo os animes e coloco num pen mesmo. Se eles adequarem o aplicativo deles, talvez eu assine.

    • Fabio Rattis

      em casa tbm nao pega na smarttv, eu assisto pelo playstation.

  • Eu acho que CR não vale tanto, por causa que lá tem uns problemas sérios de tradução. Tem excelentes, mas tem uns péssimos, e ainda alguns que ficam ruins pelo cansaço.

  • rafaga

    a minha duvida eh quanto a qualidade… tem fansubs que legendam maravilhosamente bem… outros, é uma porcaria completa! eles tem uma equipe que traduza direto do japones? ou é adaptação em cima de adaptação ?

    • Existem boas legendas e existem más legendas. Algumas vezes você encontra erros de digitação horríveis, mas você pode avisar os administradores pelo twitter, facebook ou mesmo no próprio site, que em instantes a legenda é alterada.

      Agora pelo que eu li no fórum do Crunchyroll, alguns títulos são traduzidos diretamente do japonês, mas a maioria são traduzidos do inglês mesmo. O motivo disso é o seguinte: muitos dos tradutores pertenciam a fansubs antes de começarem a trabalhar profissionalmente para o Crunchyroll e eles traduziam somente do inglês.

      A escolha do modo de traduzir também varia bastante. Em algumas obras eles traduzem para pessoas bem mais próximas da cultura japonesa (colocam honoríficos, etc) em outros eles fazem para um público mais amplo…

      Eu não me incomodo, mas só você vendo para saber se as legendas do Crunchyroll te agrada ou não.

      • rafaga

        no final eu assinei um mes pra ver se me agrada… realmente é como vc falou… estou assistindo o aldnoah zero e tem traduções meio estranhas (tipo traduziram “vento” no espaço, acho que a tradução seria magnetismo ou sei la… ). Mas tb assisti Hunter x Hunter e fiquei impressionado com a qualidade, tudo faz mto sentido e tem umas partes lindas de se ler… eu to dando uma chance pra ver se me agrada, mas eh bom saber que eles tem esse serviço de feedback… pelo menos pagando, eu sei tem novidades e que eles tem o DEVER de fazer algo minimamente com qualidade…. e tb posso assistir tudo que eu quero, parar de oagar e depois voltar a assinar novamente… entao é bem pratico!
        espero que saiam mangas online! ae sim sera top demais! eu leio e assisto mta coisa no tablet entao acho que seria mto bom ter as duas coisas unidas!

  • Samara Barreira

    Hum… Pensando por esse lado, até que compensa um pouco.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading