Biblioteca Brasileira de Mangás

Resenha: 5 centímetros por segundo #01

5 cm

Em julho, durante o evento Anime Friends, a editora Newpop lançou o mangá 5 centímetros por segundo, obra que adapta o conhecido filme de Makoto Shinkai. A obra começou a chegar nas bancas de todo o Brasil em meados do mês de agosto. Como é a história e como ficou a edição nacional você confere agora^^.

***

A história

5 centímetros por segundo  é a velocidade com que a folha de cerejeira cai da árvore até o chão. O mangá acompanha a história de Akari Shinohara e Takaki Toono , sua amizade e seu amor impossível marcado pela distância. Possuindo uma história de vida parecida e alguns gostos em comum, os dois crescem em meio às alegrias da amizade e os planos frustados pelas repentinas mudanças de cidade ocasionados pelos empregos de seus pais.

O primeiro volume possui cinco capítulos, sendo que os três primeiros adaptam a primeira parte do filme de Makoto Shinkai (O filme é dividido em 3 partes). Cada detalhe do mangá é feito para percebermos a relação de Akari e Takaki, o sofrimento causado pela separação inesperada e a esperança e a alegria da troca de cartas entre os dois. Não há uma parte melhor que a outra, porém a viagem de trem deve ser destacada como um ponto crucial.  É aqui que os personagens e nós, leitores, percebemos o quão dura é a vida dos personagens. É nítido que eles se amam, porém  fatores alheios às suas vontades não os deixam ficar juntos. A história  acaba sendo bem realista, fugindo dos padrões românticos da ficção em que os casais fazem de tudo para não se separarem.

Por sua vez, os capítulos 4 e 5 se focam na segunda parte do filme. Eles nos apresentam uma nova personagem, Kanae, e a vida de Takaki em uma nova cidade. O foco aqui é o amor de Kanae por Takaki: como ela o conheceu, como se apaixonou, como se aproximou dele, etc. Entretanto, o rapaz ainda tem destaque, bem como as lembranças de sua amiga de infância. Cruelmente separados, a vida deles prosseguiu, porém o sentimento de amor ainda mantem-se intacto. A história vai mostrando todo esse desenvolvimento e o apego que Takaki ainda tem do passado.

***

Arte e Edição 

A arte de Yukiko Seike é excepcional. Consegue passar com perfeição o sentimento dos personagens com um simples olhar e com as expressões de seus rostos. Muitas vezes o texto torna-se apenas um acessório frente aos desenhos e à sequência dos quadros. Aliado a isso, a edição da Newpop está um primor de qualidade, conseguindo destacar com perfeição a arte do mangá.

Opinião Final

Embora ainda não esteja completo em terras brasileiras, podemos dizer que 5 centímetros por segundo é, de longe, um dos melhores mangás lançados no Brasil em 2015. Ele é um título para quebrar paradigmas e diminuir preconceitos: se você não gosta de histórias de romance, deve dar uma chance a este título, pois poderá lhe agradar, visto que apresenta uma história extremamente realista e distante dos clichês do gênero romance; Por outro lado, se você não gosta de mangás adaptados de animês, irá gostar desse, pois ele consegue transpor com perfeição detalhes do filme e ainda, em muitos momentos, ser mais detalhado que sua versão original.

5 centímetros por segundo custa R$ 16,oo e tem periodicidade bimestral. O segundo e último volume deve ser publicado em Outubro.

***

Título: 5 Centímetros por Segundo
Autor: Makoto Shinkai (roteiro) e de Yukiko Seike (arte)
ISBN: 978-85-8362-077-8
Formato: 128 mm x 182 mm
Páginas: 240 páginas
Acabamento: Papel Offset – Capa Cartonada
Valor: R$ 16,00
Volumes: 2 ao todo.
Classificação/Faixa-Etária: 16 anos

Biblioteca Brasileira de Mangás

Sair da versão mobile