NR 38 – Orange, Vitamin e papel

nr 38Esteve longe do facebook? Não acessa redes sociais? Então vamos ver novas informações sobre a editora JBC.

I

Orange

Ontem, a editora JBC divulgou a capa nacional e as últimas informações sobre o mangá Orange que será lançado em outubro. Orange terá distribuição nacional e custará R$ 14,90. Anteriormente já havia sido divulgado que o título seria mensal e teria o formato 13,5 x 20,5 cm, além de papel offset.

Orange 01

II

Vitamin

Durante o Henshin Online de hoje, a editora JBC divulgou que o mangá Vitamin, de Keiko Suenobu, será lançado em dezembro na CCXP, juntamente com o relançamento de All You Need Is Kill e, possivelmente, a novel de Another.

III

Papel

O Henshin online de hoje foi quase por inteiro dedicado a falar do problema do papel transparente em alguns mangás da JBC e que vem acarretando grandes reclamações por parte dos consumidores. Cassius Medauar, gerente de conteúdo da editora, veio a público dar explicações sobre o papel offset e prometer mudanças.

O ponto principal é que a editora tem feito experimentos com gráficas, marcas e gramaturas de papel diferentes, tanto de offset, quanto de papel jornal. Ao que parece a editora quis realmente fazer testes para avaliar qual era o melhor custo-benefício e a aceitação dos leitores. Gangsta acabou sendo o ponto de choque e o título acabou ficando abaixo do esperado e a editora prometeu modificar a marca ou a gramatura do offset utilizado para o segundo volume. Assista abaixo ao vídeo completo:

A postura da editora foi, de longe, uma das mais honestas e transparentes (sem trocadilhos) que vimos em muito tempo. É para se aplaudir o posicionamento da editora perante as críticas de seus clientes. Se, em outros vídeos, as explicações deixaram a desejar, nesse as falas foram bem elucidativas  e esclareceram bastante a questão do papel utilizado nos mangás, ainda que possamos questionar uma ou outra fala.

O problema é que as explicações não consertam as falhas e a perda de leitores acabará sendo inevitável. Aí fica a questão: será que a JBC espera que esse problema do papel não afete a imagem da editora para seus futuros títulos? Se já existem haters que não compram títulos da editora por puro mimimi (i.e adaptação), imagine então quando há reais motivos para reclamação? É uma questão a se pensar…

***

Biblioteca Brasileira de Mangás

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading