Pesquisa Outubro de 2015 – Conhecendo o mercado nacional de mangás

pesquisa

O que você está comprando ou pretende comprar em Outubro?

Hoje viemos mais uma vez divulgar a pesquisa mensal de iniciativa do Evilásio Júnior do agora extinto blog Anime Portifólio acerca do comportamento do mercado nacional de mangás. Como nenhuma editora nacional costuma divulgar os seus números de vendas (exceto em casos como o fracasso de Vagabond), cabe a pequenas iniciativas como esta verificar como andam os títulos vendidos no país.

Tendo em vista que a pesquisa é feita apenas com um tipo de consumidor (os leitores de mangás que frequentam blogs na internet) não se tem a pretensão de verificar todo o mercado. De qualquer modo, mesmo esse tipo de consumidor já é uma fatia importante e pode representar boa parte da realidade.

Sendo assim, peço que respondam o formulário indicando quais mangás vocês compraram ou pretendem comprar. Em relação ao “pretendem” só marque se você realmente for comprar. Se estiver em dúvida, deixe em branco.

Todos os meses ainda há uma pergunta extra. A de outubro é a seguinte: Você costuma ler mangás por meios digitais? (não importa se é pelo Crunchyroll mangá, por scan ou por outra forma). Você pode responder ao formulário até o dia 15 de novembro.

O projeto Conhecendo o Mercado Nacional de Mangás é de iniciativa do blog Anime Portifólio e é realizado desde 2012. Contém como parceiros atualmente o Biblioteca Brasileira de Mangás e os seguintes blogs: AnimeCoteOnly good animesMangatomNetoin!Otaku InsideNaty in WonderlandEcchi Must DieLeitura Oriental e Suco de Mangá. Com o fim do Anime Portifólio, a pesquisa e seus resultados agora são divulgados no Anime Cote, onde o Evilásio, criador do projeto, é redator.

***

Para saber mais sobre o projeto e consultar os resultados do mês passado, visite a página do blog Anime Cote clicando aqui.

Biblioteca Brasileira de Mangás

3 Comments

  • Bruno

    Essas contagens são feitas apenas para cada mês, e se eu comprar títulos dessa lista daqui a uns 3 meses?

    • Bom, eu provavelmente só irei pegar alguns desses títulos daqui a uns 3 ou 4 meses também, mas mesmo assim eu coloco porque eu vou comprar esses volumes mesmo que demore todo esse tempo.

  • Eu nunca sei se devo ou não colocar minhas assinaturas e mangás que vou pegar mais pra frente, por via das dúvidas sempre coloco. Com isso esse mês vão ser 18 mangás/novel, sendo que desses 6 são assinaturas.

    Uma pergunta que eu acho que deveria constar nessa lista é a renda média. Se perguntam a idade dos leitores, deveria também ser feita uma analise da renda deles também, para se verificar se esse número alto de títulos está (ou não) condizente com a renda média dos consumidores.

    https://itadakimasuanimes.wordpress.com

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading