BBM Lista: Mangás adaptados de filmes

Star WarsMais uma lista para vocês…

Por incrível que pareça para os mais desavisados, alguns mangás não nascem como uma obra original e depois ganham adaptações para outras mídias. Na verdade, caro amigo, é até bastante comum que mangá seja uma adaptação, seja de livros (1 litro de lágrimas, Number Six, Highschool DxD), seja de produções audio-visuais, como animês e filmes.

É sobre esse último ponto a postagem de hoje. O blog BBM lista para vocês os mangás publicados no Brasil que são obras adaptadas de filmes, tanto os de animações, quanto de live action.

Fazer essa lista não foi tão fácil e exigiu escolhas, muitas vezes bem arbitrárias. Por exemplo, não colocamos Metrópolis, do Tezuka, pois o “deus do mangá” criou-o apenas com base no cartaz do filme de Fritz Lang. Não listamos também Miriya & Marie, pois embora possua personagens do filme Aristogatas não é adaptação dele. Outro que também deixamos de fora e alguns poderiam sentir falta é Blood: the last vampire, pois ele serve apenas de complemento à história do filme de animação.

O resultado de nossa pesquisa foi interessante e você confere agora.  Primeiro apresentamos os baseados em filmes de animação e, posteriormente, os de filmes live-action.

***


MANGÁS ADAPTADOS DE FILMES DE ANIMAÇÃO


5 centimetros por segundo

5 cm por segundo

Com roteiro de Makoto Shinkai, mesmo diretor do filme, e arte de Yukiko Seike, 5 cm por segundo adapta de uma forma brilhante o longa animado japonês de mesmo nome, e é considerado por nós como uma versão superior à obra original. O mangá possui dois volumes e saiu por aqui em 2015 pela editora NewPOP, ao custo de R$ 16,00.

Sinopse: A história se passa no começo dos anos 90, onde a internet ainda não era uma alternativa viável para comunicação a distância. Takaki Tono e Akari Shinohara se conhecem desde o primário, e um sentimento amoroso surge involuntariamente entre eles. A relação, porém, se complica quando Akari tem que se mudar para o interior do país e os dois passam a se comunicar somente por cartas. Com o passar do tempo, a situação só piora, pois, chega a vez de Takaki se mudar, para ainda mais longe de Akari. Na vida do garoto, também entrará uma nova personagem: a sonhadora Kanae Sumida. Será que ele conseguirá esquecer Akari? Irão eles se reencontrar no futuro?

Onde Comprar: Amazon / NewPOP Shop


dragon ball a lenda de sheron

Dragon Ball

Ainda nos anos 1990, a editora Abril trouxe algumas adaptações em quadrinhos de alguns filmes da série Dragon Ball. Foram lançados as adaptações dos filmes “Uma aventura mágica”, “A Lenda de Sheron” e “A bela do castelo amaldiçoado”, cada um em dois volumes. Pela antiguidade, são meio difíceis de serem encontrados.


Hal

O mangá de volume único de Umi Ayase adapta o filme de mesmo nome produzido em 2013. No Brasil, o título foi lançado em maio de 2017 pela editora Panini.

Sinopse: Em um futuro não muito distante, pessoas convivem em harmonia com robôs humanoides. A jovem Kurumi passou a se isolar após perder o namorado, Hal, em um acidente de avião e seu avô recorre ao uso de um robô para ajudá-la. E eis que o robô Q-01 toma a forma de Hal e começa a interagir com a garota para que ela volte ao normal… Esta é a história de dois amantes que se preocupavam muito um com o outro…

Onde ComprarAmazon / FnacSaraiva


monstros sa

Monstros S&A x Lilo & Stitch

Compilação de one-shots baseados nos filmes da Disney Pixar. Foi lançado no Brasil em 2015 pela editora Abril. Vale lembrar que a Abril ainda lançou outros dois mangás baseados em Stitch: Stitch no Japão e Stitch bem vindo à ilha Izayoi, os dois com um volume cada.

O título, assim como quase todos os mangás da Abril, são difíceis de serem encontrados em lojas online ou mesmo em sebos virtuais. Todavia, em uma ou outra banca pode ter sobrado algum exemplar não recolhido ou redistribuído.


o estranho mundo de jack

O estranho mundo de Jack

Baseado no famoso filme de animação americano, esse mangá é adaptado por Jun Asuka e teve ao todo 1 volume. O título foi lançado em 2007 pela Editora Panini e relançado em 2015 pela editora Abril.

A versão da Panini é raríssima e vendida a preços altos por aí. A versão da Abril também já se torna rara com o passar do tempo.


O jardim das palavras

O Jardim das palavras

Anunciado em janeiro de 2016, foi publicado em julho do mesmo ano. A obra adapta o filme homônimo de Makoto Shinkai, cujo título original é Kotonoha no niwa. O título possui 1 volume e custou R$ 16,00.

Sinopse: Baseado no filme de Makoto Shinkai, “O Jardim das Palavras” é uma história tocante entre um casal unido pela chuva. Takao Akizuki é um colegial que sonha em ser sapateiro e passa os dias desenhando e criando novos modelos, numa manhã chuvosa, em uma de suas escapadas para desenhar, conhece Yukari Yukino no jardim. Os dois passam a conversar e uma conexão especial nasce, agora, sempre que chove durante a manhã, os dois se encontram no jardim.

Onde Comprar: Amazon / NewPOP Shop


cavaleiros a grande batalha dos deuses

Os Cavaleiros do Zodíaco – Anime Classics

A “série” anime clássics trazia a adaptação de quatro filmes dos Cavaleiros do Zodíaco para os quadrinhos. Foram publicadas as adaptações de “A grande batalha dos deuses”, “A lenda dos defensores de Atena”, “O santo guerreiro” e de “Os guerreiros do Armagedon”.


operação big hero 01

Operação Big Hero

Embora com muitas diferenças em relação ao filme da Disney, Operação Big Hero é um mangá bastante agradável de ler e nos passa as mesmas mensagens da obra original. O título foi concluído em 2 volumes e lançado aqui no Brasil em 2015 pela editora Abril.

O título pode ser encontrado em sebos virtuais, ora facilmente e com preços acessíveis, ora de forma mais complicada e salgada.


procurando nemo

Procurando Nemo

Baseado no famoso filme Disney, Procurando Nemo foi publicado no Brasil em 2015 pela editora Abril. Possui um volume.


Summer Wars

Baseado no filme de mesmo nome produzido pelo estúdio Madhouse, o mangá Summer Wars teve críticas bastante positivas quando foi lançado por aqui. A obra possui 3 volumes e foi publicado pela editora JBC em 2011.

Sinopse: Kenji Koiso é um colegial de 17 anos que adora números, mas tem baixa autoestima e mora praticamente só, já que a mãe está sempre no trabalho e o pai vive no exterior. O seu objetivo era representar o Japão na Olimpíada de Matemática, mas perdeu por pouco na seletiva. Sem ter o que fazer durante as férias de verão, Kenji acabou aceitando o convite do seu melhor amigo, Sakuma, para um trabalho temporário na manutenção e inspeção do sistema de comunicação denominado Oz. Trata-se de um universo virtual, onde tudo é real. Usuários do mundo todo escolhem um avatar e passam a se comunicar com outras pessoas, fazem negócios, compras, participam de games, enfim, literalmente vivem suas vidas dentro desse ambiente virtual. Mas, para a felicidade do garoto, ele recebe um convite inesperado: fazer um bico para a garota mais popular do colégio, Natsuki. Mal sabe ele que está prestes a entrar numa grande enrascada, pois além de ela não contar ao garoto que está levando-o para uma longa viagem a fim de comemorar os 90 anos de sua bisavó ao lado da sua numerosa família, ainda o fará mentir que é o seu namorado (com promessa de casamento). Entretanto, o pior estava por vir. Ao receber uma misteriosa mensagem no celular, ele acabou quebrando o sistema de segurança de Oz, provocando um verdadeiro caos tanto no universo virtual quanto no real. Por causa disso, Kenji é tido como suspeito pela polícia, enquanto o verdadeiro culpado segue agindo em Oz, causando uma grande confusão em várias cidades do Japão e do mundo. Agora, Kenji terá de se unir à família de Natsuki para impedir que o verdadeiro criminoso continue com as suas ações que podem até destruir o planeta.

voices of a distant star

The voices of a distant star

Assim como 5 cm por segundo, esse mangá também adapta um filme do famoso diretor japonês Makoto Shinkai. O título possui apenas um volume e foi publicado por aqui em 2010 pela editora Panini.

Sinopse: O projeto de exploração de Marte foi destruído por um ataque alienigena em 2039. Sete anos mais tarde, as Nações Unidas lançam uma missão de busca e destruição dos aliens no espaço profundo. Mikako e Noboru terminaram suas provas para entrarem na escola secundária… ou assim parecia ser. Entretanto Mikako é escolhida para participar como piloto desta missão, e isso os separa. Quando ela se encontra no espaço, sua única forma de comunicação é por mensagem de celular, que demora cada vez mais para ir e vir, enquanto as naves espaciais viajam para fora do sistema solar.

walle

Wall-e

Outra obra baseada em filme de animação da Disney. Foi lançado em 2015 pela editora Abril e possui apenas um volume.


anime comics

Yu Yu Hakusho Anime Comics

Publicado em 3 volumes, a série Anime Comics contava a história dos filmes de Yu Yu Hakusho em quadrinhos. O primeiro volume trazia a história do filme “O resgate de Koenma” e os volumes 2 e 3 traziam a história do filme “Os invasores do inferno”.


Your Name (anunciado)

E eis quem retorna pela quarta vez? Your Name é mais um mangá que adapta um filme homônimo de Makoto Shinkai. Completo em 3 volumes obra sairá em julho de 2017 pela editora JBC.

Sinopse: Mitsuha Miyamizu é uma jovem que mora no interior do Japão e que deseja deixar sua pequena cidade para trás para tentar a sorte em Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana, um jovem que trabalha em um restaurante italiano em Tóquio, deseja largar o seu emprego para tentar se tornar um arquiteto. Os dois não se conhecem, mas estão direta e misteriosamente conectados pelas imagens de seus sonhos.

Puella Magi Madoka Magica: The Rebellion Story (anunciado)

Adapta o terceiro e último filme de Madoka Magica. Serve, também, como complemente à série principal. Completo em 3 volumes, o título será lançado pela editora NewPOP ainda em 2017.

Sinopse: Versão mangá do terceiro filme das garotas mágicas. Trata-se da continuação direta da série clássicaApós o sacrifício de Madoka, o círculo vicioso das garotas mágicas foi quebrado finalmente! Ainda assim, as garotas mágicas continuam sua luta contra as magias malignas que ameaçam o mundo, ignorantes daquela que as salvou. Homura é a única que ainda se lembra de Madoka. Mas… Para sua surpresa, ali está Madoka, indo para escola, sorrindo e brincando como se nada tivesse acontecido. Poderia ser isso real? Será isso o “poder” de alguém?

***


MANGÁS BASEADOS EM FILMES LIVE-ACTION


alice no país das maravilhas 02

Alice no país das maravilhas

Esta obra adapta o filme de mesmo nome dirigido por Tim Burton. A versão em mangá ficou a cargo de Jun Abe e foi publicado em 2 volumes pela editora Abril em 2015.


Suicide Club

Adaptação do filme de mesmo nome, Suicide Club é de autoria de Usamaru Furuya e foi concluído em 1 volume. No Brasil, o mangá foi lançado em 2017 pela editora NewPOP

Sinopse: Esta é a macabra história do suicídio coletivo de 54 garotas, todas estudantes. Elas se atiram na frente do metrô, causando enorme comoção pública. Uma série de outras mortes de grupos espalhados por todo o país deixa a equipe do detetive Kuroda em pânico. Eles correm contra o tempo e as pistas mais atrapalham do que ajudam. Neste suspense de alto teor psicológico nada é tão simples como parece.

Onde Comprar: AmazonNewPOP Shop


STAR WARS, UMA NOVA ESPERANÇA

Star Wars

Em 2002, a editora JBC publicou no Brasil quatro adaptações de filmes da famosa franquia americana Star Wars. Foram publicados “Uma nova esperança”, “O império contra-ataca”, “A ameaça fantasma” e “O retorno de Jedi”. Em 2016, a editora Abril relançou as duas primeiras adaptações. Havia planos para relançar os demais, porém as vendas foram insatisfatórias e a empresa não continuou com as publicações.

 

***

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no Twitter

BBM

Publicado originalmente em 25 de janeiro de 2016
Atualizado pela última vez em 09 de junho de 2017

7 Comments

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading