O divertido Paradise Kiss

paradise kissVenha conhecer ou relembrar este interessante título de Ai Yazawa…

Hoje o nome Ai Yazawa está praticamente atrelado ao mangá Nana, ora ao sucesso da obra, ora ao abandono que o título sofreu no Japão. Contudo, Nana não foi a primeira obra da autora e, tampouco, o primeiro mangá dela a vir ao Brasil. Em um tempo distante, a editora Conrad trouxe ao Brasil o divertido Paradise Kiss, uma obra que está esquecida, mas deveria ser relembrada e lida por todos os fãs de quadrinhos japoneses.


paradise kiss 01

Preâmbulos

Paradise Kiss foi serializado na revista de moda Zípper, de 1999 a 2003 e teve, ao todo, 5 volumes encadernados. O título se passa no “mesmo mundo” de outro mangá da autora, Gokinjo Monogatari, havendo inclusive aparições especiais de personagens deste mangá. Contudo é uma história completamente independente, com outros protagonistas e outro foco completamente diferente.

Paradise Kiss é um mangá que mistura comédia, romance e drama, ora destacando mais um ponto, ora outro. É um manga muito interessante e divertido de se ler, principalmente pelo séquito de personagens e pela capacidade narrativa de Yazawa.


parakissHistória e desenvolvimento

No mangá acompanhamos a história de Yukari (Caroline) Hayasaka, uma estudante muito indecisa que de repente é jogada no mundo do Parakiss, um ateliê de moda formado por Jôji (George) Koizumi, Isabella, Arashi Nagase e Miwako Sakurada, estudantes de uma conhecida escola de moda, e que a convidam para ser modelo em um desfile da escola.

Embora inicialmente não aceite o convite, Yukari termina por ter contato com os membros do Parakiss e, aos poucos, seu modo de pensar e seus sentimentos acabam sendo modificado pela presença deles. De um lado, ela começa a enxergar a importância da moda para aquele grupo e vai quebrando seus pré-conceitos para com esse trabalho e com os integrantes do Parakiss. Não somente isso, a presença deles a faz enxergar mais detidamente a sua indecisão sobre o futuro e, aos poucos, começa a criar seus próprios planos de vida.

Por outro lado, vemos Caroline ter seu amor inicial por um colega de classe – Hiroyuki Tokumori – deslocar-se para George e os dois começam um relacionamento que, independente do ponto de vista, acaba por ser bastante conturbado e estressante para eles.

Paradise Kiss tem muitos pontos que podem ser abordados: a aflição dos adolescentes frente ao vestibular e o desejo de agradar os pais; a falta de sentido da existência de preconceitos; a amizade; triângulos amorosos; entre vários outros temas que são explorados ou citados durante o mangá.

Contudo, o que permeia toda a obra é o relacionamento entre Caroline e George. Ela é apresentada como uma garota que se deixa dominar, que se deixa guiar por pessoas mais fortes, primeiramente por sua mãe e posteriormente pelo próprio George, e que não tem planos por si mesma. O mangá vai nos apresentando o drama da garota ao chocar-se com essa sua característica e a tentativa dela de evoluir, mesmo que inicialmente essa evolução não fosse propriamente arquitetada por si mesma.

George, por seu turno, é um desenhista de moda espetacular e, por algum motivo, interessa-se por Caroline. Embora possa ser considerado rico, sua vida é um pouco confusa e ele tem no seu trabalho (hobby?) uma tentativa de retirar-se dessa confusão.

O relacionamento entre os dois é um misto de emoções. De um lado Caroline deseja ter muito de George, mais atenção, mais amor, mas George muitas vezes mostra-se frio e, não raras vezes, trata Yukari muito mal. A obra não nos faz torcer para eles sejam felizes juntos. Por mais que vejamos Yukari sofrer por ele, a simples presença de George nos faz pensar que o melhor para a personagem é ficar com o seu colega de classe (que, no decorrer da obra, descobrimos que gosta dela).

parakiss 2

O mangá nos diz claramente que George não é uma pessoa má, tampouco agressiva. Ele apenas trata Caroline de um jeito muito diferente do que ela gostaria e, talvez, muito diferente até do que ele mesmo gostaria. É nítido que George a ama e a autora nos coloca isso na cara a todo instante, assim como Caroline o ama, porém mesmo assim o casal não consegue ter muitos momentos de felicidade e o drama acaba ficando preponderante.

Paradise Kiss mostra com esse relacionamento que gostar de uma pessoa não é suficiente para que um casal consiga ser feliz. É preciso que um se encaixe no plano de vida do outro e saiba exatamente como agir, como saber recuar frente às atitudes do outro. Paradise Kiss nos mostra também que não basta compreender o outro, é preciso um algo mais para que o relacionamento dê certo. Em resumo, a obra nos mostra que não existe um caminho certo, nos mostra que os relacionamentos humanos são bem, mas bem difíceis de lidar…


A divertida forma de contar uma história

Mas nem só de drama vive o mangá. O ponto mais interessante da narrativa é a forma como a autora rompe o que se costuma chamar de quarta parede. Paradise Kiss é um mangá com uma comicidade muito boa, marcada ora pela quebra de expectativas de Yukari em relação aos outros personagens, ora pela percepção e revelação por parte dos personagens de que eles estão em um mangá.

Isabella, por exemplo, em um momento repreende George por transar com Caroline e que isso não se fazia porque aquele era um mangá para moças. Em outro momento, ao citar personagens de Gokinjo Monogatari eles lembram que o mangá foi publicado na mesma revista em que Paradise Kiss estava saindo. É uma forma muito divertida de se contar uma história e que vemos muito raramente em mangás publicados no Brasil. Aliás, alguém lembra de outra obra assim?

***

Sendo destinado a um público jovem, recém saído do ensino médio, Paradise Kiss é um mangá feito não só para divertir, mas também para aprender e refletir sobre as decisões tomadas nessa fase da vida. Ele tem alguns probleminhas aqui e ali que não cabem mencionar aqui, mas no todo é um mangá muito bom, principalmente para os fãs comédias, de Ai Yazawa ou de Joseis.

BIBLIOTECA BRASILEIRA DE MANGÁS

 

2 Comments

  • Ana Mara

    Terminei de ver Paradise Kiss recentemente e me arrependo de não ter visto ele anos atrás, superou minhas expectativas!! Os personagens cativam muito, mesmo eles sendo estúpidos às vezes, ou no caso do George que é estúpido direto com a Yukari, mesmo assim eu shippo os dois! Assim como eu fiquei triste pelo final, também fiquei feliz por fugir do clichê. As músicas combinaram com o anime (não li o mangá ainda, nem vi o live action, AINDA), não pulava a abertura e encerramento só para ficar ouvindo ♥ A obra é de certa forma bem realista por mostrar a vida e o sonho de jovens que fogem do padrão da sociedade, mas que tampouco ligam por serem diferentes e mostra a vida que a Yukari vive, que se assemelha a de muitos jovens também, além de passar mensagens muito boas! Com certeza, Paradise Kiss, assim como Nana ficaram no meu coraçãozinho!

  • Shierumicha

    Ate me deu vontade de ler de novo, e vira e mexe sempre dou uma folheada nos meus volumes. Parakiss e um mangá muito especial, foi um dos primeiros que comprei e que corri atrás pra completar. A Ai e uma autora sensacional e espero de coração que ela volte a ativa um dia (e estando bem de saude claro). Uma coisa que gosto muito dela e a emoção que ela consegue passar atraves do olhar dos personagens, puxa que olhos mais expressivos! Mas até hoje nunca assisti o live action com medo de me decepcionar, acredito que nenhuma adaptação consegue passar tudo que esse mangá passa. Gostei muito dessa resenha.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading