Guia: Mangás adaptados de livros e light novels (2015)

livrosRelembrando as adaptações…

Todos os anos, uma grande quantidade de novos mangás são licenciados em nosso país, com boa parte deles vindo por meio do sucesso estrondoso no Japão e/ou, principalmente, após a repercussão positiva de seu animê.

O que pouca gente sabe é que alguns mangás lançados em nosso país não são obras originais e sim adaptações de livros ou light novels. Foi pensando nisso que resolvemos relembrar quais mangás publicados no Brasil em 2015 são adaptados de livros ou light novels. Vamos ver?^^

***

KaramazovOs irmãos Karamazov

Lançado pela editora L&PM no início de 2015, o mangá é uma adaptação direta do livro do famoso escritor Fiodór Dostoiéviski.

O livro original foi lançado em 1880 e, com o tempo, se tornou uma das obras mais consagradas da literatura russa sendo ainda hoje é constantemente estudado em todas as universidade do mundo. No Brasil, existem várias edições do livro disponíveis para compra.


em busca do tempo perdidoEm busca do tempo perdido

Também lançado pela editora L&PM em 2015, o mangá é uma adaptação da mais famosa obra do escritor francês Marcel Proust.

Conhecida jocosamente como “a narrativa do sono”, Em busca do tempo perdido é uma saga composta de 7 livros, considerada por algumas pessoas como a mais difícil saga de livros do mundo. A obra foi escrita durante quase 15 anos e a publicação dos volumes finais só foi possível após a morte do autor. Aqui no Brasil, temos várias edições e traduções diferentes. Uma das traduções mais famosas foi feita pelo poeta brasileiro Mário Quintana e, segundo a lenda, ele traduzia No Caminho de Swann (primeiro livro da saga) estando completamente bêbado^^. É fácil encontrar tanto essa quanto outras edições em sebos e bibliotecas. Livros novos também são fáceis de encontrar, inclusive pela própria L&PM.


Savanna game 01

Savanna Game

Lançado ano passado no Brasil, Savanna Game era um manga bastante desconhecido no Brasil e praticamente ninguém havia ouvido falar dele. Pela sinopse todos concordaram que era só mais um survival genérico como outros que a JBC vinha lançando.

O que pouca gente divulgou é que o mangá é apenas uma adaptação. A obra nasceu como uma light novel  em 2009, escrita por Ransuke Kuroi, à época sob o pseudônimo de Lance. A novel foi publicada originalmente no Mobage, um famoso portal e fórum japonês sobre games, e acabou tendo bastante sucesso com mais de quinze milhões de visualizações. Em meados do ano seguinte, a obra mudou-se para  o E★Everystar, um site que publica quadrinhos e livros online, tanto amadores, quanto oficiais.

Em 2011, mais um passo: o autor firmou contrato com a editora Shogakukan e começou a publicar sua novel fisicamente (e paralelamente continuou a publicar online no E★Everystar). Atualmente a light novel Savanna Game possui cinco volumes, sendo que as quatro primeiras fazem parte da “primeira fase” da história. Já a quinta novel inicia uma segunda fase, e é chamada de Savanna Game: The Dead Future.

Como curiosidade: aqui no Brasil, o mangá Savanna Game foi dividido em “temporadas” e em teoria cada temporada representa um dos livros originais. Será que veremos a novel aqui no Brasil? Quase certo que não…


FeridasFeridas

O último dos mangás do mesmo desenhista de Another a ser lançado pela JBC foi Feridas, publicado ano passado no Brasil. Feridas é adaptação do conto Kizu, escrito por Otsuichi.

O conto original foi escrito quando o autor não tinha ideias do que escrever e acabou lendo um livro de uma psicóloga americana chamada Torey Hayden. E foi inspirado nas histórias dela que surgiu o conto original. O conto Kizu foi publicado no livro Calling you, juntamente com outros contos do autor, entre eles o Só você pode ouvir, também adaptado em mangá pelo Kiyohara.

Seria bom se a JBC – ou outra editora – trouxesse esse livro também…


Zero eterno 01

Zero Eterno

Mais um “mangá desconhecido” lançado em 2015, Zero Eterno foi uma obra que chamou um pouco de atenção devido à sua temática de rediscutir o papel dos kamikazes na segunda guerra mundial. Zero eterno é adaptado de um dos livros mais vendidos do Japão.

O livro original possui apenas um volume e foi lançado em seu país de origem em 2009. A obra fez tanto sucesso que além do mangá, chegou a ganhar um filme em seu país de origem. O que a JBC está esperando para trazer o livro?


all you newAll You Need Is Kill

All You Need Is Kill foi publicado pela primeira vez no Brasil em 2014, mas já ano passado ganhou uma reedição, em um outro formato. O mangá desenhado por Takeshi Obata é originado do livro de mesmo nome escrito por Hiroshi Sakurazaka.

O livro original, além de servir de base para o mangá de Obata, originou também o filme americano No limite do amanhã. Se ter um filme famoso não é motivo para o livro vir, não sei o que é.


sword art online 01Sword Art Online – Fairy Dance

A segunda série de mangás de Sword Art Online lançada pela editora Panini adapta mais um arco de uma das séries mais famosas dos últimos anos. Sem dúvidas, SAO é atualmente o caso mais conhecido de mangás adaptados de light novels.

As light novels originais foram escritas por Reki Kawahara e começaram a ser publicadas em 2009, possuindo atualmente 16 volumes. A obra ganhou extrema notoriedade quando a primeira temporada de seu animê foi ao ar, tornando-se um dos títulos mais populares desde então. Aqui no Brasil, as light novels estão no limbo e os fãs têm que ficar esperando e esperando…


Ataque dos titãs antes da queda 01

Ataque dos titãs – antes da queda

Ataque dos titãs – antes da queda foi o segundo spin-off da franquia Ataque dos titãs a ser lançada no Brasil. O título é também baseado em uma light novel de mesmo nome.

Shingeki no Kyojin: Before de Falls foi escrita por Ryo Suzukaze e foi publicada entre 2011 e 2012, rendendo apenas 3 volumes. Dificilmente a Panini as publicará por aqui…


n06 01

No 6

Por fim, falamos de No 6. Concluído em nove volumes no Japão, o mangá shoujo No 6 começou a ser publicado no Brasil em 2015 pela editora NewPOP e, assim como os demais mangás dessa lista, ele é baseado em uma série de livros de mesmo nome.

Os livros originais foram escritos por Atsuko Asano entre 2003 e 2011 e também renderam nove volumes no Japão. Felizmente para os fãs, eles também aportaram no Brasil juntamente com os mangás. Bem que isso poderia ser a regra, não é mesmo?

***

Gostaram da postagem? Vale a pena fazer dos anos anteriores?

BBM

5 Comments

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading