Biblioteca Brasileira de Mangás

Social Comics vale a pena?

Anúncios

social comicsA “netflix” dos quadrinhos nacionais…

Em 2015 surgiu em nosso país um site com uma proposta interessante, ser um agregador nacional de quadrinhos em formato digital. O site funcionaria em um modelo parecido com a Netflix ou com o Crunchyroll em que o usuário pagaria uma mensalidade (atualmente R$ 19,90) e teria acesso a todo o conteúdo do site pelo computador, smartphone, tablet, etc.

A proposta tem tudo para dar certo, tanto que ainda em 2015 o grupo Omelete comprou uma participação na empresa, buscando a internacionalização da marca. Mas será que esse serviço vale a pena? Será que para nós, consumidores de mangás, é uma boa ideia gastar dinheiro com essa plataforma? Hoje irei relatar a minha experiência utilizando o Social Comics…

Início

Basicamente, nunca me interessei em assinar o serviço, pois imaginei que não teria nenhum quadrinho que me interessasse. Porém, certo dia, ganhei um período de testes de 3 meses no site por ter ajudado um projeto no Catarse (um site brasileiro de financiamento coletivo de projetos) e resolvi testar a plataforma. Geralmente, ao se cadastrar no site você tem um período de testes também, mas esse período é de apenas duas semanas, então valeu bastante a pena eu não ter me cadastrado na época do lançamento.

Acervo

Para quem só costuma ler mangás, o acervo do Social Comics mostrou-se bem limitado. Havia muitos mangás brasileiros, mas quase nenhum despertava o mínimo interesse. Tinha o Combo Ranger e o Henshin Mangá, ambos da editora JBC, tinha uns outros da HQM e mais um ou outro que eu conhecia por ouvir falar. O resto era completamente desconhecido e não li quase nenhum por lá, justamente porque não despertava interesse. Mas acabei encontrando alguns quadrinhos interessantes, como Snoopy.

Durante o meu período de testes, entretanto, veio uma surpresa, a editora Alto Astral disponibilizou todo o seu acervo de quadrinhos no site. Foi uma excelente surpresa e isso me permitiu ler os hentais e os mangás franceses publicados pela editora. Eis um ponto positivo para o site.

Plataforma de leitura

Li os mangás em duas plataformas diferentes, no computador via Google Chrome e no Android via aplicativo próprio do Social Comics. Devo dizer que a experiência em ambas as plataformas não foi das melhores.

Para começar, no Android várias vezes o aplicativo travava do nada e fechava sozinho resultando em ter que ter todo um trabalho para abrir novamente e encontrar o mangá que eu estava lendo. Não foi uma experiência aprazível. No computador não teve travamentos, mas eu tinha que colocar em tela cheia para ficar legal a visualização.

Outro problema que me incomodou foi a dificuldade de selecionar uma página específica. Uma vez lendo uma obra você tem que fazer malabarismos se quiser voltar à primeira página, por exemplo. Ao menos eu não vi nenhum botão que me permitisse colocar o quadrinho no início de forma automática. O único meio que vi foi via barra de endereço no Google Chrome e isso não é nada prático e nem intuitivo para a maioria das pessoas.

O Social Comics tem pontos positivos também. Se você parar de ler uma obra, ele marca exatamente a página que você parou, então você não precisa se preocupar em tentar achar a última página lida. Porém essa praticidade não faz o site ser bom. E se unir o ponto anterior a este, esta característica pode até ser um demérito.

Veredicto

Devido ao número pequeno de mangás fica evidente que o Social Comics não vale a pena para os amantes dos quadrinhos orientais, a menos que você goste dos mangás franceses e brasileiros. Se for o seu caso, você terá um acervo razoável de obras para ler por um bom tempo. Dentre outros quadrinhos também não havia os Disney e nem os Marvel e DC clássicos. Porém, em uma palestra realizada no Fest Comix em 18 de junho de 2016 foi dito que os quadrinhos Disney, da editora Abril, passarão a fazer parte da plataforma, dando mais um upgrade no catálogo do site.

Por fim, como dito acima, a plataforma de leitura não se mostrou muito amigável por ora. De um modo geral, o Social Comics não vale a pena por enquanto. Precisa melhorar um pouco mais o acervo e o seu leitor para então valer o dinheiro gasto no site.

***

BBM

Sair da versão mobile