Social Comics vale a pena?

social comicsA “netflix” dos quadrinhos nacionais…

Em 2015 surgiu em nosso país um site com uma proposta interessante, ser um agregador nacional de quadrinhos em formato digital. O site funcionaria em um modelo parecido com a Netflix ou com o Crunchyroll em que o usuário pagaria uma mensalidade (atualmente R$ 19,90) e teria acesso a todo o conteúdo do site pelo computador, smartphone, tablet, etc.

A proposta tem tudo para dar certo, tanto que ainda em 2015 o grupo Omelete comprou uma participação na empresa, buscando a internacionalização da marca. Mas será que esse serviço vale a pena? Será que para nós, consumidores de mangás, é uma boa ideia gastar dinheiro com essa plataforma? Hoje irei relatar a minha experiência utilizando o Social Comics…

Início

Basicamente, nunca me interessei em assinar o serviço, pois imaginei que não teria nenhum quadrinho que me interessasse. Porém, certo dia, ganhei um período de testes de 3 meses no site por ter ajudado um projeto no Catarse (um site brasileiro de financiamento coletivo de projetos) e resolvi testar a plataforma. Geralmente, ao se cadastrar no site você tem um período de testes também, mas esse período é de apenas duas semanas, então valeu bastante a pena eu não ter me cadastrado na época do lançamento.

Acervo

Para quem só costuma ler mangás, o acervo do Social Comics mostrou-se bem limitado. Havia muitos mangás brasileiros, mas quase nenhum despertava o mínimo interesse. Tinha o Combo Ranger e o Henshin Mangá, ambos da editora JBC, tinha uns outros da HQM e mais um ou outro que eu conhecia por ouvir falar. O resto era completamente desconhecido e não li quase nenhum por lá, justamente porque não despertava interesse. Mas acabei encontrando alguns quadrinhos interessantes, como Snoopy.

Durante o meu período de testes, entretanto, veio uma surpresa, a editora Alto Astral disponibilizou todo o seu acervo de quadrinhos no site. Foi uma excelente surpresa e isso me permitiu ler os hentais e os mangás franceses publicados pela editora. Eis um ponto positivo para o site.

astral

Plataforma de leitura

Li os mangás em duas plataformas diferentes, no computador via Google Chrome e no Android via aplicativo próprio do Social Comics. Devo dizer que a experiência em ambas as plataformas não foi das melhores.

Para começar, no Android várias vezes o aplicativo travava do nada e fechava sozinho resultando em ter que ter todo um trabalho para abrir novamente e encontrar o mangá que eu estava lendo. Não foi uma experiência aprazível. No computador não teve travamentos, mas eu tinha que colocar em tela cheia para ficar legal a visualização.

Outro problema que me incomodou foi a dificuldade de selecionar uma página específica. Uma vez lendo uma obra você tem que fazer malabarismos se quiser voltar à primeira página, por exemplo. Ao menos eu não vi nenhum botão que me permitisse colocar o quadrinho no início de forma automática. O único meio que vi foi via barra de endereço no Google Chrome e isso não é nada prático e nem intuitivo para a maioria das pessoas.

O Social Comics tem pontos positivos também. Se você parar de ler uma obra, ele marca exatamente a página que você parou, então você não precisa se preocupar em tentar achar a última página lida. Porém essa praticidade não faz o site ser bom. E se unir o ponto anterior a este, esta característica pode até ser um demérito.

Veredicto

Devido ao número pequeno de mangás fica evidente que o Social Comics não vale a pena para os amantes dos quadrinhos orientais, a menos que você goste dos mangás franceses e brasileiros. Se for o seu caso, você terá um acervo razoável de obras para ler por um bom tempo. Dentre outros quadrinhos também não havia os Disney e nem os Marvel e DC clássicos. Porém, em uma palestra realizada no Fest Comix em 18 de junho de 2016 foi dito que os quadrinhos Disney, da editora Abril, passarão a fazer parte da plataforma, dando mais um upgrade no catálogo do site.

Por fim, como dito acima, a plataforma de leitura não se mostrou muito amigável por ora. De um modo geral, o Social Comics não vale a pena por enquanto. Precisa melhorar um pouco mais o acervo e o seu leitor para então valer o dinheiro gasto no site.

***

BBM

13 Comments

    • Henrique Brum

      cara eu acho que não tem nada das grandes la. talvez algumas por parcerias com editoras nacionais. Por exemplo a Mythos lançou algumas hqs da darkhorse e tem gibis da Mythos la. Mas vale ver o catalogo, eles ainda tão com os 14 dias gratis…duas semanas da pra explorar bem la. Eu ainda to esperando um app novo pq o atual é muito ruim.

  • Eu sou autor de uma HQ que está disponível no Social Comics. Ainda estou pensando em, depois de fechar cinco capítulos, passar para o inglês e tentar contato com alguma editora estrangeira ou publicar de forma independente na Amazon americana (além de outras plataformas).

    Caso alguém se interesse, o nome da minha HQ é MASKED WRESTLERS. Um defeito que eu acho no site é a dificuldade de encontrar algumas obras. A minha mesmo eu só encontro digitando o nome, o que já diminui a visibilidade.

      • Sim, até que estou tendo um bom retorno. O problema é a visibilidade dentro da plataforma. Por exemplo: eu só encontro a minha HQ quando pesquiso por ela pelo nome. Nunca a encontro procurando de outra forma na Social Comics. Além disso, eu acabo tendo que divulgar a HQ em diversos meios para que as pessoas saibam que a HQ existe.

        Além disso, a plataforma tem um carregamento muito lento, então as pessoas desistem de rolar a página principal e, como é de esperar, obras independentes menos conhecidas estão localizadas na parte inferior da página principal.

        Ou seja: se for publicar algo lá, faça seu próprio marketing e oriente o leitor a pesquisar sua HQ pelo nome.

  • Eu estou querendo dar uma olhada nesse serviço, nem tanto pelos mangás, mas pelas hqs nacionais e internacionais. Acho que no caso dos quadrinhos japoneses o Crunchyroll poderia ser uma solução, mas pelo jeito é esperar e ver se o Henshin Drive vai vingar.

  • Eu acho interessante sites de HQS que tem certificado, porque de certa forma nós brasileiros alimentamos a indústria mesmo que seja de uma forma muito pequena. Diferente de um site pirata em que apenas estamos lendo (apesar que os sites piratas tem muito mais títulos para se ler.)
    Porém eu penso que se é um site pago, é preciso ter uma vasta biblioteca de títulos para leitores de todos os gostos, caso contrario não é vantajoso mesmo. Creio que não assinaria nesse site devido os pontos que você apresentou.
    Ótimo texto.
    https://somaisumaleatorio.wordpress.com/

    • O problema é que muitos títulos renomados não chegaram nas editoras daqui do Brasil, então muitas vezes o jeito é ler online mesmo. Porém eu só pagaria se fosse em uma plataforma que tenha uma biblioteca vasta e que fosse bem melhor do que os sites piratas, afinal consigo encontrar bibliotecas bem mais vastas em sites piratas que querendo ou não se dedicam muito para alimentar o site.

  • Só eu acho que o Social comics é super-estimado? Tenho pensado de assinar ele pra ler alguns mangás nacionais que tem lá, mas e depois? Eu não tenho o hábito de ler no pc. =(
    Kyon, manda o link do seu post lá pros caras no Face, eles gostam quando analisam dessa forma que tu fez.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading