BBM Lista: Minhas decepções de 2015

aoharaido paniniMangás que prometiam, mas decepcionaram…

Quem não se lembra do animê Kill la kill e do sucesso que ele fez? E quem não se lembra da fraca adaptação em mangá e da péssima edição que o título teve no Brasil? Pois é, 2015 foi um ano muito bom para os mangás, mas também tivemos decepções desse tipo.

Se, por um lado, tivemos mangás excepcionais como Planetes e Zero eterno, por outro tivemos alguns títulos que não valeram o dinheiro gasto mesmo sendo bastante famosos. Hoje, quase chegando na metade de 2016, apresento a vocês a minha pequena lista de 5 mangás que comprei em 2015 e que fizeram eu me arrepender profundamente…

Essa lista está pronta há muito tempo e deveria ter saído antes, mas sempre ia aparecendo alguma matéria mais urgente, então ela só aparece hoje para vocês…

***


 Terra Formars 01

5 – Terra Formars

Um grande hype por parte dos fãs, uma grande promoção da obra por parte da JBC, um preço convidativo e um papel offset bem agradável. A junção desses fatores me fez dar uma chance a Terra Formars e o resultado foi desastroso. O primeiro volume foi espetacular. Adorei a trama especial, a luta contra as baratas, os insucessos e as mortes incessantes, as explicações científicas, etc. Tudo era muito bom e muito bem amarrado. Mas aí veio o volume dois e tudo desandou.

Toda a essência do mangá continuava lá, mas a história já não estava mais tão brilhante. Havia deus ex-machina atrás de deus ex-machina, e aos poucos isso foi cansando. As explicações também já tinham ficado sem graça e veio o terceiro volume e a impressão do volume dois se manteve. Acabei desistindo ali mesmo. Se Terra Formars melhora depois eu não sei, mas achei que não valia a pena continuar a gastar dinheiro com algo que não estava me satisfazendo narrativamente. Parecia que o autor não sabia contar a história direito e estava tentando inventar um jeito narrativo que não dá certo em mangá. e se em três volumes o autor ainda não aprendeu a contar a história, não havia motivo para eu continuar a comprar o título…


aoharaido 01

4 – Aoharaido

Então você não gosta das modinhas? Nada contra modinhas, mas Aoharaido não me prendeu o suficiente. A história de Futaba me pareceu o mais do mesmo, com vários clichês e sem um bom desenvolvimento e isso fez com que a obra não me conquistasse. A real é que eu não me importo muito com os clichês de histórias de romance, mas o hype sobre o título foi tão grande, mas tão grande, que eu achava que o título era um divisor de águas de tão bom, mas me enganei e me deparei com uma obra mediana e totalmente sem graça.

Continuei comprando o título até o volume 6, quando finalmente desisti. Felizmente a Panini trouxe outros shoujos bem melhores agora em 2016^^.


Steins gate 013 – Steins; gate

Medalhões não te agradam mesmo, não é? Amamos Steins; gate, mas amamos o animê, não o mangá. Houve grande expectativa de nossa parte quando a editora JBC anunciou o mangá, porém essa versão em quadrinhos não agradou…

A obra não passou quase nada de todos os sentimentos e impressões que o animê nos deu. O drama inquietante do Mad Cientista Maluco não foi passado corretamente e o resultado foi uma adaptação bem fraca e decepcionante.

Vale lembrar que o original é um jogo, uma visual novel, e não o animê, então era natural que a adaptação não fosse tão boa, mas eu não sabia disso na época ou fiz questão de esquecer…


Savanna game 01

2 – Savanna game

Gosto de história de sobrevivência e sempre fico empolgado quando alguma editora traz uma obra desse gênero, mas Savanna Game foi uma decepção total. Nem deu para levar a sério a história e com a falta de verossimilhança abandonamos o mangá no volume 1. Fizemos uma resenha dele e você pode ler clicando aqui.

Se um mangá desse gênero não consegue explicar o seu mundo em apenas um volume, significa que ele foi muito, mas muito mal construído, uma pena…


jbc_ageha1

1 – Ageha

O nome Koushi Rikudou estava em nossa mente desde que assistimos ao animê Excel Saga e a vinda de uma obra dele ao país era um marco, mas… Ageha não era um mangá bom. Não era um mangá para mim.

Fizemos uma resenha dele e fomos até muito positivos na ocasião, mas a realidade é que se eu escrevesse hoje seria muito mais ácido do que fui na época. O mundo enlouquecido de Ageha não é bom nem de longe…

***

Esses foram os cinco mangás que mais nos decepcionaram em 2015. E qual é a lista de vocês?

BIBLIOTECA BRASILEIRA DE MANGÁS

27 Comments

  • emerson2012

    Terra Formars foi uma decepção gigantesca. Pior que eu tinha comprado numa promoção os volumes 7 a 12 e fui atrás dos outros. Consegui do 1 ao 3 e comecei a ler… Apesar dos problemas (personagens chatos do carai, ambientação tosca (em 500 anos a única coisa que mudou no mundo foram as tecnologias ligadas às viagens a Marte), baratões humanizados etc.), fiquei ainda curioso em acompanhar… Só que a nova turma é pior ainda que a anterior – coadjuvantes mais chatos ainda, sempre com a mesma expressão de riso demente – e o autor parece só interessado em mostrar poderes de insetos e animais na proporção humana (que originaaaal). Depois da 3 pulei direto pra 7, sem nenhum desejo de completar o resto da coleção. As lutas até que são boas, bem desenhadas, mas a história… aff!

  • Yuri

    Eu vi a preview do Terra Formars e gostei, mesmo vendo todas as críticas aqui no site eu comprei os 12 volumes e já li 5 deles. Estou gostando da história, ele é um mangá diferente do que estamos acostumados (porrada, diálogo, porrada, uma piada…) e isso foi um ponto positivo pois mostra que o autor (ou sua equipe) pesquisou um pouco sobre o assunto. Outro ponto é mostrar um pouco a origem de cada personagem a medida que ele se envolve na trama. Ao meu ver um único ponto negativo é que as vezes os personagens estão conversando ai do nada, antes de terminar o diálogo deles, aparece o narrador narrando a história e isso confunde.

    • Hein?

      Ter gostado do mangá é normal e tal, mas o que você disse não faz sentido^^.

      Terra Formars é um mangá igualzinho a todos os outros. Por mais que tenha uma diferença de abordagem, ele tem todos os elementos característicos de outros mangás, lutas, mortes, deus ex-machina, cliffhangers, etc. Como você pôde achar que ele era diferente do que estamos acostumados?

  • Selaht

    Aoharaido não é ruim… É PÉSSIMO!
    Chega a ser ofensivo de tão desastroso. É basicamente Crepúsculo sem vampiros. Menina sem graça e sem vida em um relacionamento abusivo com um imbecil.
    Pelos primeiros capítulos pensei que seria uma história sobre amizade (oq estranhamente é algo pouco abordado em shoujos), mas a partir de um certo capítulo passa a ser a jornada da protagonista atras de um pinto. Ela passa o mangá inteiro só falando do mlk babaca lá. Ela não pensa na família dela, nos estudos, futuro, sonhos… Nada. Só quer saber de macho.
    Digo categoricamente que se vc gosta, deveria se sentir culpado(a).

  • Achei bem engraçado porque sua justificativa pra não continuar Aoharaido é a mesma razão pelo qual desisti de Lovely Complex kkk Mas eu gostei bastante de Aoharaido, porque me identifiquei com protagonista #SouTrouxa

    Quanto aos outros, bem… Não me interessei em colecionar kkk

  • pg

    Falando em Steins Gate, comprei a visual novel por apenas 30 reais na Playstation Store. Ficar de olho em promocoes é bom demais

  • Keiko-chan

    Nossa, Kill la Kill eu esperava mais. Se bem que na hora que eu vi que era apenas 3 volumes eu já desconfiei, e pra abrir o mangá é horrível, parece até os volumes de GEN da Abril.
    Mas o desenho é bem feito, tenho que concordar.

  • Natália Maria

    Que coisa. Aoharaido também se tornou um título dececopcionante para mim (o único que comprei dessa sua lista. É, ando lendo muito pouco mangá e a culpa é dos clichês). Kkkk
    Acabei entrando no hype por causa do furor que havia em cima dele. A Panini soube exatamente como pegar leitores para a obra. Mas até a leituta do 6, com o 7 ainda lacrado (sem contar que eu achava que eram 8 volumes e não 13) veio a tal da decepção. A história não avança, fica aquele lenga lenga que a Futaba gosta do Kou, não se declara para ele (até entendo o medo dela) e nesse meio tempo aparece outra menina criando um triângulo amoroso, entrando assim no clichê que me fez parar de ler tantos mangás (sem contar o gasto), sem contar que fica meio cansativo o draminha de todo o volume… quando você acha que a história está se acertando, aparece algo que ferra com tudo.
    Fiz textão… kkkkk

    • Keiko-chan

      Eu meio que gosto de Aoha Raido mas realmente, os últimos volumes não tem me agradado tanto, estou agora considerando muito continuar com o mangá, porque o mangá em si é legal mas tem que mudar logo esse climão, mas o que mais me diverte nele é a FreeTalk da autora.
      Nesse gênero o que mais me surpreendeu foi Orange.

      • Realmente Orange é bom, mas por contratempos (comprar Aoharaido incluso) só consegui comprar e ler dois volumes da série. Preciso correr atrás dos outros três.

        • Keiko-chan

          Eu gostei muito do final, não é aquela coisa super diferentona, mas é bom mangá para se curtir.

  • Kauê

    Eu gosto pra caramba de Terra Formars, mas é um gostar meio diferente. É mais ou menos o que o Judeu Ateu do Aoquadrado fala sobre Fairy Tail, em que ele continua acompanhando pra ver quão ruim fica. Eu costumava achar a história de TF genial, mas depois que ele começou a ser publicado aqui no Brasil e eu fui relendo os volumes, comecei a achar pior e pior. Só que eu consegui continuar achando graça no mangá por continuar a ficar mais e mais absurdo. Hoje em dia eu acho o autor de TF genial, por ser um cara que continua a inventar mais loucuras e taca o foda-se. Basicamente é uma daquelas obras em que eu desligo o cérebro e curto a porradaria, mesmo com o autor explicando quase tudo com narrações. Eu na verdade até acho que fui bem assim.

    Savanna é mais ou menos a mesma coisa. Eu também curto muito sobrevivência, mas nesse é preciso desligar o cérebro. Ta até melhor agora na segunda temporada, os desenhos estão muito bonitos.

    E Aoharaido até hoje não entendo como faz tanto sucesso. É bem clichê e parece que não tem nada de mais.

    E Steins é meu anime preferido, então a decepção foi ainda maior aqui. Valeu a pena por causa do marcador lindão, pelo menos 😛

  • No meu caso também concordo com Terra Formars, só que pra piorar eu peguei até o volume 6 na esperança da história me prender e eu passar o que tinha visto no anime, mas não deu. Eu colocaria Chobits também na minha lista, que o começo foi bem legal mas foi enrolando para chegar ao final, chegou uma hora que eu já estava enjoado e só comprava porque estava perto do fim.

      • Deixo sim. O pior mangá que já tive o desprazer de ler por inteiro é do CLAMP: Miyuki-chan no país das maravilhas….

        (Se bem que o Ageha compete de igual para igual. rs)

  • Não dá pra concordar com Terra Formars! É um de meus favoritos e a unica coisa q não gosto dele é as explicações cientificas em balões as vezes minusculos. De resto é um mangá muito divertido do genero.

    Por não ter assistido ou jogado Stein’s gate até hoje, não sei comparar os mangas com a obra original. Um mangá mediano, mas não acho uma decepção total.

    Agora Aoharaido…putz, que mangá RUIM! O tipico exemplo de “Shoujo chato”, só os traços salvam.

    Ageha é do tipo ame ou odeie o, e eu não o odeio por gostar de historias de comedia nonsense.

    De savana eu nunca li, mas pela sinopse ele nunca teve a pretensão de ser um manga de levar a sério.

  • Paulo

    Te dizer que Terraformars fica MUITO pior, se comparar com o primeiros volumes então… Até hoje minha maior decepção foi ver a queda de uma mangá com um potencial enorme…

  • binho

    Gostei de Terra Formars, coleciono até hoje…
    Sobre Steins;Gate, eu me pergunto por que raios a JBC decidiu começar a “vender” os mangás em caixas justamente com esse título. Se caso isso não venda bem, e eles passem a partir da pressuposição de que a nova ideia não deu certo, talvez tenham se enganado e trazido a obra errada para fins de teste. Vamos ver no que vai dar…

    • 1 – porque encalhou. Então não seria um teste, seria mais uma chance de se livrar dos exemplares não vendidos.
      2 – porque vendeu demais e eles sabem que se fizerem isso venderão de novo.

      • binho

        Vendeu bem isso? Mas se encalhou, não vendeu tão bem. A menos que eles tenham feito mais tiragens e foi parando de vender depois disso…

        De qualquer forma… Espero mesmo que não seja um teste, porque não acredito que vá vender. Eu pelo menos não vou comprar.

        • Lê de novo!!!!!! são duas opções que se excluem. Eu disse que eu acho que eles escolheram SG ou porque foi um fracasso ou porque foi um sucesso.

  • Dá uma tristeza ver Steins;Gate nessa lista )’: Mas eu entendo, é uma adaptação bem fraca mesmo. O anime já resume algumas coisas em relação à VN, e o mangá é um resumo do resumo. Eu sempre quis ler os spin-offs da série, mas acho que eles não foram publicados em país nenhum ):

    Btw, Terraformars entraria na minha lista de decepções também, mas, no caso, eu comprei até o volume 3.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading