Light novel Morte terminou no Japão e ninguém ficou sabendo

morteNem a editora brasileira…

Morte, light novel de  autoria de Keika Hanada e arte de Yone Kazuki, terminou no Japão… mas MUITO tempo atrás.

O título fez parte dos anúncios da editora NewPOP ano passado em seu evento próprio, o NewPOP Day e na ocasião a editora divulgou que o título possuía três volumes até o momento. Ou seja, para todos os efeitos o título ainda estava em andamento no Japão.

Logicamente, aceitamos a informação como uma verdade, visto que era um dado vindo diretamente da editora, sem contar que não tínhamos informações muito precisas de outros meios. O My Anime List não apresenta sequer dados de quantos volumes a obra possui, o Baka updates nem possui uma página para o título até onde conseguimos averiguar. Já o LNDB Info é o mais completinho e o único lugar que diz claramente que o título está ongoing (em andamento), com 3 volumes.

Entretanto, o título não ganhava volume novo desde novembro do ano passado (mesmo mês em que o título foi anunciado no Brasil) e resolvemos averiguar a situação. Por meio de uma rede social enviamos uma mensagem para Keika Hanada questionando se o título ainda estava em andamento. Hanada gentilmente nos respondeu e disse que a obra foi concluída em 3 volumes e que agora está trabalhando em uma nova série.

 

Em resumo: até as editoras erram as informações^^ e Morte, ao contrário do divulgado anteriormente, é uma light novel já concluída, ótimo para quem deseja investir o dinheiro apenas em obras curtas e que já possuam um fim. Ainda não há previsão para o título começar a ser publicado no Brasil.


Sinopse: “Morte”, um em cada 10 mil pessoas sofrem dessa doença em sua adolescência que a compele a cometer suicídio. O garoto Sasha é enviado para “Doceo”, um orfanato gerenciado na Europa, mas que está intimamente conectado com “morte”. Ele vive seus dias em solidão, odiando todos os adultos, até um dia quando uma linda garota aparece perante ele, Manon. Conforme sua relação se fortalece, Sasha começa a duvidar se Dudu, o sombrio conselheiro (foster) de Manon, não estaria machucando-a. E, ao decidir ajuda-la, começa a descobrir a verdade por trás do orfanato e seus residentes.

***

Update: 22/09/ 2016 Vale lembrar que, apesar de realmente ter existido um erro por parte da editora no momento da divulgação, isso não quer dizer que a editora não saiba da conclusão da obra. Como a empresa ainda não está lançando a novel, não deve ter visto a necessidade de retificar a informação.

Leia também: Light novels publicadas no Brasil

BBM

17 Comments

  • Ianne

    Agora posso comprar tranquila.
    Mas queria saber da tal adaptação animada que o Junior disse que venderam Morte a ele com a promessa de ter uma adaptação animada e até agora nada…
    Estou achando que enganaram ele direitinho :v

  • iproxfrancisco

    Que informação legal! Isso comprova que a BBM é um ótimo lugar para buscar informações sobre mangás e LN.

  • Que moral, BBM buscando fonte internacional e falando direto com a autora. 😛

    Agora falando sério, como que a NewPOP consegue essas façanhas? E pior, como eu não me surpreendo com isso?

    O lado bom é que a LN tinha me chamado a atenção, então já que está finalizada, provavelmente comprarei. Vai saber quando….

    • Sabe que nem é incomum? Lembra que recentemente a Panini divulgou que Yo-kai Watch possuía 8 volumes em andamento, sendo que já tinha 10?

      Provavelmente a Panini tinha negociado o título quando ainda possuía 8 volumes e não se atentou que saíram outros 2 no meio tempo.

      A mesma coisa deve ter acontecido com a NewPOP. Ela deve ter negociado a light novel quando ainda tinha 2 volumes, ficou sabendo que saiu o 3 e não averiguou se esse era o último.

      • Pois é, mas ai acho que tem uma diferença importante. A Panini realmente errou, porém sabia que continuaria em publicação e mesmo saindo novos volumes, não seria o final.
        Agora, será que a NewPOP em nenhum momento foi avisada que o próximo volume seria o último durante a negociação? E mesmo assim, quando eles anunciaram a série, já tinha 3 volumes.

    • Roses

      Estava falando sobre isso com o Kyon. Na verdade acontece o TEMPO TODO. Os checklists da Panini sempre vinham errado, com meses e até anos de atraso. Era inclusive como eu, muito safadamente, calculava a provável época de licenciamento. A média era de 5 meses de atraso na estreia.

      Essa ideia que as editoras tem todas as informações e em primeira mão é balela. Pegue o Kingdom Hearts, a editora tava perguntando no Face se os leitores sabiam com quantos volumes e capítulos terminava!!!

      A JBC e a Panini também já foram pegas de surpresa aqui e ali, principalmente no passado. A Henshin também já deu informações equivocadas e atrasadas aqui e ali.

      Acho que temos que lembrar que não é como se as editoras se falassem todo dia no Whatzapp. Elas têm acesso a informações privilegiadas quando se comunicam, mas de quanto em quanto tempo ocorre essa comunicação?

      Os checklists da Panini de 3-4 anos atrás só eram atualizados quando a editora renovava e comprava os novos volumes. Talvez durante todo aquele tempo até alcançar o último volume comprado a editora não tivesse o menor contato com a japonesa.

      Visto que Morte foi anunciado exatamente quando saiu o volume 3 e se encerrou, muito capaz que a editora repetiu o que havia sido lhe dito antes quando licenciou com 2 volumes, que a série estava em andamento. Ela provavelmente descobriria que foi finalizado quando comprasse o volume 3, hahah.

      Lembro de algo assim em Dark Angel também, no último volume tem uma carta aos leitores do tipo “parece que a história acaba neste volume mesmo”. Na época eu pensei comigo mesmo “Como assim ‘parece que’?????” XD

      • Roses

        Outro exemplo desse defit de informação foi aquela história de “preciso ler Negima para entender UQ Holder”, sendo que a JBC não sabia responder, lembra?

        Como diz um colega de jornalismo, nem sempre a pessoa mais adapta a responder esse tipo de coisa é o funcionário da editora. Não subestime o quanto essas editoras precisam dos sites de notícia e enciclopédias, nacionais e internacionais.

        Igual à notícia de NANA que pegaram de um site americano de mangás. Ou das capas de BTOOOM que foram divulgadas depois de sites, nós inclusos, termos noticiado.

      • Eu entendo, agora recentemente rolou com a Panini com o final de MPD e Yakumo, que a Beth admitiu que não sabia.
        Só que o que mais me chama a atenção é que não é questão de 3 ou 5 volumes após, é 1. Mesmo que a negociação tenha sido meses antes do volume sair, é meio difícil imaginar que a editora japonesa ainda não tivesse decidido pelo final na época, acho que no minimo a autora já saberia para encaminhar a história, afinal, era pra ser o último volume.

        • Roses

          Não temos como saber, né? Às vezes a autora decidiu finalizar e partir adiante para outro trabalho. Às vezes a NewPOP licenciou quando estava lançando o volume 2? Olha como ela tem coisa licenciada de ANOS atrás. Quem disse que licenciaram quando ia lançar o 3? Talvez tinham licenciado com 1?

        • Negociar recém no 1 é muita confiança na obra né? 😛

          Mas você tem razão, podemos apenas ficar na suposição aqui sobre o que realmente aconteceu.

        • Roses

          Rapaz, o Junior no evento falou que Morte estava fazendo muito sucesso e que devia virar anime. Eu não vejo essa serie virando anime… E de fato o volume 1 chamou bastante atenção, no lançamento do 2 teve até Drama CD. Mas fora isso a série morreu de vez… De quando é essa “esperança” de virar anime? Haha

        • kanta

          Aconteceu o mesmo com Bastard, quando saiu o último volume (anos atrás) MDG não sabia que tinha saído… foi um pessoa que avisou via Facebook

    • Roses

      Ah, e nós SEMPRE buscamos fonte internacional, note como acompanhamos notícias argentinas, mexicanas, espanholas, francesas, italianas, americanas e japonesas. Meu Google mesmo não sabe em que língua me mostrar propaganda de tanta língua que a gente usa de fonte! Ò-Ó

      E autores conversam na boa, os não tão famosos. O problema é que eles só sabem japonês e eu tenho vergonha de usar meu japonês arranhado para falar com eles, tá?! i-i

      Mas sério, japonês é bem educado e humilde, eles respondem com toda a gentileza do mundo. 🙂

      • > Meu Google mesmo não sabe em que língua me mostrar propaganda de tanta língua que a gente usa de fonte! Ò-Ó
        HUAHUAHUAHUHAUAHUAUAHUAUHAUAHUHAUHAUAHHAUAHHAUUA XDDDD
        Só queria comentar isso mesmo, legal que vcs checaram a informação! =)

  • andersonel21

    A triste vida das Light Novels não muito famosas. Estou aguardando ansiosamente Morte, e agora ainda mais sabendo que é curtinha assim ^^

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading