NR 175. Editora Abril não deve lançar mais mangás por enquanto

Kingdom_Hearts_LogoUma pena…

Hoje (23/09/2016), a editora Abril, respondendo a um leitor na rede social Facebook, comentou que não deve publicar mais mangás Disney por enquanto. Segundo Sérgio Figueiredo – que responde pela editora – as adaptações de filmes em mangá não tiveram boas vendas e, em razão disso, o único título que a empresa deve publicar é Kingdom Hearts, no caso o volume 10 de Kingdom Hearts II, que é o único que falta publicar.

abril

Com isso ficam suspensas as adaptações de Toy Story, Piratas do Caribe e provavelmente também o restante dos mangás de Star Wars, obras que já se tinha conhecimento que a editora havia licenciado. Fora outros que a editora já poderia ter licenciado, mas não divulgado para a imprensa.

***

Quanto a Kingdom Hearts II, a editora já havia comentado dia desses, respondendo a um outro leitor, a situação do mangá. Ela é a mesma desde março, quando publicamos a notícia. A Disney/Square Enix só enviou para a Abril, até o momento, dois capítulos e a empresa espera serem enviados novos capítulos para poder lançar o volume 10 com pelo menos 130 páginas ainda em 2016…

2

O problema disso é que os dois capítulos que a empresa possui pertencem, originalmente, ao  volume 9. Por alguma razão estranha, a empresa não possuía esses capítulos na época do lançamento e acabaram ficando para o volume 10. Ou seja, se a Disney/Square Enix não enviar o volume 10 de uma vez (todos os capítulos juntos), os fãs correm o risco de não possuir Kingdom Hearts II completo ou, no mais otimista dos cenários, uma edição com 11 volumes.

No Japão, o volume 10, último de Kingdom Hearts II, foi publicado em agosto de 2015.

***

BBM

18 Comments

  • Chegou a sair o mangá de Star Wars O Retorno de Jedi? Pq aqui na minha cidade nunca chegou e não acho em lugar nenhum para comprar, só tenho a nova esperança e o imperio contra ataca :/

  • Cada vez que vejo uma editora dizer que “mangá tal não teve boas vendas” ou “tipo tal não vende bem”, a sensação que tenho é de que a culpa é do leitor que não engoliu qualquer coisa.

    Claro que tem coisas que os consumidores exageram, porém tem casos absurdos das editoras que eles parecem fazer de conta.

    “Os mangás de filmes não venderam tão bem” E a culpa é do leitor ou da edição porca? Mangás de 15 reais com 160 páginas e algumas sem diálogo nenhum como Wall E, ou o meu caso favorito, os Star Wars com papel amassado e onomatopeias invertidas.

    É o mesmo que a JBC usar aquela edição de Super Onze para dizer que mangá de esporte não vende bem.

    A culpa é dos compradores ou dos erros de planejamento e edição?

    • SIRIUS BLACK

      O problema é que a Editora Abril está com a mesma mentalidade de há 16 anos atrás, quando os mangás começaram a ser publicados aqui, em 2000/2001. Isto explica a baixíssima qualidade dos mangás publicados por ela e, com isso, obter um alto lucro com a venda deles. Não é a 1º vez que a Abril tenta se aventurar neste meio, sem sucesso. Enquanto ela insistir em manter esta postura, de editora amadora no mundo dos mangás, ela não vai se firmar no meio. Ela tenta ignorar as exigências dos consumidores, que hoje não gastam o seu dinheiro em qualquer coisa, mais.

    • SIRIUS BLACK

      E não é só a qualidade física: tem a ver com os títulos que ela traz. Títulos sem muita expressão entre os fãs, trazidos pela editora, realmente não vão vingar. Isso explica porque Kingdom Hearts teve uma boa venda, enquanto outros não tiveram a mesma sorte. A Abril precisa mais ouvir voz dos otakus e eles também precisam fazer pressão para que a editora realmente traga algo que valha a pena. Enquanto ela insistir em só trazer o que ela quer, o resultado, invariavelmente, vai ser esse: novos mangás que estava programados para vir, não virão mais porque os seus antecessores não obtiveram, ao menos, um regular sucesso de vendas.

  • Puxa que puxa. Estou esperando ansiosamente pelo volume 10 completo, espero que não lancem o mangá incompleto e o paralisem logo em seguida. Foi e é um ótimo mangá e uma boa adaptação do jogo.

  • Thiago Oliveira

    Bem que podia relançar volumes em falta principalmente o volume 9 do KH II esse ta difícil achar.

  • gilberto94819

    Conheci este blog procurando notícias sobre a publicação do último volume de KH II. Mais de 6 meses depois, continua na mesma. Só a Abril está passando por isso? Outras editoras internacionais também estão sem publicar o volume #10 de KH II?

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading