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Desmistificando: Por que às vezes a editora demora tanto para começar a publicação?

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AkiraRust Blaster, Ghost In The Shell, a lista é imensa…

Abril de 2015: a JBC convida a todos a assistir a live do Omelete no Youtube. O motivo? Será feito um anúncio de um título da editora. E, de repente, o anúncio era Akira. Passaram-se meses, um ano inteiro e nada do título ser lançado. Akira não foi o único caso e várias outras obras das mais diferentes editoras demoraram a iniciar suas publicações.  Mas por que essas demoras acontecem? Na verdade a resposta exata dessa pergunta vai depender de cada título e editora, afinal cada caso é um caso. Entretanto, podemos destacar alguns das principais “desculpas”.

Atrasos e problemas diversos

Para começo de conversa, precisamos lembrar que as editoras dependem de materiais e volumes japoneses para começar a trabalhar em uma certa obra. Mesmo em arquivo digital, já foi dito que tais DVDs são também enviados via correio… O atraso disso por sua vez atrasa a publicação, que foi o caso de Akira e Ghost in the Shell segundo a JBC, e do último volume de Hetalia segundo a NewPOP.

As empresas também dependem de tradutores de japonês, que são freelancers, o atraso ou mancada de um tradutor avacalha a publicação toda consideravelmente, já que traduções levam um certo tempo para serem feitas (especialmente de livros). Essa desculpa já foi usada pela NewPOP e Nova Sampa.

Ainda existem os atrasos relacionados com as aprovações de formatos, capas e títulos que podem ser problemáticos, principalmente no volume 1 quando a empresa tem que criar logos, designs e definir padrões e nomenclaturas. Aparentemente o problema de Slam Dunk da Panini e novamente de Akira e Ghost in the Shell da JBC. Esse questão de “aprovação de capa” também é a coisa mais comum que ouvimos como desculpa de adiamentos.

Por fim, as editoras também já culparam crises, mudanças internas, cargas de papel, problemas com gráficas e vários outros problemas aleatórios fora de seus controles. O que em geral são mesmo acasos que podem acontecer já que há bastantes terceiros envolvidos: gráfica, distribuidora, fornecedores de papel e outros materiais, fora as coisas que podem acontecer à empresa e suas instalações.

No Japão, por exemplo, terremotos, maremotos e tornados são causas de diversas paradas e atrasos, tais geralmente não atrapalham as coisas por aqui, mas se algo desastroso acontecesse em Tóquio, com certeza todas as aprovações seriam congeladas.

Anúncios prematuros

Entretanto, independente dos motivos, não podemos ignorar a forma como o anúncio é feito. Muitas vezes não são as editoras que divulgam um lançamento, mas terceiros, como lojas onlines, editoras originais, autores e aquelas notícias que “vazam”. Um exemplo clássico disso ocorreu com Gate 7, quando a própria CLAMP divulgou em abril de 2011 que a NewPOP possuía os direitos da série, a obra em si só começou a ser publicada em junho de 2013. Coisas assim estão fora do controle da editora, que tem seu próprio cronograma e planejamento. Ou seja, não é a editora que demorou, o anúncio que saiu prematuramente.

Só que às vezes a responsabilidade do anúncio prematuro é das próprias editoras, que se animam demais e divulgam mais do que dão conta ou outras oportunidades vão surgindo e aquilo é deixado de lado. Ou seja, acaba sendo uma falta de organização ou programação, abrindo deixa para reclamações dos clientes e constante pressão, muitas vezes indesejadas. Talvez se não tivessem sido divulgados, podiam até ter o contrato cancelado sem que ninguém nunca nem soubesse. Mas, já que divulgou, alguma hora vai ter que lançar, rs!

No passado as editoras eram mais cuidadosas e apenas divulgavam quando estavam prestes a lançar. No caso da JBC eles lançavam releases um mês antes, quanto à Panini, as informações saiam através das lojas e pré-vendas. Em algum momento todas elas passaram a divulgar os lançamentos prematuramente, começando pela NewPOP, que na época era supercriticada. Mas atualmente todas elas se encontram com anúncios pendentes, desde a imensa Panini, até as mais casuais como a L&PM.

Deem uma olhadinha na quantidade de séries sem previsão no nosso mais recente calendário. O número é imenso não só por quantidade de obras, mas também no total de volumes a serem lançados. Ou seja, passou de ser a marca registrada da NewPOP, atualmente a lista de “futuros” de todas as editoras é grande! Embora, para sermos justos, a NewPOP ainda é a única que consegue ter “atrasos” de 4 anos; JBC, Nova Sampa e L&PM estão beirando 2 anos.

Ao que parece todas elas passaram a utilizar anúncios para chamar atenção e se promover nos eventos e dias festivos. Infelizmente o ritmo de anúncios parece superar o ritmo nos lançamentos, causando esse sentimento de “anuncia e não lança” e de demora. Ou seja, é uma situação muitas vezes criada por elas mesmas, tirando-lhes toda a razão de achar “desagradável” as constantes cobranças e perguntas por novidades.

Diga-se de passagem, uma estratégia questionável, já que não são poucos os leitores que não acompanham e são pegos de surpresa na hora do lançamento. Prova disso foi uma enquete feita pelo Gyabbo, onde o relançamento mais pedido já havia sido oficialmente confirmado para um futuro próximo dezenas de vezes. Ou a quantidade de gente pedindo coisas licenciadas e até já publicadas na ala do Onegai-desu. Ou a quantidade de comentários surpresos nas redes sociais quando as editoras comentam alguma novidade em relação ao que será lançado.

Talvez, em vez de querer chamar a atenção de um público mais “engajado” que acompanha essas redes sociais e anúncios, a editora devesse se focar em garantir que todo o público leitor sabe o que ela está lançando. Faz mais sentido… Afinal, não é responsabilidade do cliente adivinhar ou checar Facebook todo dia, é a editora que tem que chegar até o consumidor, já falamos sobre isso semana passada.

De certa forma, ter um bando de séries “prometidas” pode ser prejudicial para a empresa, não só por causa da negatividade e descontentamento do cliente que quer o produto imediatamente em mãos, mas por “diluir” a atenção do público. Pegue a JBC, por exemplo, quanto tempo gasto falando sobre Akira, tempo esse que não está realmente gerando qualquer lucro, já que não é possível comprar o produto. Será mesmo que todo esse esforço para responder e manter as pessoas atualizadas sobre a situação lenta não seria melhor aproveitada dando foco para alguma série atual e sendo lançada?

Atrasos para trazer os volumes mais recentes

Vale a pena comentar também sobre a “demora” para chegar novos volumes. Precisamos entender que a editora inicia uma obra com um contrato que estipula formatos, tiragens e vários detalhes, para adquirir mais volumes e alterar alguns detalhes a editora precisa renegociar o título.

Empresas como a JBC ativamente renegociam e se mantêm muito próximos das edições japonesas, embora atualmente esteja bem atrasada, algumas série acumulam 2 a 3 volumes antes de sair um aqui. Já a Panini trabalhava com pacotes, criando longas pausa, seguidas de lançamento periódico e mais longas pausas. Atualmente isso mudou um pouco, eles têm renovado antes de alcançar o último negociado e trazido por volume. Embora ainda existam séries desaparecidas e nem tão antigas assim, como Tiger & Bunny de 2014.

Na verdade, no Brasil temos muitas pausas, muito mais que nos Estados Unidos até por causa da nossa periodicidade rápida, mensal e bimestral. Não é à toa que alcançamos e até os passamos o tempo todo, mesmo sendo lançado no Brasil com anos de diferença. Ou seja, essa demora de renegociamento é algo bem típico nosso.

Conclusão

Não é difícil notar como é um assunto complicado e até complexo, mas no geral a demora acontece por simples motivos: ou a impossibilidade técnica/física ou simplesmente por não ser o momento certo na opinião daqueles profissionais.

A nós só cabe esperar pacientemente e ter fé de que eles sabem o que estão fazendo (o que pode ser bem difícil, haha). Você já esperou tanto tempo que alguma editora trouxesse aquele título, qual o mal de esperar um pouco mais, agora ciente de que finalmente sai? Porque vai sair, né? Né? Nova Sampa? Você está viva? *cutuca*


Desmistificando é uma coluna semanal, lançada nas quintas-feiras, sobre o mercado e mangás brasileiros e internacionais. Você pode ver todas as outras postagens anteriores desta coluna aqui. Sugestões e comentários também são sempre bem-vindos! 🙂

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