Mangás mais colecionados do Guia dos quadrinhos

guia-dos-quadrinhosO que mudou em um ano?

O Guia dos quadrinhos é um site criado com o objetivo de ser uma base de dados para resgatar e preservar a memória dos quadrinhos no Brasil. Por meio do site, qualquer pessoa pode fazer um cadastro e catalogar a sua coleção, seja de Tio Patinhas e Turma da mônica, seja de Marvel, DC e Mangás. Todos os quadrinhos lançados no país atualmente são catalogados no site.

O site é ainda mais interessante pois como cada usuário cadastra sua coleção, há listas das obras mais colecionadas e avaliadas. E foi essa funcionalidade que nos chamou a atenção. Olhando as listas resolvemos realizar uma postagem e averiguar quais eram os mangás mais comprados e quais os mais apreciados pelos usuários do Guia dos Quadrinhos. Tal postagem foi feita em agosto de 2015 (clique aqui para ler) e tivemos resultados interessantes, com vários volumes de One Piece, Dragon Ball e Rurouni Kenshin dominando as coleções das pessoas. Hoje fomos averiguar novamente o site e ver o que mudou em um ano.

Nossa metodologia é simples: Iremos ver dentre os duzentos primeiros quadrinhos da lista de mais colecionados para descobrir quantos volumes de mangás estão presentes. Dividiremos os títulos por editora e faremos alguns comentários acerca dos dados. Infelizmente há apenas mangás da Panini e da JBC na lista. A consulta foi realizada no sábado 15 de outubro de 2016.


Panini


One Piece – volumes #01 a #27 + volumes #36 a #45.

Dragon Ball – volumes #01 a #17

Ataque dos titãs – volumes #01 a #05

Berserk – volumes #01 a #03

Vagabond – volumes #01 e #02

20th Century Boys – volumes #01 e #02

One-Punch Man – volume #01

Monster – volume #01

Em 2015, a Panini possuía 6 títulos diferentes entre os 200 mais colecionados do site, One Piece, Dragon Ball, Ataque dos titãs, 20th Century Boys, Monster e Naruto. Em 2016, esse número subiu para oito, com o acréscimo de três séries e a saída de uma. Naruto não figura mais entre os 200 e em seu lugar estão presentes, Vagabond, One-Punch Man e Berserk.

Não houve muitas mudanças em relação aos volumes presentes, sendo os de One Piece a mais considerável divergência entre um ano e outro. Em 2015, One Piece tinha os 25 primeiros volumes entre os mais colecionados. Agora possui os 27 primeiros volumes, além dos tomos de número 36 a 45. Essa modificação é facilmente compreensível, pois estes últimos volumes foram lançados inicialmente em 2012 e voltaram às bancas ano passado fazendo com que, com o tempo, mais usuários do site adquirissem e adicionassem os volumes.

Ao todo, a editora possui 68 volumes entre as duzentas primeiras posições do Guia dos Quadrinhos.


JBC


Rurouni Kenshin (ed. especial) – volumes #01 a #07

Yu Yu Hakusho (ed. especial) – volumes #01 a #07

Death Note Black Edition – volumes #01 a #03

Bakuman – volumes #01 a #05

Fairy Tail – volumes #01 a #04

Another – volumes #01 e #02

Soul Eater – volume  #01

Em 2015, a JBC possuía 11 títulos entre os 200 mais colecionados do site, Rurouni Kenshin, Bakuman, Fairy Tail, Soul Eater, Yu Yu Hakusho, Death Note Black Edition, Another, Card Captor Sakura, Death Note, Diário do futuro e Blue Exorcist. Em 2016 esse número diminuiu para 07 com a saída de Sakura, Diário do futuro, Blue Exorcist e a versão normal de Death Note.

Em relação ao número de volumes também não houve uma alteração. Pode-se destacar, entretanto, a diminuição de volumes de Bakuman e Fairy tail, passando de 07 em 2015 para 05 e 04 em 2016 respectivamente, e o aumento de Death Note Black Edition, passando de dois para três volumes presentes na lista, e Yu Yu Hakusho passando de 3 para 7 volumes.

Ao todo, a editora possui 29 volumes entre as duzentas primeiras posições do Guia dos Quadrinhos.

***

Esses números mostram que essas séries são as mais vendidas? Obviamente que não podemos afirmar nada disso. Isso é apenas uma curiosidade, uma amostra baseada em uma série de consumidores que gostam de catalogar seus quadrinhos. Naturalmente a gente pode imaginar que essas séries realmente venderam bem, pois seria muito difícil que vários volumes ficassem entre os 200 mais colecionados do site se não forem sucesso de vendas, como Vagabond e One-Punch Man, dois títulos lançados no primeiro semestre deste ano.

Isso não quer dizer, entretanto, que outras séries não venderam tanto ou mais do que os listados, afinal é fácil sentir falta de Cavaleiros do Zodíaco, Naruto e Fullmetal Alchemist. Só pela ausência desses títulos a gente pode ver que o Guia dos Quadrinhos não serve para qualquer análise sobre o que vende ou não. Ainda assim, é muito interessante saber os mangás que os usuários do site mais colecionam^^.

BBM

5 Comments

  • Eu utilizo o Guia dos Quadrinhos para catalogar a minha coleção,assim que compro qualquer HQ já registro a edição no site.Concordo que não se pode afirmar que as edições mais colecionadas do site validam que determinado título venda mais ou menos que outro,afinal de contas,é apenas uma amostra de colecionadores que utilizam esse site e decidem compartilhar suas aquisições com as estatísticas do mesmo,também não temos como comprovar que cada usuário esteja sendo 100% sincero,por exemplo,eu posso comprar 10 mangas e cadastrar 100,mas acho interessante uma curiosidade,as editoras afirmam que todos os mangas sofrem uma curvatura negativa de vendas e,seguindo essa afirmação,praticamente todos as coleções do site confirmam isso,é muito raro,um número 2 ser mais colecionado que o 1,e assim sucessivamente,muitas séries começam bem colecionadas e terminam quase esquecidas no site,ou seja,as vendas realmente devem cair.Acho que isso explica uma parte do medo das editoras de trazer mangas muito longos para o país.

  • Sinceramente, achei legal o post e extremamente válido.
    Como pouca gente mexe no site, dá pra ter resultados razoavelmente verdadeiros dele, não tem conta fake ali pra fazer volume e pender a favor ou contra a editora A ou B.
    Como eu não compro tantos mangás assim, fica fácil pra mim arrumar lá. xD Espero que a Newpop apareça ano que vem!

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading