BBM Responde: Como descobrir se o mangá foi lançado no Brasil?

stockvault-doubt-and-solution-solutions-and-ideas-concept182817-1024x664

E outras perguntas….

Hoje estreamos mais uma coluna no blog BBM, voltada para responder perguntas que encontramos nas redes sociais e sites. A proposta aqui é responder questões simples, mas que muitos leitores e colecionadores brasileiros têm dúvida. Igualmente a coluna tem como objetivo ajudar aquele novo leitor de mangá a navegar pelo nosso mundo que às vezes pode ser muito exclusivo.

Começaremos com um ritmo semanal, respondendo algumas perguntas dentro de um mesmo tema, dando dicas e ajudando os usuários a encontrarem as informações que precisam. Aproveitamos e convidamos também nossos leitores mais antigos a dividir suas dicas e experiências. Além disso sintam-se livres para usar esse espaço como um FAQ e perguntar qualquer coisa.

***


  • Como saber se um mangá já foi publicado no Brasil?

Uma pergunta muito mais difícil do que parece, principalmente graças à falta de informação nos sites das editoras, exclusão de obras antigas e dificuldade de navegar e achar a informação. A resposta simples, então, seria “pesquisando”. Felizmente você vai encontrar a enorme maioria citada aqui no BBM, mas para ter certeza faz sempre bem confirmar no Guia dos Quadrinhos (e nos avise, tá? Haha).

Agora se você está em busca de um volume específico, às vezes o caminho mais rápido é perguntar nas redes sociais da editora em questão se o volume já foi publicado, pois não é incomum que apareça as capas nos sites ou em pré-vendas em lojas antes de serem realmente lançados, com casos inclusive de volumes e lançamentos que são divulgados, mas acabam nunca sendo lançados.


  • Como saber quando um mangá será publicado no Brasil?

Infelizmente a resposta é novamente “pesquisando”. Muitas informações só aparecem em redes sociais ou perfil de funcionários. Aqui no BBM ficamos sempre de olho e estamos sempre publicando calendários e checklists! Mas se nenhuma editora oficialmente licenciou a obra, fica impossível de saber quando um mangá pode dar as caras.


  • Como saber quantos volumes tem um mangá?

Este é ainda mais complicado… No caso de mangás concluídos, centenas de sites apresentam essas informações (BBM inclusa, basta checar o catálogo das editoras aqui ou usar a caixa de pesquisa ali ao lado), o problema mesmo são os não concluídos e os mais desconhecidos.

Existem grandes enciclopédias na net em diferentes línguas, como a do Baka-Updates, My Anime List, Anime News Network, Manga News e a velha conhecida Wikipédia, mas mesmo esses sites às vezes estão incompletos ou com informações datadas. Para descobrir e se certificar da situação atual da série, só pesquisando em japonês nos sites das editoras ou lojas.

Aqui no BBM sempre conferimos todos esses dados e tentamos manter tudo atualizado, mas você pode encontrar notícias antigas com informações datadas, claro. Para ajudar, todos os meses lançamos a coluna “Novos Volumes de Mangás no Japão“, onde colocamos todos os novos lançamentos das séries que são publicadas aqui no Brasil, além das previsões para os próximos meses. Mas você pode sempre perguntar aqui para se certificar. 🙂


  • Como saber os lançamentos de mangás no Japão?

Acompanhando a nossa coluna “Novos Volumes de Mangás no Japão“. Ok, próximo! Rs.

Mas falando sério, não são poucos que perguntam como nós fazemos para acompanhar esses volumes e não perder nada. A verdade é que não existe uma ferramenta mágica para isso, acompanha-se os checklists e lançamentos das editoras, notícias de sites especializados e grandes lojas do seguimento, exatamente da mesma forma que você acompanha os lançamentos brasileiros. A diferença principal é que no Japão você acompanha quase uma dúzia de checklists por mês!


  • Como saber se um mangá foi concluído?

A lógica diz que isso deveria ser uma informação óbvia e acessível, mas a verdade é que descobrir isso pode ser um grande desafio, até mesmo nos sites das próprias editoras. Aqui no BBM temos listas e mais listas de mangás e suas editoras com o total de volumes e avisos caso a obra tenha sido cancelada ou esteja incompleta, nos checklists também você vai encontrar informações da situação no Japão, que inclui se está concluído ou não e quantos volumes são.

Além disso, informamos sempre as notícias sobre as obras que estão sendo concluídas no Japão e que são lançadas por aqui. Dê uma pesquisada no site utilizando a caixa de pesquisa ali do lado.


  • O que significa quando uma obra entra em hiato?
    O que é um mangá em hiato no Japão?

É utilizado o termo “hiato” para indicar um intervalo ou lacuna na publicação. Um hiato da editora brasileira não necessariamente é devido a um hiato da editora japonesa. Assim uma editora BR pode parar a publicação de algo por motivos próprios e entrar num hiato, enquanto no Japão a obra continua a ser publicada ou quem sabe já foi concluída.

É mais comum usarmos termos como “pausa” ou expressões como “entrar no freezer” para indicar esses hiatos que acontecem pelas editoras brasileiras. Já quando falamos da publicação no exterior, você pode encontrar pausa ou hiato mesmo.

Importante que você saiba que dificilmente as editoras japonesas informam “cancelamentos” ou “hiatos”, muito comumente as coisas simplesmente param por algum motivo e nunca voltam. Logo hiato não significa que a obra será retomada. No Japão, sites e editoras costumam usar a frase “obra incompleta” em vez de todos esses acima.

Às vezes você também vai encontrar a palavra “hiato” para indicar que está colado ou acompanhando a versão japonesa. Geralmente terá esse sentido quando usado para definir a periodicidade. Contudo, estar em hiato por não haver novos volumes a ser publicados não significa que a obra está pausada no Japão, já que lá a serialização continua acontecendo nas revistas, que depois são encadernados.

Vale a pena comentar que essa mania de usar a palavra “hiato” veio da palavra inglesa “hiatus”, que significa “uma pausa ou quebra de continuidade em uma sequência ou atividade”. Em português esse significado é possível, mas apenas como sentido figurado, depois de tanto ser traduzido “hiatus” como “hiato”. Por isso, não se sinta “burro” por não conhecer ou saber o que é, trata-se de uma gíria. 🙂

Para ver mangás paralisados no Brasil e Japão clique aqui.


  • Como saber se um certo mangá foi cancelado?

Outra pergunta dificílima, a verdade é que na maioria das vezes as editoras não informam que cancelou a série, eles simplesmente esquecem e ignoram aquilo até que o público esqueça. Isso inclusive é responsável pela incerteza dos leitores brasileiros, basta uma pausa para começar a paranoia de cancelamento, infelizmente vários deles desaparecem e não voltam mesmo.

Mas nem sempre as editoras fazem esse tipo de coisa, a JBC e a NewPOP, por exemplo, são transparentes nas suas políticas de cancelamento. A JBC cancelou Futari H e justificou publicamente e abertamente. A NewPOP realça o tempo todo que suas séries desaparecidas não estão canceladas e que não cancelarão nada. Então se a dúvida é sobre uma obra destas editoras, pode respirar sossegado.

Agora se sua dúvida é sobre obras da Panini, Nova Sampa e outras menores… Só perguntando e torcendo para ser respondido. Vale a pena comentar que a Conrad já perdeu todas as licenças de seus mangás, com exceção de Gen.

Para conferir a lista de mangás oficialmente cancelados no Brasil clique aqui.


  • Como saber quais obras estão sendo lançadas?
    Como saber a periodicidade das obras?

A maioria das editoras possuem sites que possuem respostas para essas questões, o problema é que nem sempre estão atualizados ou a periodicidade realmente funciona. Então mesmo sabendo a periodicidade estipulada, faz bem acompanhar os checklists.

Aqui no BBM você vai encontrar esquemas nas páginas das quatro principais editoras (JBC, Panini, NewPOP e Nova Sampa) com todos os mangás ainda sendo publicados, agrupados pela periodicidade, os anunciados e o catálogo completo de cada um.

Veja também sobre as outras editoras e seus catálogos aqui.


  • Mais tópicos e matérias de interesse

O guia dos mangás relançados no Brasil
O guia das Light Novels já lançadas no Brasil
O Grande Guia dos Manhwas e Manhuas no Brasil
Guia: Mangás adaptados de livros e light novels
“Vira Casacas”: Mangás publicados por mais de uma editora
Guia de mangás publicados no Brasil antes de ganharem animê
Databooks já lançados no Brasil
Os 20 mangás mais longos publicados no Brasil

10 Comments

  • Seção muito interessante. Quando eu quero saber algo sobre algum título, geralmente o Google me leva ao Baka-Uptades.

    E já que pode perguntar qualquer coisa, eu gostaria de saber: vocês tem planos de utilizar o disqus como sistema de comentários?

    • Roses

      Acho que por enquanto não, mas fica anotada a sua sugestão! 🙂

  • SIRIUS BLACK

    Quando alguma editora anuncia um mangá e ele me desperta interesse, eu SEMPRE pesquiso no WIKIPEDIA EM INGLÊS, já que lá é tudo atualizado constantemente. Raramente pesquiso no Wikipédia em português, porque é quase tudo desatualizado.

    • Roses

      Há várias coisas desatualizadas em inglês também, principalmente coisas mais desconhecidas. Também há um intervalo para os volumes mais recentes serem contabilizados. Quando fui olhar uma das listas deles de séries de muitos volumes, todos eles estavam desatualizados, com 1-2 volumes de atraso. 🙂

      • SIRIUS BLACK

        Neste caso, Roses, quais são os sites mais atualizados e que você pode me recomendar, por favor?

        • Roses

          Não existe um que eu garanta estar sempre atualizado, nem a wikipédia japonesa… Ali em cima eu listei alguns, o ideal no seu caso (assumindo que você não saiba japonês) é checar mais de um e ver se as informações batem. Se você souber japonês ou souber se virar, você deveria checar os sites das próprias editoras ou a Amazon.jp

  • Pullako

    Como saber se um mangá já foi publicado no Brasil?
    Eu tenho uma mini enciclopédia intitulada “300 Mangás” de autoria do Heitor Pitombo. Na época paguei baratinho na Estante Virtual e foi o livro que me serviu de base para saber quais mangás já foram publicados no Brasil. Já é meio datado, mas ainda serve para averiguar antigas publicações.

    • pg

      também tenho uma enciclopédia parecida chamada 301 Mangás,publicada por uma Editora Geek.Obviamente também já tá datado já que eu comprei ele numa banca da minha cidade uns dois ou tres anos atrás.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading