Coragem – o dia dos namorados pela visão do CLAMP

a-pessoa-amadaO dia especial…

O dia de São Valentim ou O dia dos namorados é comemorado no Japão e em vários países do mundo no dia 14 de fevereiro. Como já dissemos em outra postagem, o modo de comemorar japonês é bastante diferente, pois nesse dia é comum que as mulheres comprem ou façam chocolate e entreguem para os homens, sejam estas amigos, familiares ou a pessoas de quem gostam. É um dia perfeito para as pessoas declararem o seu amor por outro.

Nisso entra “Coragem”, um one-shot feito pelo grupo CLAMP que discute essa data. Publicado na coletânea A pessoa amada (lançada no Brasil pela NewPOP), a história de apenas sete páginas questiona o surgimento do dia de São Valentim e o porquê de se sentir vontade de se declarar nessa época do ano.

Produzido no início da década de 1990, o one-shot tem aquele velho elemento que veríamos posteriormente em obras como Card Captor Sakura ou Chobits em que uma pessoa se apaixona por uma mais velha, geralmente um professor. Esse já é um lugar-comum do CLAMP. Em “Coragem”, a protagonista está apaixonada por seu professor de cursinho, mas não sabe se ele gosta dela. Os dois já saíram juntos e tudo mais, mas a dúvida e incerteza dela permanece, pois foi sempre ela a convidar para tudo, enquanto ele sequer deu um telefonema para ela.

O dia dos namorados para ela, então, é o momento de coragem (daí o título do one-shot), de declarar-se a ele e ter uma resposta positiva (ou negativa). Para a personagem, se não existisse esse dia especial, talvez ela nunca tivesse coragem…

img_20170213_123348

Como todos os one-shots de A pessoa amada, “Coragem” também possui um texto de três páginas sobre a elaboração dessa história em que se conta que o CLAMP adora datas comemorativas, mas nem sempre consegue colocá-la em seus trabalhos. Em X (que estava sendo serializado na época de produção desse one-shot) era impossível colocar essa temática e, por isso, veio a ideia.

O one-shot se chamar “Coragem” é um reflexo do modo de pensar do grupo que vê essa data realmente como uma época em que as garotas apaixonadas tomam uma coragem muito maior para se declarar, mesmo não existindo qualquer embasamento científico para isso ou mesmo sabendo que originalmente a tradição de dar chocolates veio das fabricantes de doces….

***

Leia também:

-O dia dos namorados de Love Hina

-O dia dos namorados de Lovely Complex

-White Day – O dia da retribuição (no Gyabbo)

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading