BBM lista – Mangás 100% coloridos publicados no Brasil

A arte oriental em cores…

Texto publicado originalmente em 15 de maio de 2017
Atualizado em 27 de dezembro de 2019

Embora alguns mangás possuam uma ou outra página colorida, uma das marcas dos quadrinhos japoneses é o fato de serem quase inteiramente em preto e branco. De fato não é apenas esse detalhe que faz o mangá ser mangá (afinal existem diversos quadrinhos pelo mundo que são em preto e branco como Persépolis ou as tirinhas de Peanuts), mas existe meia dúzia de otakus fervorosos que fazem dessa marca a “alma” dos quadrinhos japoneses e viram a cara para qualquer publicação “em cores”.

Entretanto, contudo, todavia, nem sempre tudo é preto no branco^^. Existem muitos mangás no Japão inteiramente coloridos. Alguns deles já são concebidos dessa forma, como ReLife que nasceu na internet e foi transporto para o papel da mesma forma, enquanto outros ganham uma versão colorida posteriormente, regra geral devido ao sucesso de uma série, como Highschool of the dead ou Dragon Ball.

Embora sejam raros, alguns desses mangás 100% coloridos deram as caras no Brasil, alguns agradando muito, outros gerando revolta até hoje. Nossa postagem de hoje lista os mangás fullcolor lançados no Brasil.


Akira


O primeiro mangá inteiramente colorido no Brasil foi também um dos primeiros mangás a ser lançados em nosso país. Akira, mangá clássico de Katsuhiro Otomo, foi lançado originalmente em preto e branco como a maioria dos demais mangás, entretanto acabou por ganhar uma versão colorizada nos Estados Unidos. Foi justamente essa versão que chegou ao Brasil pelas mãos da editora Globo.

akira 38

A história desse título no Brasil vocês sabem, o título teve os seus 6 volumes originais divididos em 38 revistinhas, com sentido de leitura ocidental. A maioria dessas edições foi publicada entre 1990 e 1993 e os números finais apenas entre 1997 e 1998. A editora JBC relançou o mangá entre 2017 e 2019, mas em sua versão original totalmente em preto e branco.


Cinderalla


Junko Mizuno no Cinderalla-chan ou simplesmente Cinderalla é um mangá de apenas um volume que parodia o conto de fadas Cinderela. A obra se situa em um contexto meio obscuro e a protagonista se apaixona por um príncipe zumbi.

cinderalla

O mangá é 100% colorido e foi lançado em 2006 pela editora Conrad. Hoje se encontra esgotado, mas é fácil encontrar em sebos e sites por aí.


Coleção Mangá Bible


Em 2008 tivemos o início da publicação da coleção “Mangá Bible”. Composto de 5 obras (Messias, Metamorfose, Motim, Melek e Mensageiros), ela foi completa em 2013.

manga-messias-portugues

De cunho religioso e cristão, a coleção possui leitura ocidental e páginas inteiramente coloridas. No Japão, a obra foi publicada pela Nippon Seisho Kyoukai e no Brasil pela Edições Vida Nova.


Alice no país das maravilhas


Lançado em 2007 no Japão pela editora Gentosha, Alice no país das maravilhas também possui todas as páginas coloridas. O mangá tem apenas um volume e foi escrito e desenhado por Sakura Kinoshita. Como o nome sugere trata-se de uma adaptação do famoso livro de Lewis Carrol.

alice

A obra chegou ao Brasil em 2010 pela editora NewPOP e ainda hoje se encontra disponível, tanto em lojas físicas, quanto onlines.


Cavaleiros do zodíaco: Next Dimension


Continuação direta da série clássica de Cavaleiros do zodíaco, Next Dimension é publicado no Japão desde 2006 muito irregularmente e ainda está em andamento sem previsão de fim. A obra possui o diferencial de ser inteiramente colorido.

next dimension 01

O título chegou ao Brasil em 2011 pelas mãos da editora JBC e, entre outras coisas, a qualidade física do material não agradou em nada, pois a empresa resolveu publicar o título em papel jornal. Ainda hoje muitos consumidores criticam a decisão da editora, embora uma obra colorida em papel jornal não seja uma invenção da empresa…


Highschool Of The Dead


Highschool Of The Dead começou a ser publicado no Japão em 2006 e foi um grande sucesso ao ponto de ganhar uma versão 100% colorida, porém a obra não chegou a ter um fim. O título ficou paralisado durante anos e, posteriormente, o autor acabou por falecer. Os fãs ainda têm esperança de que o desenhista assuma a obra e a conclua, mas não existe nenhum indício de que isso possa ocorrer de fato.

highschool of the dead fullcolor

No Brasil, a Panini publicou as duas versões de Highschool Of The Dead , a normal e a Fullcolor edition. A edição Fullcolor foi publicada em um formato maior e com um papel parecido com os das HQs americanas, provavelmente o lwc. À época era o mangá mais caro da editora, custando mais do que o dobro de suas publicações regulares.


Guardiões do Louvre


Primeiro mangá da editora Pipoca & Nanquim, Guardiões do Louvre foi lançado no Brasil em maio de 2018. Além de ser totalmente colorido teve o diferencial de ter miolo em papel couchê e capa dura, além de um formato grandão.

A obra foi publicada inicialmente na França, devido a uma parceria do Museu do Louvre com alguns artistas japoneses. O mangá saiu totalmente colorido por lá, mas depois ganhou uma versão em preto e branco.


Rohan no Louvre


Novo mangá da Pipoca & Nanquim, Rohan no Louvre é mais um mangá feito em parceria com o Museu do Louvre. A obra é de Hirohiko Araki, sendo um spin-off de Jojo’s Bizarre Adventure.

Totalmente colorido, Rohan no Louvre sairá em janeiro de 2020 no Brasil. Virá em formato semelhante ao de Guardiões do Louvre, em capa dura e miolo em papel couchê.


Tivemos mais? Sim, tivemos alguns quadrinhos relacionados que também são 100% coloridos:

  • O tigre e o dragão: mangá chinês publicado pela Panini muitos anos atrás e curiosamente lançado em papel jornal.
  • Surtada na dieta: Webtoon coreana lançada pela Conrad.
  • O divino (Geektopia): vencedor do Prêmio Internacional de Mangás.

Além deles, podemos citar também as quadrinizações de filmes de Yu Yu Hakusho, lançados pela JBC, e de Cavaleiros do Zodíaco, lançados pela Conrad, entre outros.

18 Comments

  • Gustavo

    Pessoal, excelente matéria, acompanho bastante suas publicações, porém não costumo comentar, Mas tenho uma dúvida a um tempo que se possível gostaria de saber. Por que novels nem famosas e de grande sucesso como SAO não são trazidas pro Brasil? Essa é bem cliche, Mas sei que há outras que fizeram bastante sucesso por aqui, mas nada delas serem publicadas :/

  • Marcelo

    Ou seja, muitos Mangás são coloridos ou tem muitas páginas coloridas. Besteira achar que Mangá é só preto e branco. ^^

  • Starrk

    Apesar de não encaixar no post, Ghosth in the Shell 2.0 tem mais da metade das 300 páginas coloridas.

  • Luan

    Nossa, não sabia que Dragon Ball saiu totalmente colorido no Japão. Seria massa se a Panini quando for lançar o Kanzenban dele usasse essa versão (não é possível que ela uma hora ou outra não lance em resposta ao CDZ da JBC, ou será que é? rs)

  • Mugi-chin

    Eu mato gigantes, dá pra dizer que é semi-colorido! kkkkk! Tem uma coisa ou outra só, em cores! Mas foi uma das minhas melhores leituras de 2016. Muito bom mesmo!

  • Fabio Rattis Lima

    eu nao sabia q Next Dimension erá 100% colorido :O

    • Rodrigo S.

      A publicação original dele era toda em colorida, mas dizem por aí que deu treta com outros mangakas da revista que ficaram com inveja, aí Next passou a ser publicado em preto e branco e só na compilação é que saia a versão colorida.
      Fiquei sabendo tbm que no Japão é a publicação de CDZ com melhor qualidade de impressão, melhor papel, etc. Aí aqui a publicação é tão ruim que tem cena que sai borrada e o mangá só falta se desfazer na mão :v

  • Bruno

    “Bambi” da Conrad não era totalmente colorido, mas também não era Preto e Branco, ele era Rosa e Branco

    Como classificamos esse?

    • Roses

      Pela lógica, ou é preto e branco (com tinta preta ou branca) ou é colorido (no sentido de que possui cores, preto e branco não é “cor” nesse sentido).
      No caso de Bambi não é Rosa e Branco, é apenas rosa. É uma impressão com uma cor só que não é o tom preto. Existem séries que funcionam com dois tons, geralmente preto e vermelho. E séries com 12 e 24 tons, que são usados nas capas, por exemplo.
      Se for pela lógica profissional, não existe colorido, existe quantidade de tons. Mas aqui estamos usando de uma forma mais coloquial para indicar séries que são totalmente ou quase feitas em cores que não apenas o tom preto.

  • Tem alguns destes listados que eu ainda não sabia que era FULL COLOR… mas, o que me intrigou mais no post foi a seguinte afirmação: “O tigre e o dragão: mangá chinês publicado pela Panini muitos anos atrás e curiosamente lançado em papel jornal.”. Não entendi… por que CURIOSAMENTE lançado em papel jornal, se este é o mote da empresa??

    • Hum… olhando agora realmente não foi uma escolha boa de palavras já que não fui bem entendido.

      A ideia era que o “curiosamente” soasse assim: “tá vendo, não é só Next Dimension que é totalmente colorido, mas lançado em papel jornal”. ^^

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading