BBM Lista: 3 Mangás com Protagonistas Animais

Confira as séries lançadas no Brasil que são protagonizadas por leão, lobo e dinossauro!

Lá no Japão a maioria das obras é sempre protagonizada por pessoas, por mais que existam outros seres, como vampiros, robôes, demônios, monstros, alienígenas, etc, são sempre humanoides. Embora raras, algumas obras diferentes são protagonizadas por animais de verdade, é claro que de forma adaptada, já que eles pensam e às vezes até falam. Aqui no Brasil tivemos três casos interessantes, confira:

***

Kimba, o leão branco

Obra de Osamu Tezuka, tem como protagonista o leão Kimba, no original Leo, acompanhando-o desde seu nascimento até seus filhos. No Brasil foi publicado pela editora NewPOP em 3 volumes.

Além da fama devido ao anime, é conhecido por ter muitas similaridades com O Rei Leão, do Walt Disney, alguns afirmando categoricamente ter sido uma cópia. Embora haja mesmo muitas coisas em comum, Kimba é uma obra típica de Tezuka, cheio de comédia e piadinhas, situações absurdas e uma narração bem rápida.

Os volumes podem ser facilmente encontrados nas lojas especializadas e site da editora.

***

Gon

Uma das várias séries já canceladas no Brasil, Gon é uma publicação diferente, sem falas, onde um dinossauro se aventura pelo mundo, encarando de frente todas as dificuldades de forma absurda. Um dos grandes atrativos de Gon é o traço do autor Tanaka Masashi, que usa uma técnica quase sem contornos, construindo os desenhos com riscos de diferentes espessuras e direções. Em 2013 chegou a ganhar um anime.

Teve 3 dos seus 7 volumes publicados pela Conrad, mas por se tratar de capítulos desconexos, pode ser lido sem problemas. Encontrar tais volumes para comprar, entretanto, é complicado, também por ser bem antigo tendem a ser volumes já desgastados pelo tempo. Mas com uma garimpada em sites como a Estante Virtual, você pode dar a sorte grande.

***

Wolf’s Rain

Lançado pela Panini em 2010, a série de 2 volumes acompanha a saga de lobos que buscam o paraíso em meio a um mundo em ruínas. Embora sejam lobos de fato, eles conseguem assumir forma humana, usando-as conforme sua conveniência. A autoria é de Keiko Nobumoto e Toshitsugu Iida, e foi baseado num anime de mesmo nome, que no Brasil foi transmitido pela Animax.

Assim como Gon, é uma série difícil de encontrar, especialmente em boas condições já que foi publicado em papel jornal. Mais uma vez seria necessário um bom trabalho de garimpagem. Por outro lado, na época foi uma série que não chamou atenção, sendo considerado muito inferior ao original. Mesmo assim, para quem assistiu o anime na época, a obra deve ser uma agradável dose de nostalgia.

***

Que outras séries você conhece protagonizado por animais no Brasil? Há algum mangá do tipo que você gostaria de ver no território nacional? Pessoalmente, esta redatora morreria para ver Chi’s Sweet Home no Brasil!

8 Comments

  • Hum… nos mangás de Pokémon vemos os holofotes sobre as centenas desses bichinhos fofinhos que levam o nome da franquia.

    Visto posto, diga-nos ó sábio Pikachu: Afinal… quem é o protagonista da série de fato? Será o Ash, mestre deste fictício rato? Ou és tú, com seu choque que sai do rabo?

    https://lulukasite.files.wordpress.com/2017/05/pikachu.png
    Falou o sábio Pikachu.

    • MWAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA, excelente @Luluka!
      Além de fazer a mim e a alguns colegas de trabalho darem muitas risadas, seu argumento é totalmente justo e válido! =)
      Ótimo comentário. “Falou o sábio Pikachu”. o/

  • Tirando Kimba, os outros dois são passáveis para mim. Gon por falta de interesse minha mesmo, e não por demérito ou falta de qualidade da obra. Já Wolf’s Rain, assim como a maioria dos mangás que se originam de um anime original (como Code Geass, Samurai 7, entre outros), não parece ser tão bom quanto pintam o anime ou quão bom o anime é…

  • TDA

    Eu gostaria muito de ver Fumetsu no Anata e, mas SE viesse ainda demoraria muito tempo já que a obra está no início.

  • Tem dois volumes de Gon (usados obviamente) em uma banca na minha cidade há meses. Ninguém compra. Não desperta interesse. Eu mesmo só lembro que eles existem quando vou lá. Rs

  • Bruno

    Eu nunca li, mas o cachorro não é protagonista em O Cão que Guarda as Estrelas?

    • Roses

      Dá sim para tratá-lo como protagonista, embora a história seja algo que acontece envolta do cachorro, ainda sim ele é de fato protagonista. É uma ótima sugestão! 🙂

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading