Trinity Blood: 6 anos na geladeira da Panini

…..

A cada ano que passa mais e mais se confirma que os títulos da chamada “geladeira” da Panini não irão retornar, esperando apenas o cancelamento oficial por parte da editora, se é que essa confirmação vai acontecer algum dia. Afinal já se passou tanto tempo desde que o último volume foi publicado que se não houver uma reimpressão e re-divulgação do título, as vendas tendem a ser pífias e o prejuízo da editora, enorme. E vocês sabem bem como funciona a política da reimpressão da Panini, não sabem? Pois é…

Um desses títulos fadados ao cancelamento é Trinity Blood, mangá de Kyo Kyujyo, que completa 6 anos de paralisação no Brasil agora em 2017.

A obra teve seu primeiro volume publicado no Japão em 2004 e ainda não acabou^^. Ele caminha a passos lentos, ganhando apenas um volume por ano. Parte disso porque Kyo Kyujyo se dedica a seu outro mangá, Zone 00, que também caminha a passos lentos e que igualmente se encontra paralisado por aqui…

No Brasil, Trinity Blood chegou em outubro de 2008 sendo publicado regularmente até o fim de 2009 quando alcançou a publicação japonesa, à época no volume 12. O 13º tomo foi publicado no Japão em novembro de 2010 e a Panini o trouxe no ano seguinte, em agosto de 2011, segundo o Guia dos Quadrinhos. Parecia que a editora faria o básico, assim que saísse um volume no Japão ela o negociaria e o traria para cá. Porém, isso não se repetiu. De lá para cá, nenhum outro volume publicado no Brasil…

São seis anos sem o mangá e o único pronunciamento oficial da editora é que “os mangás da geladeira continuam na geladeira”. Em razão disso, fica difícil crer que o mangá realmente retorne algum dia. Então, se você guardou seus 13 volumes até hoje na esperança de que a Panini dê continuidade à série, acho melhor desistir. O meu conselho é que se desfaça deles ou que importe o restante da França ou da Itália onde o mangá continua a sair regularmente…

Hoje, a gente tem mais confiança de que a Panini irá publicar seus títulos até o fim, mas esses gargalos do passado ainda persistem, ao menos até a editora cancelá-los oficialmente…

***

Atualmente Trinity Blood possui 20 volumes. Se você acompanha a nossa coluna Novos Volumes de Mangás no Japão, deverá ter visto na postagem de abril a capa do vigésimo tomo, reproduzida abaixo.

Sinopse: Num futuro pós-apocalíptico, a guerra entre humanos (Terran) e vampiros (Methuselah) continua com uma disputa entre duas facções: o Vaticano e o Império Neo- Humano. Mesmo entre os dois povos existindo aqueles que anseiam por uma coexistência pacífica, tbm há os que não querem que os conflitos acabem. Enquanto tentam resolver os problemas diplomáticos entre as espécies, um outro grupo, a Ordem Rosenkreuz, manipulam os acontecimentos na surdina instigando o caos e a desconfiança entre os dois lados. Para combatê-los, o grupo “AX”, de Operações Especiais do Vaticano, liderado pela Cardeal Caterina Sforza; precisa usar de todas as suas armas – até mesmo um vampiro que se alimenta do sangue de outros vampiros.

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

13 Comments

  • Lina

    Infelizmente não tenho mais confiança nenhuma para comprar títulos da Panini que não sejam aquelas coisas extremamente mainstream (e olhe lá!). Nunca gostei de fazer isso por achar que não era bom para o mercado e tal, mas com as séries menos conhecidas eu tenho esperado sair até o final para só então comprar, assim pelo menos eu não jogo dinheiro fora. Sei que se todo mundo fizer isso o ritmo de publicação por aqui tende a cair ainda mais, mas não dá para manter a confiança tendo quase 10 séries paralisadas ou canceladas na estante.

    • @Lina, concordo com tudo que disseste. Com algumas séries, dá para entrar no ritmo de todo mundo e ir comprando, já com outras, inviável. E no meu caso, sou ainda mais radical, eu boicoto mesmo alguns mangás só porque eles vêm pela Panini.
      Como você, não para manter a confiança tendo quase 10 mangás paralisados na estante… Depois do que passei com Homunculus, que foi um verdadeiro milagre ter sido concluído por aqui, não gostaria de passar por aquilo novamente…

  • Estou comprando Slam Dunk, Vagabond e vou comprar Dr Slump e to com um medo danado dessa geladeira… Acho que se Slam Dunk acabar na geladeira vou pular de alguma ponte.

  • Enquanto isso, MPD Psycho agoniza no congelamento da Panini.

    Eu só queria ter a chance de ler ele, nem scan em inglês tem disponível…

  • Natália Maria

    Achei que não estava saindo aqui porque a publicação estava paralisada lá no Japão por causa da morte de um dos autores (pelo menos foi isso que uma pessoa me disse)… Não sabia que estava na geladeira desse jeito. Que ruim.

    • Humberto

      Acho que foi confundido com Highschool of the Dead. Esse realmente morreu. Nem tem como.

  • SIRIUS BLACK

    Kyon, eu creio que esse cancelamento oficial do mangá já deve ter acontecido, e a editora só não se pronunciou em relação a isso para nós, até para não alarmar o pessoal que está chegando agora e que não sabe dessa fama da Panini, de cancelar mangás a torto e a direito. Eu creio que isso é a tática da Panini: a de tentar esconder o próprio passado e a jogar o problema para debaixo do tapete. Por isso que ela jamais vai fazer esse pronunciamento oficialmente. Afinal, não teria sentido algum pagar royalties de algo que sequer está sendo usado há 6 anos. Idem para os demais mangás que estão no freezer da Panini.

    • Com cancelamento oficial eu quis dizer revelar ao público que está cancelado^^.

      Mas assim, a gente sabe que o contrato tem um tempo de validade, não sabemos quanto, e quando esse tempo acabar a editora já não é dona da licença daquele título. A questão é saber se o contrato ainda está válido ou não…

      Mas eu concordo com isso de a editora querer esconder o passado.

      —-
      Em tempo: Royalties a editora só estaria pagando se os volumes antigos estivessem em circulação. Tipo, se ela tivesse em estoque e estivesse vendendo para lojistas e tal…

  • Blues

    O medo agora é que D. Gray-man e até Dr. Slump possa ter o mesmo destino. Panini devia focar só em títulos mainstream/modinha porque são os únicos que a editora tem certeza de rios de dinheiro vão fluir e que o público consumidor que acompanha não será prejudicado a curto ou longo prazo.

    • Não. Panini é a maior editora de mangás do Brasil e tem obras que só ela consegue publicar.

      Shoujo mais extensos, por exemplo, é só ela que lança. Não creio que devam vender tanto, mas ela vem publicando.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading