Resenha: o calmo e interessante “One Week Friends”

Um slice of life de primeira

Sempre que uma editora anuncia a publicação de um título de comédia ou de romance, o meu radar começa a ficar alerta e as moedas no cofrinho de imediato são reservadas. É um tipo de obra que me satisfaz se for bem executado.

One Week Friends me chamou a atenção de imediato por um fato a mais, a semelhança com a animação E.F A tale of memories e com o filme Como se fosse a primeira vez (que no fim só passou de uma semelhança temática, pois o desenvolvimento foi totalmente diferente dessas duas obras), colocando uma personagem que perde a memória toda semana e um outro que, mesmo assim, não desiste dela.

A história, que poderia ser um dramalhão, se envereda pelo slice of life e pela comédia e faz muito bem o seu papel, conseguindo ser um mangá bastante leve e divertido, para passar o tempo. A obra segue os colegas de classe Hase e Fujimiya e a tentativa dele de ser amigo dela todas as semanas. De uma maneira nada convencional Hase pergunta à garota se ela poderia de ser sua amiga e o resto é história.

Com um núcleo de personagens de apoio bem cômico e único One Week Friends consegue despontar bem como uma obra de comédia que não ficou cansativa com o passar dos volumes, sabendo sempre renovar a sua história utilizando-se do plot básico da perda de memória da garota.

O clima, como dito, é bastante leve com os personagens se divertindo e passando o tempo. Ao mesmo tempo, porém, a obra progride de forma lenta e gradual em busca da resolução de um mistério, o porquê de a garota perder a memória toda semana e de só se esquecer dos amigos. Mesmo quando há drama – como as muitas passagens de insegurança de Hase – o drama é leve e acaba sendo resolvido em pouco tempo e sempre existindo um alívio cômico em algum momento.

Entretanto, apesar de ser uma obra muito boa e de cumprir bem o seu papel, One Week Friends não é um mangá perfeito narrativamente falando, possuindo alguns vícios que não o deixam ser uma obra grandiosa. O maior dos vícios é a aparição inesperada de um novo personagem nos volumes finais e que é colocado unicamente para resolver o mistério por trás da perda de memória.

A gente pode até relevar, visto que a obra trata do tema da amizade e que a perda da memória estaria relacionado a isso, mas mesmo assim a aparição do personagem foi completamente de súbito e isso soa muito negativo, como se a autora não tivesse conseguido trabalhar isso de uma forma mais elaborada. Ainda assim, One Week Friends é um slice of life de primeira e que merece a leitura por quem gosta de obras do gênero.

Por fim, vale enfatizar que o mangá fala de amizade e não de romance propriamente dito. Você até encontra passagens românticas, mas no geral isso fica em segundo plano, focando-se inteiramente na comédia e na resolução do mistério. Em virtude disso, o final da obra não deve ser satisfatório para quem quer ver romance, mas em minha opinião é um final digno e que mantém o clima e a temática do mangá intactos.

  • Ficha Técnica

Título: One Week Friends
Autor: Matcha Hazuki
Editora: Panini
Dimensões: 13,7 x 20 cm
Miolo: Papel Jornal
Acabamento: Capa cartonada simples
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Número de volumes: 7 no total
Preço: R$ 13,90
Onde comprarCapitão Onigiri / ComixLoja da Panini

*No momento em que esta postagem vai ao ar, a Loja da Panini não possui o volume 4. A Loja Capitão Onigiri só possui os volumes 1, 5 e 6.

***

Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM

1 Comment

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading