Fãs analisam os lançamentos de Hunter x Hunter
Que o autor de Hunter x Hunter, Yoshihiro Togashi, é o rei dos hiatos e da publicação casual não é novidade para nenhum leitor. Mas você sabe mesmo quantas “paradas” e “recomeços” a obra já teve? Pois um pessoal decidiu organizar todos os dados e fazer gráficos e dados visuais para mostrar exatamente esses hiatos.
Os gráficos e dados originais podem ser encontrados aqui. Os dados e informações são de um site japonês de fãs que é especializado na publicação (ou seria nos hiatos) de Hunter x Hunter.
Abaixo a versão traduzida feita por nós afim de facilitar para os nossos leitores, clique nas imagens para ver versões maiores. Esta postagem foi publicada originalmente em 25/02/2016 e atualizada em 19/04/2018.

Os dados começam com uma tabela mostrando as edições da Weekly Shounen Jump, revista onde a série foi (é?) serializada, que possuem ou não um capítulo de HxH. Seguida de uma por arcos:

Note que além dos hiatos propriamente ditos, há pequenos pulos, especialmente no início. Aquilo ali é normal, geralmente batem com os lançamentos dos volumes, quando o autor precisa de um tempo para ajeitar e arrumar os capítulos, além de produzir capas e outros extras para os encadernados. Também não é incomum uma pausa de um mês ou menos entre arcos, geralmente uma folga merecida e uma chance para o autor bolar novos arcos.

O site continua com algumas estatísticas interessantes, comparando os hiatos às publicações. Aqui um gráfico bem ilustrativo mostrando o volume de produção de capítulos por ano, no original é possível ver os valores exatos em cada bolinha ali, o link está ali em cima, se quiser dar uma olhada.

Por fim, o site encerra com uma tabela por ano mostrando as porcentagens de edições puladas:

***
No Brasil a obra é lançada pela JBC desde 2008. Atualmente a empresa publicou 34 dos 35 volumes já lançados no Japão. Togashi é autor também de Yu Yu Hakusho e Level E, publicados também pela mesma editora.
Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM
[…] em publicação no Japão desde 1998 e é conhecido por seus constantes e longos hiatos (veja mais aqui), possuindo atualmente 36 volumes, o último deles lançado em outubro. O mangá havia voltado de […]
[…] Gráfico de hiatos de Hunter x Hunter […]
[…] está em publicação no Japão desde 1998 e é conhecido por seus constantes e longos hiatos (veja mais aqui). No Brasil, o mangá é publicado pela editora JBC desde 2008. Atualmente, a empresa publicou 34 […]
A filhadaputagem do Togashi é indefensável. Não há um padrão para os hiatos. Ele simplesmente pode, então os faz. A história de Hunter (melhor obra do autor, mesmo que eu não veja o fim, rs) teve seu universo ampliado, levando a crer que durará vários anos, enquanto que o Togashi já passa de meio século de vida e só fica pausando-a. Ele acha o quê? Que viverá uns três séculos?
ele poderia parar de 3 em 3 meses para descansar e cuidar da saúde mas não o cara ficar 1 ano ou mais sem lançar nada é complicado !