BBM Lista – 5 vídeos de uma editora espanhola para a Panini se inspirar e mudar o Planet Time

A segunda temporada do Planet Time acabou e o blog BBM torce para que não exista uma terceira. Se você pegou o bonde andando vamos explicar: tempos atrás, a editora Panini passou a fazer um vídeo semanal totalmente dedicado a mangás e o chamou de Planet Time. Entretanto, o programa não era lá muito bom, com algumas curiosidades meio bobas e quase sempre sem informações realmente relevantes. Na única vez que anunciaram um título, des-anunciaram ele em seguida O_o.

O programa acabou por um tempo, aparentemente porque o apresentador saiu da empresa, mas mais recentemente, os vídeos semanais retornaram com sua segunda temporada, com dois novos membros. Tornou-se pior do que antes, com falas mecânicas, curiosidades mais sem graça ainda e sem informações pertinentes na maioria das vezes. Felizmente, nessa nova leva fizeram anúncios e não des-anunciaram eles^^.

Ontem foi ao ar mais um vídeo e nele havia a informação de que seria o último da segunda temporada e a gente realmente espera que não exista uma terceira ou que, se existir, pelo menos a editora modifique o formato. Os vídeos eram muito ruins de verdade e não despertavam o mínimo interesse de assisti-los, de modo que após um tempo, eu sempre pulava para o final para ver a sessão de perguntas e respostas, igualmente detestável com “respostas prontas” e que só serviam para enrolar o público na maioria das vezes.

A verdade é que não há a necessidade de se fazer um vídeo semanal, basta fazer um de tempos em tempos com informações minimamente relevantes. Abaixo, iremos listar alguns exemplos de bons vídeos que uma editora espanhola costuma fazer, todos eles curtos e informativos:

***


1) Vídeo curtinho de dois minutos da editora espanhola Norma, falando sobre The Promised Neverland. A empresa apresenta o mangá, comentando brevemente da história e dizendo, entre outras coisas, que o primeiro volume será vendido com 50% de desconto.


2) Vídeo 1 minuto e quarenta segundos, também da editora Norma, falando de Sakura Clear Card Arc. A empresa comenta também da dificuldade de relançar a obra original, devido às aprovações muito exigentes dos japoneses.


3) Vídeo de 4 minutos, datado de 2017, explicando um pouco sobre um dos novos mangás da editora Norma para a Espanha, Akatsuki no Yonna. Dentre outras coisas, a empresa explica que muitas vezes exige-se que a obra tenha um título internacional, mas nesse caso não foi preciso e a editora preferiu traduzir o título para não se perder certos matizes do idioma castelhano. Um tipo de explicação que quase nunca vemos nos vídeos do Planet Time.

A empresa também explica que teve receio em lançar o mangá, pois ele tinha mais de 20 volumes e ainda está em andamento, mas a empresa foi convencida devido a inúmeros pedidos.


4) Vídeo de pouco mais de 3 minutos falando novamente de um dos títulos mais esperados na Espanha e que, nas palavras da apresentadora, brilha com luz própria, Akatsuki no Yona. Nele, a empresa relembra algumas coisas já informadas por ela como, por exemplo, que os dois volumes iniciais estarão com 50% de desconto. No vídeo, a empresa também mostra o livreto com preview gratuito de algumas de suas obras.


5) Por fim, um vídeo de menos de 4 minutos apresentando as novidades de mangás da editora Norma para o mês de maio. Tudo bem simples, rápido e prático. Nada de sinopses lidas com pressa, nada de enrolação. Mesmo sendo curto, apresenta muito bem os títulos da empresa.

***

A Planet Manga tem problemas maiores a resolver do que isso, como melhorar a distribuição e ter mais estoque disponível de obras recém lançadas, mas se a editora se propõe a fazer vídeos, deveriam pensar realmente em um formato mais atrativo e informativo.

Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM

16 Comments

  • Esse The Promised Neverland da Norma parece ter ficado com a encadernação ruim. Dá pra ver que nem tá dando pra abrir a página inteira.

  • Jefferson Alves

    Esse Akatsuki no Yona me interessa, aguardando alguma editora publicar hehehe. E sakura queria muito tbm. Caso a JBC lance podeiam deixar com o mesmo formato, designer, tudo, como o relanlamento que fizeram com Sakura.

  • Jeff

    Falando em estoque. Iniciei a coleção de Pandora Hearts da Panini que está no volume 13, os outros anteriores consegui com facilidade. O único problema que tive foi com o volume 9, não achando ele em lugar algum, procurei na comix, submarino, saraiva, amazon, fnac, livraria cultura e em sebos, pacobello, estante virtual, rika e na própria editora, nao obtendo resultado. Aí tive que me render ao Mercado Livre e comprar o volume 9 por 120 reias fora o frete. :/

    • 120? Que loucura!! Eu também penei pra achar, mas esbarrei em uma loja online chamada Excelsior Comic, bem simples, e lá peguei a ultima unidade. Morrendo de medo de vir zoado, porém veio certinho. Aliás, onde tu conseguiu o volume 12? Esse tá desaparecido tbm, a Panini não entregou nem na Comix.

      • Jefferson Alves

        Bom saber desse site hehehe. Pois eh paguei essa bagatela. Eu achei tudo no mercado livre. Fiz uma pesquisa agora e ainda tem uns 4 volumes lá.;)

      • hayashy

        Também penei pra tentar comprar a edição 9 de Pandora Hearts…na livraria SBS VILA MADALENA…e paguei a preço de capa. E era a ultima unidade. LOVELY COMPLEX 10, ASSASSINATION CLASSRON 19, BERSERK 19 E 20, impossiveis de achar, acredito que nem exista mais estas edições à venda (so facadas no mercado livre),

        e ja to preocupado com a edição 12….aff, comprei até o 11 correr atras disso pra nao pagar caro depois.

      • hayashy

        a edição 12 tá fácil de achar, tem bastante volume em uma loja virtual aí. uns 20+

        • Qual?? Vi que tem no próprio site da Panini, mas tenho receio de comprar lá devido a qualidade de envio deles.

        • para mim é tudo a mesma coisa, mas vai na LOJA NERDZ que tu acha, porém, o frete da panini sai mais em conta, viu…o bom da nerdz vc compra produtos acima de 100 reais o frete é gratis

    • Também perdi o vol 9, agora não o encontro mais, infelizmente (ou felizmente) não posso me dar o luxo de comprar um volume por tanto. Triste, espero que a Panini reimprima, apesar de achar difícil, poderiam pelo menos fazer igual Berserk e começar a vendar na Amazon também.

  • Urashima

    Podiam dar uma olhada na JBC. Tem menos títulos por mês, porém consegue semanalmente informa os títulos que saíram e os que estão para sair, os atrasos, Akira, CDZ e questões pontuais como o recente problema na distribuição ou anúncios. Algo simples, mas funcional.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading