Conheça a franquia “Another”

O que ainda falta sair no Brasil?

Se em 2012 você já assistia animês e circulava nos grupos e páginas otakus das redes sociais, certamente você deve ter se deparado com a famosa cena do guarda-chuva em que uma dada personagem tropeça em uma escada e acaba morta pelo objeto que carregava. A cena era da animação Another, uma obra que tentava ser de terror e mistério e que causou um grande impacto entre uma parcela do público na época.

Na obra Koichi Sakakibara é um ginasial comum com a saúde frágil e que acabou de se transferir para a Escola Ginasial Yomiyama do Norte. Para sua infelicidade, ele acaba caindo na amaldiçoada turma 3-3 na qual, quase todos os anos, um outro aluno “se infiltra” na sala sem que ninguém perceba e vários alunos da classe ou seus familiares acabam falecendo de forma inesperada.

Another nasceu originalmente como um livro escrito por Yukito Ayatsuji e serializado na revista literária Yasei Jidai, da editora Kadokawa, entre 2006 e 2009, sendo reunida em um volume de quase 700 páginas e lançada no Japão também em 2009. Posteriormente, a obra foi relançada algumas vezes em dois volumes, sendo que em 2012, após  exibição do animê, esse relançamento contou com ilustrações de Noizi Ito, detalhe que não tinha em nenhuma das versões anteriores.

A novel de Ayatsuji gerou, além do desenho animado, uma adaptação em mangá que ficou a cargo de Hiro Kiyohara. Essa adaptação foi serializada na revista seinen Young Ace, da Kadokawa Shoten, entre 2010 e 2011 e foi concluída em 4 volumes no total.

Tanto o autor do mangá, Hiro Kiyohara, quanto o responsável pela animação tiveram bastante liberdade em trabalhar o roteiro, sendo ligeiramente distante do livro original. Ainda que o desfecho seja o mesmo nas três mídias (o “Outro” é sempre o mesmo), o desenvolvimento da obra e as ações de certos personagens, sobretudo na parte final, são diferentes em cada uma delas. Por isso, é sempre bom ter contato com as três mídias para ver versões diferentes da mesma história.

A franquia Another não se resumiu a isso. Kiyohara ainda desenhou um especial de poucas páginas chamado de Another 0, no qual trazia como protagonista a tia de Sakakibara, nos tempos em que ela também fez parte da turma 3-3. Esse especial foi lançado originalmente no Japão junto a um DVD no ano de 2012. Posteriormente, ele foi lançado sozinho, mas apenas em formato digital.

Já Yukito Ayatsuji criou duas novas histórias nesse universo, Another Episódio S Another 2001. 

Another Episódio S foi publicado no Japão em 2013 e teve apenas um volume no total. A obra ocorre no verão de 1998, durante os incidentes envolvendo a turma 3-3. Na história, Mei Misaki vai com a família para a casa de férias à beira-mar, afastando-se da influência da maldição. Entretanto, ainda assim, ela buscava buscar um meio de salvar a todos, tendo decidido falar com seu vizinho Teruya Sakaki, que anos antes estudou na Escola Yomiyama North e, assim como Mei, testemunhou os misteriosos eventos que ocorrem na turma 3-3. Porém, ela acaba apenas por conhecer o fantasma dele^^. Mei, então, se vê diante de mais um mistério, agora buscando reaver as memórias e o corpo do fantasma.

Na França Episódio S foi publicado sob o título Another Où est le mort? (Another: Onde estão os mortos?) e Nos Estados Unidos, o livro foi lançado como Episode S/0, pois contava também com o one-shot Another 0. No Japão, além do lançamento em 2013, a obra teve um relançamento em 2014 e outro em 2016.

A outra obra do universo de Another, chamado de Another 2001, começou a ter seus capítulos lançados em 2014 na revista literária Yasei Jidai e ainda não foi concluída no Japão. Não existem muitos detalhes sobre essa obra, apenas se sabe que ela se passa três anos após a série original. Como ainda não saiu em volume, Another 2001 permanece inédito no ocidente.

***

No Brasil, a animação foi exibida pelo site de streaming Crunchyroll ainda em 2012 e continua disponível até hoje, com legendas em língua portuguesa. A adaptação em mangá, por sua vez, foi publicada pela editora JBC entre fevereiro e maio de 2013. A obra foi um sucesso, esgotou e foi reimpressa mais de uma vez.

Em 2018, a mesma empresa relançou Another em um box, dessa vez contendo especial Another 0, que até então não tinha sido possível publicar. Em 2015, a empresa publicou o livro original de Another de Yukito Ayatsuji e ainda trouxe o autor do mangá Hiro Kiyohara para o Brasil.

Another Episódio S é inédito por aqui. Obviamente, Another 2001 – que ainda não ganhou volume no Japão – também.


Essa foi uma mini postagem de nossa série Guia de Franquias. Para quem não conhece, Guia de Franquias é uma série em que buscamos listar todas (ou pelo menos a maioria) das obras impressas de uma dada franquia (Mangás, light novels, artbooks, etc). Já fizemos postagens de várias séries e você pode conferir todas, clicando aqui.

2 comentários

  1. Acabei de comprar o box. Comprei o livro há anos, mas nunca tive tempo de ler. Conheço o anime, gostei bastante da história.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.