Biblioteca Brasileira de Mangás

“Akira”: terceiro volume do mangá pode sair entre outubro e novembro

Anúncios

Editora JBC divulgou hoje

Na tarde desta sexta-feira, 31/08/2018, a editora JBC divulgou – por meio de seu canal no Youtube – que conseguiu todas as aprovações do terceiro volume do mangá Akira. Com isso, a empresa pode dar prosseguimento às próximas etapas e, se tudo der certo, o terceiro volume pode sair entre outubro e novembro deste ano.

A empresa também informou que já está trabalhando no volume 4 e que ele deve ser lançado nos primeiros meses de 2019.

Para quem não sabe, todos os mangás publicados no Brasil precisam passar por uma aprovação do Japão (geralmente a capa e alguns outros detalhes), mas no caso de Akira as exigências japonesas são um pouco maiores e é preciso mandar até mesmo páginas impressas para o oriente. Por conta disso, a publicação acaba sendo um pouco mais demorada que a maioria dos mangás.

Essa demora não é algo exclusivo da edição brasileira. Na França, o mangá também sai a passos lentíssimos e todos os volumes publicados por lá (foram 4 até o momento) acabaram adiados mais de uma vez.

Segundo fala de um editor da JBC houve uma mudança na equipe que cuidava das aprovações no Japão e ela tende a acontecer mais rápido para os próximos volumes. Na França mesmo, por exemplo, o quinto tomo está previsto para outubro, apenas dois meses após o lançamento do volume 4.

Akira é um mangá de autoria de Katsuhiro Otomo que teve seus capítulos publicados entre 1982 e 1990 na revista Weekly Young Magazine, da editora Kodansha, sendo compilados em seis volumes.

No Brasil, o mangá foi publicado pela primeira vez entre 1990 e 1998 pela editora Globo, tendo seus 6 volumes divididos em 38 revistinhas. Essa edição teve seu sentido de leitura ocidentalizado e todas as páginas foram colorizadas. Durante anos, a licença do mangá não esteve disponível para o Brasil, mas em 2015 a editora JBC conseguiu o título e anunciou o relançamento da obra. O título, porém, passou por uma remasterização no Japão e o primeiro tomo só foi sair no Brasil em 2017.

Sair da versão mobile