Prévia – Outubro de 2018

Veja tudo o que pode ser lançado em outubro

Você sabe quais mangás e light novels serão publicados no Brasil mês que vem? Se a resposta for negativa, a postagem que agora você lê te ajudará nisso. Ela é uma prévia do que irá ser publicado no mês de outubro no Brasil. Essa previsão é feita a partir da periodicidade divulgada para cada obra e, também, de demais notícias sobre publicação de um título novo, adiamento ou retorno de publicações há muito tempo paradas.

De antemão dizemos que a prévia tem grandes chances de divergir com o que efetivamente for publicado no mês seguinte, visto que algumas obras acabam sendo adiadas e outras só são divulgadas no decorrer do mês. Ainda assim, a lista abaixo é útil para você se programar com alguns dias ou semanas de antecedência e ir juntando o dinheiro necessário caso seja preciso :). 

Além dos títulos previstos para outubro, incrementamos a postagem com informações sobre outros títulos publicados no Brasil (o que torna a postagem uma grande lista de tudo o que é publicado em nosso país), mostrando se há alguma chance de sair e/ou argumentando o porquê de não serem lançados mês que vem. Em caso de dúvidas não deixe de nos perguntar :).


TÍTULOS PREVISTOS PARA OUTUBRO


JBC


No Henshin Online, vídeo semanal da editora, de 28/09/2018 a editora informou que esses quatro títulos acima seriam os lançados pela editora em outubro.


NEWPOP


Após alguns meses parado, GTO retornará em outubro, agora em periodicidade mensal. Happiness e Re: Zero ganham mais um volume e continuam regulares.

Até o momento, a NewPOP não divulgou se lançará alguma outra obra, porém, em teoria, deveria ter mais alguma obra do Osamu Tezuka, visto que a empresa disse em mais de uma oportunidade que pretendia lançar os volumes únicos do autor bimestralmente. Como em agosto saiu A nova ilha do tesouro, agora em outubro deveria ser lançado Prelúdio do Arco-Íris ou Manga Daigaku.


PANINI


-Panini

Para outubro estão previstos 22 títulos pela Panini, dentre eles o retorno Ajin (informação divulgada pela Panini ao responder a um leitor no Facebook), Vinland Saga e Highschool DxD (ambos divulgados por meio de uma editora da Panini). Além disso, três títulos serão concluídos, Lovely Complex, Arakawa Under The Bridge e o já citado Highschool DxD.


OUTROS MANGÁS PUBLICADOS NO BRASIL


A lista abaixo compreende os títulos aos quais a publicação brasileira já alcançou a japonesa e que, portanto, são lançados de forma irregular por aqui. A lista também abriga os mangás que (mesmo não tendo alcançado a publicação japonesa) são lançados de forma eventual no Brasil, os que estejam parados aguardando o retorno da publicação brasileira e os que atrasaram estando sem uma previsão imediata.


-JBC

  • Akira #03: O mangá é lançado de forma eventual, pois as aprovações com o Japão costumam ser mais demoradas do que com outros mangás. A JBC tem expectativa de publicá-lo entre outubro e novembro.
  • Blue Exorcist #21: Saiu no Japão em março. A editora ainda não divulgou uma data certa para o lançamento do volume.
  • BTOOOM! #25: Saiu no Japão em fevereiro. A editora ainda não divulgou uma data certa para o lançamento do volume.
  • Cavaleiros do Zodíaco – Next Dimension #12: Saiu no Japão em maio. A editora ainda não divulgou uma data certa para o lançamento do volume.
  • Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas #03: Mensal. O volume 2 é de setembro, mas atrasou um pouco. O volume 3 não foi citado pela editora como um dos títulos de outubro.
  • Fullmetal Alchemist #25: Mensal. O 23 e 24 estavam previstos para setembro. Atrasaram um pouco e devem sair na primeira semana de outubro, mas continuam como sendo do checklist de setembro. O 25 não foi citado pela editora como um dos títulos de outubro.
  • Freezing #32: Saiu em maio no Japão. A editora ainda não divulgou uma data certa para o lançamento do volume.
  • Fullmetal Alchemist – Guia Completo #03 (Final): O databook é lançado de forma eventual. Este último tomo compreende acontecimentos até o volume 24. A editora deve publicá-lo até o final do ano, mas ela não deu uma data certa para isso.
  • Gangsta #08: Saiu no Japão em maio. A editora ainda não divulgou uma data certa para o lançamento do volume.
  • Hunter x Hunter #35Saiu no Japão em fevereiro. A editora ainda não divulgou uma data certa para o lançamento do volume.
  • Little Witch Academia #02: Trimestral. Deveria ter sido lançado em setembro, mas por conta dos problemas de distribuição enfrentados pela editora, o tomo acabou adiado. A JBC ainda não divulgou uma data certa para o lançamento do volume.
  • My Hero Academia Smash #03: Título trimestral que deveria ter saído em julho. Até o momento não existe nenhuma informação de quando ele será lançado.
  • Platinum End #03: Bimestral. Deveria ter sido lançado em setembro, porém acabou adiado devido aos problemas de distribuição da editora. A JBC ainda não divulgou uma data certa para o lançamento do volume.
  • Terra Formars #21: Saiu no Japão em julho. Muito cedo para ser lançado no Brasil.
  • Ultraman #11: Foi lançado em dezembro de 2017 no Japão. A editora ainda não divulgou uma data certa para o lançamento do volume.

-NewPOP

  • Loveless #08Parado há mais de um ano, a editora diz que a obra deve retornar este semestre, mas ela não deu nenhuma previsão específica.
  • No game No life #02Saiu em fevereiro no Japão. A NewPOP ainda não recebeu os materiais para poder trabalhar na obra.
  • No game No life – Light novel #10: Saiu em fevereiro no Japão. A NewPOP ainda não recebeu os materiais para poder trabalhar na obra.
  • Number Six – Novel #06: Parado há um ano e sem previsão imediata de retorno.

-Panini

  • Ataque dos titãs – Antes da Queda #15: Saiu em agosto no Japão. Muito cedo para ser lançado no Brasil.
  • Batman e a liga da justiça #02: Eventual. O volume 1 foi lançado em agosto e a editora não informou nenhuma periodicidade.
  • Berserk [meio-tanko] #79: O volume 40 saiu em setembro no Japão. Ainda é cedo para o volume ser lançado no Brasil.
  • Bestiarius #06: O volume saiu em abril no Japão. A editora ainda não informou qualquer previsão para o lançamento dele.
  • Black Butler #27: Saiu em julho de 2018 no Japão, então é muito cedo para ser lançado no Brasil.
  • One-Punch Man #17: Saiu em agosto no Japão. Em teoria é muito cedo para ser lançado no Brasil, mas segundo fala de uma editora da Panini, ele já estava em tradução. Se vai ser lançado em novembro ou não teremos que esperar para ver.
  • Triage X #16: Quadrimestral. Deveria estar ter saído em agosto, mas isso acabou não ocorrendo. Não há informações sobre quando o mangá efetivamente será lançado..

A lista abaixo compreende os mangás que são publicados bimestralmente nos meses ímpares (Janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro) e que, portanto, não devem ter seus volumes lançados durante outubro.


-JBC

-Devir

-NewPOP

-Panini


A lista abaixo compreende os mangás publicados em periodicidade trimestral e quadrimestral e que não serão publicados em setembro por essa razão.


-NewPOP

-Panini


VOLUMES QUE NÃO EXISTEM


A lista abaixo compreende os mangás que ainda não existem no Japão, ocasionando na impossibilidade de ter um volume novo por aqui, visto a editora brasileira já ter publicado todos os existentes. Para saber se há alguma previsão de algum deles sair no oriente, visite a nossa postagem mais recente da coluna Novos Volumes de Mangás no Japão.

-JBC

-NewPOP

-Panini


O QUE ACONTECEU COM AQUELE TÍTULO?


A lista abaixo compreende os títulos que estão parados e sem qualquer previsão de retorno, alguns possivelmente cancelados, embora não exista confirmação oficial para a maioria deles.

-ABRIL

A editora Abril não irá mais publicar quadrinhos Disney no Brasil. Como Kingdom Hearts está atrelado à Disney, ele também entra nesse pacote e não terá novos volumes pela editora. Pode acontecer de a editora que assumir os quadrinhos Disney continuar com o mangá? Pode, mas é improvável.

-Alto Astral

A Alto Astral não publica mangás desde janeiro de 2017. No site da editora já não há mais menção aos quadrinhos da editora e sempre que perguntada sobre a continuidade, a editora apenas diz que não tem previsão. Podemos considerar os títulos da empresa como cancelados. Ainda os listaremos aqui por mais alguns meses só por excesso zelo de nossa parte.

-Nova Sampa

Para todos os títulos, a resposta é a mesma. A Nova Sampa não publica nada desde meados de 2017 e há muito tempo não se pronúncia nas redes sociais. Seus títulos antigos volta e meia chegam a bancas de revistas por meio de boxes ou pacotes a preços promocionais, mas novidade realmente nenhuma. Não se sabe se a editora continuará a publicação dos títulos.

-Panini

Para todos os títulos acima a resposta é idêntica. A Panini paralisou a publicação desses títulos e NÃO existe nenhuma previsão de retorno. Não devemos ter qualquer esperança de que voltem a ser lançados. Pode acontecer? Pode, mas a Panini não tem dado esperanças para isso.

***

-Não anunciaram um título tal? Confira no nosso Calendário de Lançamentos (clique aqui). É no Calendário que listamos todos os títulos anunciados pelas editoras que ainda não começaram a sair.

-Mas o volume tal de setembro foi lançado ou não? Confira nossa coluna Mangás que saíram esta semana. Nela listamos os tomos do checklist de setembro que ainda não foram publicados.

Há algum erro? Esquecemos alguma obra? Nos avise nos comentários para que possamos corrigir e fazer da postagem a mais precisa possível :).

17 Comments

  • Rian

    Olá, o checklist oficial da NewPop já Saiu, atualizem quando for possível, obrigado!

    • Ainda não saiu. 🙂

      O checklist oficial da NewPOP fica neste link no site da editora: http://www.newpop.com.br/?cat=31
      No momento em que escrevo só tem até setembro, então ele não foi divulgado.

      O checklist de outubro já está pronto nos rascunhos do blog, esperando apenas a editora divulgar no site ou indicar nas redes sociais. Se você viu algum checklist por aí, em algum outro lugar, foi apenas tirado de loja online que colocou os títulos em pré-venda.

    • Mateus Yuri Passos

      Haahahhah. Tem que esperar a situação se normalizar. Nos vídeos semanais do canal Henshin, o pessoal da JBC deixou claro que não vai lançar nenhum título novo enquanto não normalizar as publicações em curso. Também queria, queria Erased, Rosa de Versalhes… Mas pelo jeito vai ser só ano que vem.

  • Marcelo

    Tem alguma explicação plausível os Lost Canvas estarem atrasando tanto, se eles não foram pensados pra bancas etc. desde o início?

    • Não é uma questão de apenas “não foi pensado para bancas”, é questão de crise no mercado editorial e de como a JBC foi afetada. É só pensar em duas coisas:

      -A saraiva não está pagando as editoras, logo a JBC também não está recebendo.
      -A distribuidora de bancas também não estava pagando, logo a JBC também não estava recebendo.

      Não é uma coisa de não receber em um mês. É não receber em um mês, em outro e em outro também, em mais outro e assim por diante. Se a editora não recebe dinheiro de dois canais grandes de distribuição, o que você acha que acontece com os cofres da empresa?

      Com menos dinheiro, a editora não consegue lançar tudo o que estava previsto e várias obras atrasam e isso independe de ele ter sido pensado para bancas.

      —–
      Só para ficar claro caso você não tenha conhecimento do funcionamento:

      A editora manda os mangás de um mês para a Saraiva, Cultura e outras livrarias. As livrarias pagam 3 meses depois de efetuar a venda. Nesse período, a editora continua mandando os mangás nos meses seguintes. A Saraiva, porém, constantemente estava atrasando e renegociando pagamentos, pelas notícias divulgadas chegava a seis meses de diferença. Aí chegou em uma situação insustentável para as editoras. A JBC jamais fez um comunicado público dos problemas com a Saraiva, mas se foi igual ao que outras editoras explicitaram, a JBC pode ter ficado sem receber o dinheiro de uns 6 meses ou mais.

      Em bancas é mais ou menos a mesma coisa. A editora manda para a distribuidora, a distribuidora manda para as bancas e após um tempo os mangás não vendidos são recolhidos juntamente com os valores das vendas. A distribuidora então paga as editoras. Esse processo demora 3 ou mais meses. Só que a distribuidora também estava demorando para pagar e recentemente o grupo Abril, dono da distribuidora, entrou em recuperação judicial e as coisas ficaram mais complicadas ainda.

      Ou seja, um monte de vendas ficaram no limbo. Um grande quantidade de dinheiro que a editora tinha como certo, ela não recebeu.

      Em teoria, é interesse dessas empresas pagarem, mas pode demorar. A Saraiva mesmo atrasou o pagamento mais uma vez: https://www.publishnews.com.br/materias/2018/09/27/saraiva-volta-a-atrasar-pagamentos-relatam-editores

      • Marcelo

        Entendi, é que achava que eles já tinham feito um planejamento melhor que evitaria alguns problemas como esse, já que desde o começo não tava indo pras bancas, que era um grande pepino com a situação da distribuição da Abril. Mas tinha me esquecido de outros problemas como esse da Saraiva. Só a Amazon tá pagando certo provavelmente, né? (quando digo provável, é porque é a única gigante que vejo tendo balha na agulha pra arcar com várias coisas). A FNAC fechou aqui na minha cidade e a Cultura também está com uma aura negra.

        Muito obrigado pela explicação.

  • Anna

    Obrigada pela postagem. Só por curiosidade mesmo, vocês acham que há alguma chance da JBC continuar a publicação de D.N.Angel quando sair o volume japonês? Eu sei que eles publicam HxH que volta e meia passa por hiato, mas estou curiosa com o caso de D.N.Angel, já que foi uma pausa muito longa.

    • Não sei, sinceramente. Tem realmente tanto que o mangá foi lançado que é difícil saber se a empresa irá dar continuidade.

  • RPM Souza

    Ainda não acredito que HDxD não foi cancelado! Quando vi o primeiro volume logo pensei que não passaria do 5º volume!

  • Mateus Yuri Passos

    One-Punch Man não é uma bimestral que sai em meses ímpares? O número 17 deveria estar previsto para novembro (se é que a Panini vai conseguir lançá-lo agora), não outubro.

    • Não dá para voltar a ser bimestral porque não existem volumes suficientes para isso, mas a Beth Kodama disse que o 25 deve sair em novembro se a Panini não mudar de ideia…

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading