Resenha: Toradora! – Livro 2 (Light Novel)

Uma nova personagem, uma nova perspectiva

ATENÇÃO: O TEXTO QUE VOCÊ VERÁ A SEGUIR PRESSUPÕE QUE VOCÊ TENHA ASSISTIDO À ADAPTAÇÃO EM ANIMÊ DE TORADORA! OU QUE CONHEÇA A HISTÓRIA, POIS ELE CONTERÁ SPOILERS.

A história de Toradora! não é uma quadrilha de Drummond, mas apresenta personagens que amavam um ao outro. Ryuuji amava Kushieda, melhor amiga de Taiga, e Taiga amava Kitamura, amigo de Ryuuji. Após um incidente desastrado com Taiga tentando se confessar para Kitamura, ela acaba virando amiga de Ryuuji e os dois passam a conviver bastante, ao ponto de todos da classe acharem que eles eram um casal, rumor prontamente desfeito pela ferocidade de Taiga, chamada “carinhosamente” de tigresa de bolso, por ser baixinha e ter uma personalidade forte. Taiga termina por se declarar para Kitamura, mas este a rejeita. Entretanto, a garota não desiste.

Em linhas gerais esse é o resumo do primeiro volume de Toradora! (falamos detalhadamente dele em outra postagem, clique aqui para ler) que foi adaptado livremente nos dois primeiros episódios do animê. No segundo volume do livro somos inseridos a duas novas personagens, Ami Kawashima, modelo e amiga de infância de Kitamura, e Sumire Kanou, presidente do conselho estudantil. A primeira é a figura central deste volume estando até mesmo na capa, enquanto a segunda terá implicações para o futuro de um dos personagens, ou ao menos é isso o que parece.

Uma coisa que não foi comentada na resenha do primeiro tomo de forma mais explicitada é a característica da obra de mostrar os personagens como pessoas que não podem ser averiguadas pela superfície. Isso começa com os protagonistas e se estende a outros personagens. Ryuuji possui uma cara parecida com a de um delinquente e que faz as pessoas acharem que ele é um encrenqueiro, porém ele é uma boa pessoa, que não quer confusão com ninguém e é fascinado por limpeza. Taiga é tida como uma pessoa extremamente esquentada por conta de seu comportamento agressivo e todos tendem a se afastar dela, mas quem a conhece sabe que ela é uma pessoa doce e desastrada e que só consegue se abrir com Ryuuji.

Ami Kawashima

Nesse segundo volume, Sumire Kanou é outra que a característica e a aparência mostram-se completamente inversas. Embora apareça pouco, os próprios personagens falam no livro da diferença entre a imagem e a fala da garota.

Ami Kawashima também entra nesse rol de personagens, mas de forma contrária aos dos outros personagens. Enquanto as pessoas veem em Ryuuji e Taiga características negativas, elas veem em Kawashima características positivas. Modelo juvenil famosa, a garota preza por uma imagem de garota dócil, até mesmo avoada, para conservar a preservar a atenção das pessoas em sua volta. Entretanto, por dentro, é uma pessoa geniosa, que trata mal as pessoas de quem não gosta, etc.

Em outras palavras, a diferença marcante é que Ami cria uma máscara social propositalmente e de forma enfática. Para quem não conhece o termo e explicando de forma muito superficial e sucinta, máscara social é a característica que todos os humanos têm de assumir diferentes papéis de acordo com o contexto em que estamos. O tempo todo agimos e falamos de forma diferente na frente dos pais, dos amigos, dos professores, dos colegas de trabalho, etc. Nosso comportamento muda constantemente, escolhendo o jeito adequado de agir e falar perante certos grupos sociais. O caso de Ami é que, como figura midiática, ela trabalha muito sua máscara, tentando levar isso para todas as esferas de sua vida em que será importante. Logo no início de sua aparição ela têm contato com Taiga, mas a trata mal por estar afastada de Kitamura. Se soubesse que a garota seria sua colega de classe, certamente teria mantido a máscara de boazinha para ter uma boa convivência e ser amada.

Sendo personagem central desse segundo livro, naturalmente essa questão das máscaras de Ami seria bastante explorada. O desenvolvimento do volume é aquele básico. Ryuuji e Taiga conhecem Kawashima por meio de Kitamura, Ryuuji acha Ami uma boa pessoa, mas logo Kitamura lhe mostra a verdadeira personalidade da garota ao verem Taiga e Kawashima se tornarem inimigas, após esta revelar seu “verdadeiro eu”. Ami vai para a mesma escola e classe de Ryuuji e Taiga e a partir daí o livro mostra a relação entre eles, os conflitos entre Taiga e Kawashima, a tentativa desta de se aproximar de Ryuuji sem que ele descobrisse sua verdadeira máscara, etc. Ocorrem diversas situações inesperadas e ajudas mútuas, também inesperadas.

Esse segundo livro foi bem mais movimentado do que o primeiro, começando a apresentar melhor a essência que é a comédia romântica Toradora!, com as diversas situações inusitadas envolvendo Kawashima. O final – quando ela estava totalmente em apuros e deixa sua máscara “real” sair e ataca um stalker que a vigiava constantemente – é bastante emblemático, mostrando toda a intensidade dela e suas melhores facetas. Não à toa muita gente a considera como a personagem suprema da franquia, afinal ela é quem movimenta boa parte da história, seja pela comédia, seja pelo drama.

O mais legal é que a obra faz com o leitor exatamente o contrário dos desejos de Kawashima. Enquanto ela mantém a máscara de boazinha, ela é uma personagem insuportável, odiosa, mas quando ela se revela, de imediato se torna uma personagem interessante e muito importante para o desenrolar da obra. Os próximos livros tendem a ser mais fascinantes ainda.

Sem dúvida, a leitura desse segundo livro foi bem mais prazerosa do que o primeiro volume, dando aquela vontade de não querer parar a leitura a cada página. Terminando em um pequeno cliffhanger que já se sente a total necessidade do volume 3…


Extras:

-O livro 2 de Toradora! foi adaptado livremente nos episódios 5 e 6 do animê. “Livremente” quer dizer que algumas coisas ocorrem de forma diferente no desenho animado e na light novel, mas a essência é basicamente a mesma. Vale comentar ainda que os episódios 3 e 4 do animê não são adaptações diretas da light novel. Eles apresentam cenas não vistas na ligth novel (pelo menos até o momento) e algumas coisas do primeiro livro. Ou seja, a obra de Yuyuko Takemiya e a adaptação animada possuem uma ordem de acontecimentos diferentes.

-Além da história principal, o livro possui um capítulo spin-off chamado “A lenda da tigresa de bolso da felicidade”. Neste capítulo acompanhamos o azarado primeiranista Kouta Tomiie. O rapaz houve falar que tem tocasse na tigresa de bolso (que ele não sabe o que é) teria sorte em sua vida e incentivado pelo conselho estudantil, do qual fazia parte, ele decide ir atrás da lenda. O resultado não é dos melhores e ele acaba sendo alvo da fúria da tigresa… Esse spin-off ajudou a compor parte da trama do episódio 14 da adaptação em animê.

-Houve uma mudança da tradutora em Toradora!. A partir deste segundo livro quem traduz a obra é a Renata Leitão, no primeiro volume a tradução estava creditada a Tiemi Ogawa.

-Toradora! possui dez volumes no total. No Brasil, os livros são publicados a cada dois meses. O terceiro deverá ser publicado em novembro, se não houver atrasos. Compre os dois primeiros volumes na Amazon, clicando aqui, na Submarino, clicando aqui, ou nas Americanas, clicando aqui.

4 Comments

  • Ótima resenha Kyon, espero que continue nas próximas edições pois ajuda ainda mais na divulgação de Toradora, estou torcendo para que as vendas sejam boas e a Newpop lançar mais coisas como mangá (mesmo que saia a passos lentos no Japão) ou algum Artbook!

  • Legal a review amigo! Eu acho que seria legal se você botasse fotos das ilustrações do volume ou no final colocar fotos de diferentes ângulos do volume. Eu muitas vezes venho parar nesses review por conta da curiosidade da história e da edição em si. Ver como ela é.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading