Assinaturas: JBC diz que não deve ter mais por enquanto [Atualizado]

Empresa ainda lançará sua loja online…

O fim das assinaturas pela JBC? É o que parece. Na tarde desta sexta-feira, 30 de novembro de 2018, a editora JBC comentou que não deve abrir novos planos de assinatura por enquanto.

A editora comentou que assinaturas como existia antes não faz mais sentido para a empresa, já que não haverá mais periodicidade definida, pois os mangás serão lançados em “temporadas” de dois ou três volumes

A editora ainda disse que assim que a loja online entrar no ar (ver mais abaixo), a empresa terá um sistema de pré-vendas que virá com os brindes que costumavam vir nas assinaturas. Para quem gostava de comprar todos os volumes de uma vez, uma pena essa decisão. Eis a transcrição completa:

“[…] Por enquanto a gente não vai ter novas assinaturas porque assim que a loja entrar no ar, aí a gente vai ter um sistema de pré-vendas com brindes, aqueles brindes que você tinha na assinatura, vão estar na nossa loja virtual e aí você vai poder fazer uma pré-venda dos mangás e ganhar os brindes que você ganhava na assinatura. Então a gente está acertando isso direitinho para que isso volte com tudo porque assinatura como a gente tinha antes não faz mais sentido porque a gente não vai ter muita periodicidade das coisas, agora como a gente já falou antes, as coisas saem em blocos […].

[Atualização 06/12/2018: Na tarde do dia 06 de dezembro de 2018, a editora JBC soltou um novo vídeo em que desmentiu o fim das assinaturas. A editora explicou que com a loja online será uma forma diferente de realizar assinatura, pois, segundo ela, será possível, por exemplo, comprar a coleção completa. Eis a transcrição:

[…] Eu falei semana passada, teve gente que não entendeu, não é que a gente vai acabar com assinaturas, a gente vai ter que mudar um pouco o formato delas porque a gente vai ter uma loja online, a gente está lançando em blocos, sem muita periodicidade, então, com isso, perde um pouco o sentido de a gente abrir uma assinatura específica, mas com a loja a gente vai ter um sistema como se fosse uma assinatura, você vai ter uma pré-venda da coleção inteira de x e vai ter os brindes iguais da assinatura.[…]então vai ser um jeito diferente de assinar. Não é que acabou assinatura, é só um jeito diferente que a gente está criando, que é o que dá para fazer“.

A fala desse segundo vídeo basicamente diz que poderei fazer uma pré-venda, por exemplo, dos 9 volumes de Erased e receberei os brindes e tal. Pois bem, para o consumidor assinatura nada mais é do que uma compra antecipada dos volumes, então não mudou absolutamente nada. Continua tudo do mesmo jeito de antes. Mesmo se, por exemplo, a editora tirar os descontos e vender tudo a preço de capa, continua sendo a mesma coisa. A NewPOP, por exemplo, vende suas assinaturas em sua loja online sem qualquer desconto.

A única diferença visível é a questão da periodicidade (tradicionalmente assinaturas de qualquer revista está atrelada a uma periodicidade definida), mas se para o consumidor não mudará nada e continuará havendo a possibilidade de comprar tudo de uma vez em pré-venda, a primeira fala da editora careceu de maiores explicações. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…

  • Loja Online

Até o final do ano, a editora JBC irá finalmente reinaugurar sua loja online. Inicialmente a empresa apenas colocará no ar uma versão de testes e a partir do ano que vem entrará a versão definitiva, mas já será possível comprar mangás da editora na loja neste ano ainda.

  • Loja física

A editora também comentou que abrirá uma loja física, a ser instalada no bairro da Vila Mariana, na cidade de São Paulo, bem próximo à sede da JBC. Será uma loja especializada em mercado de mangás e oriental, mas a empresa não deu muitos detalhes.

1 Comment

  • Alexandre K

    Não faz sentido essa justificativa. Eu assino não pra ter os mangás chegando todo mês, ou a cada 2 meses, em casa (até porque sempre foi comum as empresas atrasarem as publicações e as entregas), mas sim para ter a comodidade de comprar e não precisar mais me preocupar com isso, pois saberei que, uma hora, os mangás chegariam em casa. É uma forma também de eu me proteger de futuros aumentos de preço. Realmente, uma pena…

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading