Mangá “One Piece” tem sua periodicidade alterada no Brasil

Obra estava alcançando a publicação japonesa

O mangá One Piece, de Eiichiro Oda, terá sua periodicidade de lançamento alterada no Brasil. A obra que estava sendo lançada mensalmente desde meados de 2017, voltará a ser bimestral em 2019. A informação foi divulgada extra-oficialmente por Beth Kodama, editora da Panini, em seu perfil em uma rede social.

Com a publicação do checklist oficial de janeiro da editora, pudemos ver que One Piece já não se encontra nele, o que indica (caso não haja qualquer erro na lista) que agora o mangá será publicado apenas nos meses pares (fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro).

One Piece é publicado desde 1997 nas páginas da revista Shonen Jump e conta, atualmente, com 91 volumes. No Brasil o título foi lançado inicial pela editora Conrad em formato meio-tanko (cada volume japonês torna-se dois no Brasil), sendo cancelado após o volume 70 (35 do original). Posteriormente, o mangá foi adquirido e relançado pela editora Panini.

Na época, a empresa optou por lançar o mangá em “duas frentes”, a partir do 36 para quem já tinha acompanhado pela Conrad, sendo lançado em periodicidade bimestral, e a partir da edição 1, em periodicidade mensal para novos colecionadores. A ideia era de fazer assim até a versão mensal alcançar a bimestral, mas isso nunca ocorreu. Em meados de 2016, a versão mensal de One Piece simplesmente sumiu do checklist e só deu as caras nas bancas de revista muito esporadicamente e sem qualquer aviso, tornando a vida de quem só comprava essa versão um caos. Hoje isso nem existe mais.

Entretanto, como muita gente comprava as duas edições, havia o desejo por parte dessas pessoas que a versão avançada de One Piece, que sempre foi bimestral, virasse mensal e ela se tornou em meados de 2017. Agora que está próximo do Japão ela voltou a ser bimestral.

9 Comments

  • Victor Lucas Brito de Andrade

    Só acho estranho me ligarem, sexta passada, para renovar a assinatura de mais 12 volumes. Tudo bem que eles vão receber adiantado, mas minha assinatura atual termina no 89, com mais doze vou estar recebendo o volume 109 em 2021 por R$11,90.

    • Zâmike Zeny

      Acho que sua conta tá errada,rs… Mas isso da assinatura é bem estranho mesmo. Eu não assinaria.

  • […] O mangá de One Piece, atualmente publicado no Brasil pela editora Panini, terá sua periodicidade de lançamento alterada. Saindo de forma mensal desde 2017, a obra voltará a ser bimestral a partir de 2019. A informação foi dada pela editora Beth Kodama através de uma resposta a um seguidor num post de Facebook e divulgada pelo blog Biblioteca Brasileira de Mangás. […]

  • Mateus

    Pessoalmente, eu não me importo com essa mudança, vai facilitar pra mim na verdade. A maioria dos mangás que compro é bimestral (Berserk, slam dunk por exemplo), de todos apenas vagabond e one piece são mensais, como compro meus mangas na Amazon, geralmente acumulo a publicações 4-5 meses pra comprar tudo de vez com desconto (menos Berserk por motivos que todos conhecem), por isso nem vou sentir direito essa mudança (principalmente pq one piece mesmo comprando o físico, eu acompanho semanalmente em Scan).

  • LARS

    Velho… O mercado editorial de mangás no brasil tá um negócio complicado. Entendo que nem sempre a culpa disso é das editoras, mas mesmo assim, é desanimante. Tenho a coleção toda desde o começo de skypiea, exceto por alguns volumes durante o arco, que acabei lendo online e depois não deu o animo de comprar o físico.
    Cara, eu tô evitando tanto de ler essa bagaça online. Eu amo One Piece do fundo do coração, mas de todas as mídias disponíveis, a única que de fato me agrada é o mangá físico. Não sei bem pq, mas o traço do mangá me parece muito estranho quando escaneado. O anime então… não preciso nem mencionar o quanto a qualidade da Toei deixa a desejar.
    No fim das contas eu fico como o atrasadão que tá a dois arcos pra trás. Isso prejudica muito a minha experiencia, já que é impossível evitar spoilers. Eu tento ao máximo, mas informações como o fato de que a família biológica do Sanji iria aparecer e as novas versões do Gear 4th foram impossíveis de esquivar. Eu acabei de fazer a minha assinatura anual, esperando receber 12 volumes, se eu receber só 6 eu vou ficar muito triste. Estou considerando seriamente comprar importado em inglês mesmo.

    • Infaustus Miserabilis

      Tô na mesma situação que você, mas ainda tô bem atrasado na leitura do físico, ainda bem que não tenho muito contato com páginas de mangás que soltam spoilers e ainda bem que parei de ler seu comentário quando li “família biológica do Sanji”. Hahahahah

  • Mateus Yuri Passos

    Curioso isso. A JBC doida pra alcançar o Japão e ter mais mangás em hiato pra “liberar a vaga” para outros títulos, enquanto a Panini não quer isso de jeito nenhum… No fim, vão protelar o hiato em pouco mais de um ano só. Se queriam evitar mesmo, era só ter mantido bimestral o tempo todo (não teríamos nem terminado a saga de Dressrosa ainda. Céus…)

    (Spoilers: essa parte da final do arco da Big Mom que começa no v.87 é narrativamente muito arrastada. Vai ser bem chato ver isso se estender por oito meses. Quando chegar Wano, tudo bem. Aquilo ali é quase um infarto por capítulo)

    • Zâmike Zeny

      Que nada, cara! Eu esperava e torcia por isso. Só pego One Piece pra ler quando um arco é encerrado por aqui. Recomendo fazer isso, hueheh… Dá mais ritmo na leitura.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading