[Curiosidade] O país que tem 4 edições de “Berserk” sendo lançadas simultaneamente

Há muitos e muitos anos…

Texto publicado originalmente em 14 de janeiro de 2019
Atualizado em 18 de maio de 2020

Você coleciona o mangá Berserk? É difícil conseguir as edições? Se você é novo no mundo dos mangás talvez você não saiba, mas a Panini lança duas versões de Berserk simultaneamente no Brasil. A primeira delas começou em 2005 e foi lançado no que se convencionou chamar de meio-tanko, quando cada volume japonês é divido em dois no Brasil.

Nessa versão, a Panini está em pé de igualdade com o Japão, tendo publicado 80 volumes até o momento, o que equivale ao número 40 no oriente, o último lançado por lá até o presente momento.

A segunda versão de Berserk começou a ser lançada pela Panini em 2014. Dessa vez, a editora seguiu o número de volumes originais e vem publicando o título desde então em periodicidade bimestral. O último volume lançado foi o 35 (tendo saído em abril de 2020). Ambas as versões possuem volumes esgotados, sendo difícil para um fã começar a colecionar qualquer uma das duas nesse momento. Seria possível uma terceira versão de Berserk no Brasil?

Sinceramente é difícil de imaginar isso acontecer a curto prazo e creio que o ideal seria apenas haver reimpressão de todos os tomos já lançados da segunda versão que estejam esgotados, de modo que qualquer leitor novato possa começar a acompanhar a série a qualquer momento.

Mas você sabia que existe um país em que Berserk possui 4 edições sendo lançadas simultaneamente? Sim, isso existe, e esse país é a Itália.

Publicidade. Compre mangás na Amazon com desconto. Ao adquirir os produtos por meio de nossos links, você estará nos ajudando a preparar mais postagens como esta.

BERSERK NA ITÁLIA – A 1ª PUBLICAÇÃO


Por incrível que pareça, assim como no Brasil, Berserk é publicado na Itália pela editora Panini. A matriz italiana, porém, publica o mangá por lá desde muito antes de sair por aqui pela primeira vez. O mangá de Kentaro Miura aportou em terras italianas em 1996. Assim como ocorreria nove anos depois no Brasil, a primeira publicação de Berserk por lá ocorreu dividindo cada volume japonês em dois tomos e assim o mangá está sendo publicado há 23 anos.

A diferença da versão brasileira é que essa primeira versão italiana de Berserk possuía sentido de leitura ocidental, como era costume na época. Ou seja, era espelhado, assim como os primeiros mangás da Panini no Brasil.

Berserk #01. Detalhe para o logo Marvel Manga. O selo Planet Mangá só foi surgir anos depois. Foto: Fummeto-Online

Essa primeira edição foi publicada regularmente até 2001. A partir de 2002 começou a ganhar apenas 3 ou 4 volumes por ano até 2006. A partir de 2007 iniciou-se o cenário atual em no máximo 2 tomos saíam, visto que o máximo de volumes do mangá que era lançado no Japão era um por ano. Por lá também publicaram os 80 volumes disponíveis, os últimos deles em maio e junho de 2019.


BERSERK NA ITÁLIA – A 2ª PUBLICAÇÃO


A segunda publicação de Berserk na Itália começou em abril de 2000. Na época, a primeira publicação estava no volume 51 (primeira metade do 26) e como dito acima continuava regularmente.

Berserk Collection #23. Foto: Fummeto-Online

Essa nova versão foi chamada de Berserk Collection e, diferente da primeira, seguia o número de volumes originais. A publicação foi lançada regularmente até o final de 2004, quando atingiu o volume 26. Em 2005 e 2006 foram apenas dois volumes e a partir de 2007 entrou no estado atual de lançar apenas 1 volume por ano no máximo. Essa segunda versão teve o volume 40 publicado apenas em novembro de 2019.


BERSERK NA ITÁLIA – A 3ª PUBLICAÇÃO


A terceira publicação de Berserk na Itália começou em 2004. Essa versão se chamou Berserk Maximum e também era diferente das duas anteriores. Maximum reunia um volume e meio por edição e foi publicada regularmente até 2007, quando chegou ao volume 20 (equivalente ao 30 original).

Berserk Maximum #26. Foto: Panini Itália

Nesse momento, Berserk estava com 31 volumes no Japão e como Maximum reunia 1 tomo e meio seria necessário esperar. A partir de então a publicação se tornou eventual. Em 2009 lançaram dois volumes, em 2012 lançaram um, em 2013 também um e em 2018 mais dois, chegando 26 (equivalente ao 39). Como o mangá se encontra no volume 40 no Japão, não há mais nada para lançar dessa versão, por enquanto.


BERSERK NA ITÁLIA – A 4ª PUBLICAÇÃO


Se você notou, as três primeiras versões italianas de Berserk surgiram antes de o Brasil possuir a primeira. A quarta e última, porém, foi depois. Ela se chamou Berserk Collection Serie Nera e teve seu primeiro volume publicado em junho de 2007. Como a segunda versão, essa nova seguia o número de volumes originais.

Berserk Collection – Serie Nera #23. Foto: Panini Itália

Berserk Collection Serie Nera foi publicado regularmente até maio de 2010, quando chegou ao volume 30. Voltou a ser publicado apenas em 2012 agora de forma irregular. Essa versão teve até o momento apenas 39 volumes lançados.


CONCLUSÃO DA CURIOSIDADE


Desde 2007 não tem uma nova versão de Berserk na Itália, então o que os novos colecionadores fazem? Vão atrás de versões usadas em sebos? Procuram em lojas? Pois então, a Panini italiana vive fazendo reimpressões de diversos volumes de Berserk. Se você olhar o site da Panini Itália e pesquisar por Berserk Collection só encontrará reimpressões, de modo que não deve ser difícil começar a colecionar por lá.

Por fim, vale comentar que além da obra original, foi publicado na Itália o databook de Berserk (também lançado no Brasil) e o Berserk Illustration Book, um artbook em que pelo menos metade das páginas é dedicada aos desenhos e esboços preparatórios do mangá. Veja o vídeo abaixo:

Essas quatro edições de Berserk que existem na Itália, ou as duas que existem no Brasil, em parte é fruto do esquema de publicação do mangá no Japão. A obra nunca ganhou mais de dois volumes por ano no oriente e desde 2007 só é lançado um (não tendo tido nenhum em 2012, 2014 e 2015), possuindo portanto uma publicação bastante lenta.

Caso tenha interesse em ver as datas de publicação de todos os volumes no Japão, dê uma olhada na nossa páginas dedicada a Berserk, clicando aqui.


Essa foi a nossa postagem de curiosidades de hoje. Se você deseja ver outras postagens de curiosidades, basta clicar aqui.

6 Comments

  • Idealista

    Enquanto isso, a Panini Brasil trata seus consumidores como LIXO.

    Dos 32 volumes lançados, menos da metade se encontra disponível na loja oficial…
    E o esgotados? A gente que se vire para encontrar em sebos, com muita sorte.

  • Rafael

    Muito bacana o texto, mas fiquei com uma dúvida… O logo Marvel mangás , que posteriormente se tornou Planet, possuia alguma relação com a editora americana? Os mangás que carregavam esse logo eram licenciado pela Casa de idéias (Marvel) aqui no ocidente ?

    • Sim, tem relação com a editora americana.

      Nos anos 1990 a Marvel criou uma filial italiana chamada de Marvel Itália. Não lembro bem dos detalhes da história, mas pelo que me lembro, a Marvel chegou a comprar a Panini!!!. Berserk foi lançado já nessa época sob o selo Marvel Mangá. Posteriormente o selo se tornou Planet Manga, durando até hoje.

      Mas um tempo depois, a Marvel vendeu a Panini e deixou de ter essa filial.

  • Mateus Yuri Passos

    Fiquei curioso pra saber as diferenças entre Berserk Collection e Berserk Collection Serie Nero (além da borda preta na capa, claro)… Tamanho, tipo de papel, sobrecapa?

    • Não encontramos muitas informações a respeito, mas parece que é tudo igual. A diferença é só a borda preta mesmo, por isso se chama serie Nera.

    • Handrius

      Eu tenho os 3 primeiros volumes da série nera, comprei todos em 2019 e realmente é muito fácil de encontra-los, o meu volume 1 por exemplo é a sétima reimpressão. Não tem sobrecapa, o papel é jornal parecido com os da Viz americana de ótima qualidade e é 18×13. O grande problema da série nera é que é com leitura ocidental. Não sei o porque fizeram dessa forma essa edição, é o único manga italiano que tenho com leitura ocidental.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading