NI 339. Editora Shueisha lança aplicativo de leitura de mangás

É a primeira vez que a empresa lança um serviço para o mundo todo…

Na noite desse domingo, 27 de janeiro de 2019, a Shueisha, maior editora de mangás do Japão, lançou um aplicativo de leitura de mangás em formato digital disponível para todo mundo (menos Japão, China e Coreia, que já possuem seus próprios serviços) e de graça, chamado MANGA PLUS.

Estão disponíveis diversos títulos com o selo Jump (Weekly Shonen Jump, Shonen Jump + e Jump Square), inclusive diversos deles em lançamento. Ao todo são 50 obras disponíveis e mais devem entrar futuramente. As informações são do site americano Anime News Network.

Apenas os capítulos mais recentes e os mais antigos estão disponíveis para leitura gratuita no aplicativo. A ideia é que você possa ler os capítulos novos assim que saírem no Japão, de forma simultânea. A Shueisha também disponibilizou séries antigas como Naruto e Bleach, mas apenas poucos capítulos estão disponíveis. O objetivo da empresa, nesse caso, é ir adicionando aos poucos para quem nunca leu os títulos tenha a oportunidade de ler também de graça. Para quem quiser, no aplicativo ainda será possível comprar volumes de mangás em formato digital.

Por ser um aplicativo oficial, obviamente parte das receitas com os anúncios vai diretamente para os autores dos mangás, por isso é importante que os fãs das obras leiam os títulos que gostam por meio do aplicativo. Essa é a primeira vez que a editora Shueisha lança um aplicativo em nível global para a publicação de seus mangás em formato digital.

O maior demérito do aplicativo é aquele de sempre, a barreira do idioma. Embora estejam disponíveis para leitura no Brasil, só há mangás em inglês, o que lima grande parte do público brasileiro. Nos próximos meses (fevereiro ou março) está previsto uma versão em espanhol também, mas não passa disso. Segundo Shuhei Hosono, editor da Shonen Jump +, em entrevista ao site americano ANN, outros idiomas podem ser adicionados futuramente se houver demanda. Não foi dito, porém, o que se considera por demanda. Então, por ora, não tem nada de português. O aplicativo já se encontra disponível para baixar no  iOS e no Android.


Há quem diga, muito erroneamente, que as empresas brasileiras são atrasadas nesse sentido, porém a verdade é que iniciativas como essa da Shueisha de publicar mangás em simultâneo, por meio de uma plataforma, são raras, praticamente nulas. Se você pesquisar praticamente não encontrará qualquer notícia sobre um streaming de mangás em formato digital. Mesmo nos Estados Unidos não há muito. Recentemente houve o lançamento do novo aplicativo da Shonen Jump por lá, mas ele ficou restrito a alguns poucos países (embora pessoas de outros fizessem tramoias para conseguir acessar). Além dele, há também o Crunchyroll Mangá, disponível a todos os assinantes da plataforma, e o Kindle Unlimited que é um serviço da Amazon para leitura de livros por meio de uma assinatura, que também possui alguns mangás em inglês. E é só isso pelo que a gente sabe.

Mesmo grandes mercados como a França e a Itália não possuem qualquer serviço de streaming de mangás em seus respectivos idiomas e a única oferta de produtos digitais é a compra de ebooks, como ocorre por aqui com os mangás da JBC e da Panini. Aqui no Brasil mesmo, a JBC queria fazer um esquema de streaming, o Henshin Drive,  em que você pagaria uma mensalidade e poderia ler todos os mangás da plataforma, mas o projeto não foi para a frente devido às burocracias japonesas e à falta de confiança por parte das empreses nipônicas de que o esquema gerasse lucro a longo prazo.

Com essa iniciativa da Shueisha, a lançar uma plataforma de streaming (e de graça) quem sabe as coisas não mudam futuramente e possamos ter um serviço parecido em português. Sonhar não custa nada^^.

6 Comments

  • Miguel

    Caramba!!! Jojo com as páginas coloridas originais e mt +…👍

  • Raquel K.

    Ótima noticia!! Já baixei no meu tablet. De tanto pedido para traduzirem para o português acho que eles vão mudar de ideia

  • gilberto.

    Boa medida, mas a Shueisha está atrasadíssima. O aplicativo é bem simples, nada de diferente de outros aplicativos piratas de scan. Infelizmente a maioria dos mangás não está adaptada para ser lida em celular. Eu mesmo não curto muito, pois tenho que ficar o tempo todo passando o dedo na tela para ler as falas. Tive uma boa experiência com HQs digitais, pois algumas têm um sistema de enquadramento que posiciona cada quadro da HQ na tela, aproveitando o máximo do espaço para o quadro que está sendo lido no momento.

  • Vi o aplicativo ontem e já to usando, funciona muito bem! Inclusive pretendo acompanhar séries antigas, como Naruto e Dragon Ball novamente, só porque empolguei com a iniciativa. De agora em diante, mangás da Shueisha eu não leio mais em scan. Essa iniciativa é tão boa que vale o esforço de ficar sem ler alguns mangás pra esperar o licenciamento oficial.
    Agora é esperar por mais editoras caindo nessa iniciativa!

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading