Resenha: “Another 0”

Aquele especial de poucas páginas

Yasei Jidai. Esse é o nome de uma revista japonesa editada pela Kadokawa Shoten no Japão. Nessa revista, o sensei Yukito Ayatsuji publicou os capítulos que formariam sua obra mais conhecida, o livro de mistério/suspense, Another. O romance fez sucesso e foi adaptado tanto para mangá, quanto para animê.

Como costuma acontecer, foi a animação que fez a obra se tornar conhecida no ocidente, tendo ido ao ar no oriente em 2012 e disponível no Brasil pela plataforma de streaming Crunchyroll. Pela popularidade, tanto a adaptação em mangá, quanto o livro original se tornaram requisitados por essas bandas. A adaptação em mangá não tardou em aparecer, sendo publicada entre fevereiro e maio de 2013 pela editora JBC.

Essa adaptação em mangá ficou a cargo de Hiro Kiyohara e foi publicado originalmente no Japão entre 2010 e 2011 na revista Youg Ace, da editora Kadokawa Shoten, sendo concluído em 4 volumes. Posteriormente, porém, Kiyohara ainda fez dois capítulos que formariam o especial Another 0, que contava o passado de uma das personagens.

O mangá Another foi um sucesso no Brasil, esgotando e sendo reimpresso um tempo depois. Tamanho sucesso fez a editora trazer várias obras de Hiro Kiyohara e ainda convidá-lo para vir ao Brasil. Além disso, a JBC também publicou o livro original de Another.

Apesar de tamanho sucesso, a editora ainda não tinha trazido um item que os fãs queriam, o especial Another 0. Esse especial foi lançado originalmente no Japão junto a um DVD no ano de 2012 e, por essa razão, era difícil conseguir licenciar. Posteriormente, todavia, o volume foi lançado sozinho em formato digital. Mais um tempo depois, o especial começou a poder ser adquirido pelas editoras ocidentais.

Em março de 2018, Another 0 foi publicado no Brasil, mas apenas junto a um box com o relançamento da coleção Another. Passado um ano, finalmente conseguimos adquirir o título e viemos falar nossas impressões sobre esse especial.

  • História e desenvolvimento

Se você está lendo esta postagem você provavelmente já conhece a história de Another. Em uma escola, a turma 3-3 possui uma maldição, em alguns anos um morto “se infiltra” entre os alunos sem que ninguém perceba e, a partir daí, todos os meses ao menos uma ou duas pessoas acabam falecendo, sejam elas da classe, sejam familiares próximos.

No livro original e nas adaptações para mangá a animê, acompanhamos a história de Sakakibara, um aluno que entrou para a turma 3-3 em um ano em que a maldição se manifestou e ele, juntamente com uma garota com tapa olho, buscará um jeito de acabar com a maldição.

Em Another 0, por outro lado, acompanhamos quinze anos antes da história original, quando Reiko, a tia de Sakakibara,  também caíra na amaldiçoada turma 3-3. Quem leu Another sabe o básico sobre essa história, Ritsuko (irmã de Reiko) volta à cidade para ter seu filho (Sakakibara) e a maldição se efetiva, resultando na morte da irmã de Reiko.

O clima dos capítulos é o mesmo da obra original, inicialmente havendo uma incredulidade sobre a suposta maldição, até que as mortes começam a acontecer.

Ritsuko em dúvida sobre a maldição ser real ou não.

Por se tratar de capítulos curtos, não há um desenvolvimento acerca da questão e nem há muito o que comentar mais. O que temos nesse mangá é apenas Ritsuko enfrentando as mortes de seus colegas e, claro, o de sua irmã, sem nada muito além. Em outras palavras é apenas um especial que não acrescenta muita coisa, ou não acrescenta nada. É só um extra bobinho que todo fã “tem” que ter. Ou é isso que o colecionismo quer que você pense^^.

  • Conclusão

Comprar o box de Another apenas e tão somente pelo especial Another 0 é algo que realmente não faz muito sentido. Não é algo primoroso, grandioso ou que faça falta. É uma história curta, de pouquíssimas páginas, e que conta uma história bem bobinha e que não difere muito da obra original. Totalmente dispensável.

Então, a não ser que você seja um colecionador que quer tudo, eu só recomendo comprar o box de Another, se você quiser ter uma nova versão do mangá original, mais bem feitinha. Entretanto, ainda assim, só vale a pena se você comprar com muito desconto.

  • Ficha Técnica

Título: Another – Box
Autor: Yukito Ayatsuji; Hiro Kiyohara
Tradutor: Arnaldo Massato Oka (Another 1 a 4); Edward Kondo (Another 0)
Editora: JBC
Dimensões: 13,5 X 20,5 cm
Miolo: Papel Lux Cream
Acabamento: Box em capa cartão com verniz localizado. Mangás em capa cartonada também com verniz localizado. O miolo possui algumas páginas coloridas.
Classificação indicativa: 16 anos
Preço: R$ 129,00
Onde comprarAmazon

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s