O dia em que um famoso autor de mangás refez um capítulo porque queria que ele ficasse mais divertido

Ele nem deve ter dormido à noite, mas talvez seja um autor odiado hoje em dia…

Quando se fala em hiato, alguns nomes vêm à cabeça dos leitores de imediato, Yoshihiro Togashi, Kentaro Miura, Takehiko Inoue e, para os mais antigos (nem tão antigos assim), Kazushi Hagiwara. É sobre esse último que a gente gostaria de falar.

Kazushi Hagiwara foi assistente de Izumi Matsumoto no clássico Kimagure Orange Road (inédito no Brasil), mas ele é conhecido como o autor do mangá Bastard!, obra em publicação desde 1988, mas que anda a passos lentíssimos e se encontra parado há vários anos.

Isso é de conhecimento corrente para os fãs da obra, mas o que poucos sabem é que lá no início dos anos 1990 ele já chegou e refazer capítulos, ficar com o prazo apertado, apenas porque queria que seus leitores se divertissem mais com sua obra :).

A história é contada pelo grupo CLAMP, nos paratextos do mangá A Pessoa Amada. Segundo as meninas do CLAMP um de seus one-shots do volume foi criado a partir de uma conversa que elas tiveram com Hagiwara nos anos 1990. O CLAMP conta que um dia ligou para o autor e este lhe disse que o storyboard e o rascunho de um novo capítulo de Bastard! já estava pronto.

Dias depois, porém, ao ligar novamente para ele, Hagiwara falou que estava fazendo o storyboard novamente, o que faria ele ficar com o prazo mega apertado, preocupando as garotas do CLAMP. No que o autor disse que se era para lerem o capítulo, o melhor é que fosse divertido. Eis o trecho completo em que o CLAMP fala o autor:

Pouco antes da entrega de um dos capítulos de seu mangá conversei com ele ao telefone. Eu perguntei como estava, e ele me respondeu: “Não estou passando muito bem de saúde, mas já terminei de fazer o storyboard e os rascunhos”. Depois de ouvir esta resposta e desligar o telefone, lembro de ter comentado com as outras do CLAMP se ele não estaria exagerando, se está tudo bem com ele. O mangaká Hagiwara costuma dar prioridade ao trabalho ao invés da saúde, ele ama realmente os mangás. É por ele ter orgulho e ser responsável no seu trabalho que nós do CLAMP o admiramos muito. Por um lado, fico emocionada ao ver sua dedicação perdendo horas de sono para fazer um mangá divertido, mas por outro fico preocupada.

Alguns dias depois disso, voltei a telefonar para ele por outro motivo… Perguntei: “Como vai o trabalho?”. Então, ele respondeu: “Estou fazendo o storyboard”. Fiquei assustada e voltei a perguntar: “O quê?! Mas você não tinha dito que já tinha terminado o storyboard e até o rascunho…?”. Mas, ele me respondeu com a maior naturalidade: “Ah, é que estou refazendo o storyboard”. Fiquei toda desesperada com a resposta dele e  disse: “Ma… mas e a data de entrega…? E se está fazendo o storyboard agora, no final, nem vai conseguir dormir de tão corrido!!”. E ele me respondeu com a mesma alegria de sempre: “Mas se for para as pessoas lerem, é melhor que seja algo divertido, não é mesmo?”.

Nessa hora, eu realmente achei o Hagiwara o “máximo”. Lógico que eu sempre fui fã dele, mas não preciso bem dizer que nessa hora, passei a gostar ainda mais do autor Kazushi Hagiwara, não é?

O texto do CLAMP realmente rasga elogios ao autor e ao amor dele pelos mangás. Difícil é convencer os fãs de Bastard! que anseiam por novos capítulos^^;

O mangá Bastard! teve seus 27 volumes publicados pela editora JBC. Hoje encontram-se esgotados na maioria das lojas. A Pessoa Amada, por sua vez, foi lançado pela editora NewPOP. Você pode comprá-lo na Amazon, clicando aqui.


Essa foi mais uma postagem em que relatamos curiosidades que aparecem nos paratextos dos mangás. Você poderá conferir todas as que fizemos neste linkVale lembrar, porém, que sempre fazemos postagens de curiosidades em geral e você pode conferir todas, clicando aqui.

Para quem não sabe, paratextos são, resumidamente falando, elementos à parte do texto principal de uma obra. Ou seja, são os comentários dos autores, as entrevistas que eventualmente aparecem, o prefácio e o posfácio, etc.

6 Comments

  • Miguel Fara

    Eu soube q ele estava fazendo o kanzenban de Bastard!, do qual redesenha mt páginas e até capítulos. E bem que podia ganhar uma publicação por aqui, aproveitando essa moda de mangas de luxo super-caros q temos na atualidade.

    • Rodrigo

      Não sei pra quê, um kanzenban com uma história inacabada não serve pra nada 😡

  • Ken-Oh

    Ainda a fãz de Bastard ? Esse mangá já era velho quando entrei nesse lance de mangá ?
    Po se duvidar o cara parou o trabalho por isso, chegou a um perfeccionismo tão psicotico q teve de parar. Infelizmente se ferra quem lia a obra.

  • SIRIUS BLACK

    Kyon, ao invés de “… sempre fazem postagens de curiosidades em geral…” não é melhor a frase assim: “… sempre FAZEMOS postagens de curiosidades em geral…”? Esse erro insistentemente mantido assim, incomoda bastante. Se você puder corrigi-lo, eu agradeço: obrigado.

  • Aleatório;-;

    D.Gray-man tbm tem muitos hiatos, mas entendo q é por causa da saúde da autora, mas os autores de Hiato X Hiato e Berserk tão preguiçosos demais
    #squareenixnaolançadragonquestpqsenaootogashivaibotarhxhemhiato

  • Gabriel

    Agora tem no hal dos hiatos, o Masami Kurumada também desde 2006 escrevendo Next Dimension e com vários hiatos.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading