BBM Responde: Onde trocar mangás com defeito?

Uma dúvida muito comum…

Ninguém gosta de comprar um produto e ver que ele veio defeituoso, mas infelizmente isso acontece de vez em quando. Como proceder em um caso desses? Essa é uma dúvida que muitos consumidores têm e viemos respondê-la:

  • Se meu mangá vier com defeito posso trocá-lo? E onde?

Se você comprou um mangá e ele veio com páginas duplicadas, erros de impressão, páginas caindo, ou qualquer outro defeito de fabricação que te impeça de fazer uso dele, você pode e deve trocá-lo. Em geral, você consegue trocar de forma fácil no mesmo local em que comprou, caso exista algum exemplar sobrando. Normalmente você não encontra nenhum problema em realizar a troca, seja em lojas físicas, seja em lojas onlines. Ainda assim é importante guardar a nota fiscal ou o comprovante de compra, caso lhe peçam.

Entretanto pode acontecer de o produto que você deseja ter esgotado ou todos os exemplares recebidos por uma dada loja tenham o mesmo defeito (o chamado lote com defeito*), aí você tem a opção de receber o dinheiro de volta ou entrar em contato com a editora e solicitar a troca por um volume novo e que não tenha problemas. Geralmente, a resolução costuma ser bem rápida.

Para entrar em contato com a JBC basta enviar um e-mail para sac@mangasjbc.com.br. Em relação às demais editoras você pode tentar os e-mails de contato abaixo:

Devir: sac@devir.com.br
NewPOP: newpop@newpop.com.br / contato@newpop.com.br/ online@newpop.com.br
Panini: atendimento.cliente@panini.com.br

Para facilitar e agilizar as coisas, busque já no primeiro e-mail colocar todas as informações possíveis. Ou seja, mande as fotos do mangá com problema, relate tudo sobre o produto e o erro apresentado, o local onde comprou, seu nome e endereço completo, etc. Agindo dessa forma, o seu problema se resolverá de forma bem mais rápida.

*Lote com defeito? O que é isso? A impressão e montagem dos mangás é feita de forma automatizada por máquinas. Às vezes, ocorre um problema com uma delas e uma série de volumes acaba tendo um problema semelhante. Esse é o erro de lote. Os mangás feitos antes de o problema começar e os feitos depois de identificarem o caso ficarão normais.
  • Como é realizada a troca via editora?

Depois que você entrou em contato com a empresa (veja acima), o modo como a troca é feita varia de editora para editora ou mesmo dentro da mesma editora. Algumas vezes te pedem para você destruir o mangá com defeito, fotografá-lo e enviar as fotos para a empresa, assim ela te enviará um novo.

Outras pedem para que você envie o mangá defeituoso pelos Correios e assim que eles receberem, te mandam um exemplar sem defeito. Algumas fazem o inverso, te mandam o mangá novo e junto dele um envelope para você enviar o defeituoso pelos Correios. Algumas vezes, a editora apenas te manda o produto novo sem que você precise enviar o defeituoso. Em todos esses casos, os custos de envio são sempre da editora.

Ainda existe um outro meio, realizado apenas em grandes cidades, onde a editora manda você trocar em alguma loja parceira da empresa. Assim você se dirige até essa loja com o seu mangá defeituoso e recebe um em perfeito estado lá.

  • Por que ocorrem esses erros?

Acontece que o trabalho de impressão é feito por gráficas e ele não é perfeito, não é 100% preciso. Há pessoas e máquinas envolvidas no processo e pode haver erros por ambas as partes. Máquinas podem se descalibrar e ninguém perceber, podem dar defeitos diversos, a montagem dos cadernos pode ser feita errada, etc, etc.

Como a produção costuma ser grande é praticamente impossível, tanto para a gráfica, quanto para a editora, conferir se tudo está certinho e naturalmente um ou outro volume – ou as vezes um lote inteiro – acaba tendo algum problema que a empresa só irá perceber quando começarem as reclamações e pedidos de troca.

Particularmente já comprei livro que veio em branco, mangá que veio com página cortada, mangá que veio com os cadernos grudados, etc. Se você nunca pegou um mangá, livro, ou qualquer outra publicação com defeito, tenha em mente que você é um sortudo e em algum momento isso acontecerá com você também. Se ocorrer é só trocar o produto sem o menor problema^^…

  • Mas esses erros não são ruins para a editora? Não seria melhor conferir logo e evitar perdas?

Certamente as editoras fazem (ou deveriam fazer) uma pequena conferência em alguns volumes aleatórios para se certificar de que um determinado produto está em condições de ser vendido. Pode acontecer de a gráfica realizar algum erro e todos os volumes apresentarem um problema o que ocasionaria uma enorme dor de cabeça para a editora posteriormente, e isso pode ser evitado fazendo essa checagem inicial. Claro que não é algo 100% seguro, mas se você faz uma vistoria e não encontra nenhum erro, as chances de todo o resto possuir problemas é algo bem pequeno.

Entretanto, uma checagem de tudo é impossível e até mesmo sem sentido. Segundo fala de uma editora de quadrinhos famosa, gráficas deixam uma margem de erro pré-estabelecida. Segundo essa editora, a margem da gráfica com quem ela trabalha gira em torno de 10%. Isso significa que se até 10% dos produtos tiverem defeito, a editora não pode fazer nada em relação à gráfica. Acima disso, ela pode pedir ressarcimento e nova impressão.

Então, erros de gráficas fazem parte, e não adiantaria muito conferir tudo. Seria uma perda de tempo e um esforço inútil que provavelmente não valeria o gasto, sendo mais vantajoso trocar o produto defeituoso.

  • O que é de fato um defeito ou não?

Existem pontos que são claros e existem pontos que são muito nebulosos. Um defeito é algo que impede o uso do produto. Então se você comprou um mangá novo e as páginas caíram no momento em que você abriu, aí está um defeito inequívoco em que você pode pedir o dinheiro de volta ou a troca por um novo. O mangá veio com todas as páginas em branco? Mesma coisa. Páginas invertidas? Igualmente. Páginas se repetindo? Também. Veio um borrão de tinta? Mesma coisa. Isso tudo é um erro de lote por parte da gráfica, trocável.

É comum, porém, que algumas pessoas confundam uma página normal com um erro. Por exemplo, alguns mangás deixam uma página em branco, entre uma cena e outra ou entre um capítulo e outro, então há pessoas que acham se tratar de um erro, mas nem sempre é o caso. Se você não tem certeza se o que você identificou é ou não um erro, antes de pedir troca, entre em contato com a editora e confirme.

Importante dizer que erros de revisão ou texto da lombada desalinhada não é um defeito do produto, então não é algo possível de ser trocado. Não é algo que impeça o produto de ser vendido, lido e apreciado. Mesmo porque, se existe um erro de revisão, a editora só poderia trocar o produto se imprimisse tudo de novo, o que é inviável. Nesses casos, o que se deve fazer é cobrar mais atenção da empresa para que não se repita em volumes futuros.

Esta foi uma postagem da nossa coluna BBM Responde, uma série voltada para responder perguntas que encontramos nas redes sociais, em comentários do blog, etc. A ideia é responder perguntas bem simples, mas que mesmo assim muitos leitores e colecionadores tenham dúvidas.
Igualmente a coluna tem como objetivo ajudar aquele novo leitor de mangá a navegar pelo nosso mundo que às vezes pode ser muito exclusivo. Aproveitamos e convidamos também nossos leitores mais antigos a dividir suas dicas e experiências. Além disso sintam-se livres para usar esse espaço como um FAQ e perguntar qualquer coisa que poderemos responder futuramente.

9 comentários

  1. Mesmo assim, as editoras conseguem se complicar. Veja o meu caso. Comprei o volume 14 de Slam Dunk. Ele veio com páginas coladas fora de ordem e impressas de cabeça para baixo. Mandei e-mail, liguei pro SAC da Panini, segui todas as recomendações. No fim disseram que iriam enviar um voucher via e-mail para que eu pudesse enviar o mangá defeituoso. Fiz isso na sexta-feira, dia 08/03/2019. Até hoje não me enviaram nada.

    Curtir

    1. Normal, quando eu troquei sempre levava mais de uma semana pra me reenviarem. Pior foi que no ano passado pararam de responder os emails do SAC =/ Bom saber que voltaram a responder!

      Curtir

  2. O ruim é quando você compra um mangá ou livro antigo num sebo e ele vem com defeito… 🙄 Ah, e faltou falar do clássico “erro” de Guardiões do Louvre, que mandaram trocar porque “estava ao contrário” 😂🤣😅

    Curtir

    1. HAHAHAHAHAHA… Eu lembro muito bem desse esse episódio: foi uma piada épica… Literalmente. Eu não notei que o mangá não veio com o manual de instruções, porque eu leio e coleciono mangás há 19 anos. Eu vi o mercado de mangás nascer.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s