Mangás de Origem Francesa publicados no Brasil

Confira tudo o que já saiu no Brasil

A gente já falou por aqui que o país onde mais se publica mangás no ocidente é a França, saindo de tudo e mais um pouco. Um certo mangá nunca saiu nos EUA? Saiu na França. E esse outro? Também. Esse aqui? Também. E assim vai. Não que não existam obras inéditas por lá e que já tenham saído em outros países, mas o mais normal é ter sido publicado na França e não em outro país.

Só para se ter uma ideia da dimensão do que é cultura pop japonesa por lá, até mesmo aquelas revistas de animês e mangás (tipo a Henshin, a Herói, entre outras que haviam no Brasil) ainda existem na França. Fora que volta e meia mangakás e diversos artistas e pessoas em geral da indústria japonesa dão às caras no país nos mais diversos eventos.

Não é só mangás evidentemente. O consumo de quadrinhos em geral é alto nesse Estado europeu, assim como a produção também o é. Naturalmente, mangás de origem francesa também surgiram. Em meados dos anos 2000, por exemplo, ao menos uma empresa chegou até mesmo a ter suas próprias revistas compilatórias, impressas e digitais, com diversos mangás franceses presentes nela.

Embora raros por aqui, alguns mangás franceses chegaram a aparecer no Brasil, a maioria deles entre 2014 e 2016 pela editora Alto Astral. A seguir você verá todos os mangás de origem francesa publicados no Brasil, cada um com uma pequena sinopse.

BB Project
Autor: Shonen & Kaze
Volumes: 5
Editora Original: Les Humanoides Associés
Editora Brasileira: Alto Astral
Preço: 14,90
Lançamento: Fevereiro a junho de 2015

Nos últimos anos, a cidade de Kyoto tem sido palco de uma guerra secreta entre duas facções, uma formada por adolescentes xenófobos, favorável à exclusão dos gaijin (estrangeiros) fora do Japão, e outra por aqueles que defendem sua integração. Para evitar a escalada de violência, os dois lados concordam em resolver a questão através de um torneio subterrâneo onde seus melhores representantes competirão: o Projeto B.B. Nisso um jovem francês recém chegado ao local, terá que lutar para defender a integração de estrangeiros.
Omega Complex
Autor: Shonen & Izu
Volumes: 3
Editora Original: Les Humanoides Associés
Editora Brasileira: Alto Astral
Preço: 14,90
Lançamento: Abril a junho de 2014

A obra apresenta uma história de ficção científica no contexto pós-guerra nuclear. A trama, que se insere no| gênero seinen, mostra os efeitos radioativos na população e os desdobramentos de uma droga oferecida pelo governo. As reações adversas fogem ao controle, causando mutações genéticas imprevisíveis, capazes de criar novos humanos – mais poderosos e perigosos.
Pen Dragon
Autor: Mika
Volumes: 3 (6 no Brasil)
Editora Original: Les Humanoides Associés
Editora Brasileira: Alto Astral
Preço: 14,90
Lançamento: Maio a Outubro de 2016

Pen é um caçador de dragões fracassado que inadvertidamente mata uma divindade em sua área, causando uma maldição macabra em sua aldeia … Para salvá-los, Pen tem apenas uma solução, seguir o conselho de um velho eremita, Merilun, e sair à procura um ovo muito especial. Sem saber, nosso jovem herói atordoado irá embarcar na busca pelo Graal e terá que enfrentar os Cavaleiros da Távola Redonda. 
Radiant
Autor: Tony Valente
Volumes: 11 (ainda em andamento)
Editora Original: Ankama Editions
Editora Brasileira: Panini
Preço: 22,90
Lançamento: a partir de março de 2019
Compre em: Amazon

Seth sonha em se tornar um grande feiticeiro. Ele quer poder para derrotar os Némésis, monstros que vêm do céu, mas sua afobação sempre lhe mete em problemas e acarreta na fúria dos moradores da vila e de Alma, sua guardiã. Determinado a salvar o mundo, Seth embarca numa jornada em busca do Radiant, o lendário lar dos Némésis. Fazendo novas amizades e enfrentando duras batalhas, assim começa a aventura de Seth.
Tengu-do
Autor: Nikolavitch; Rossetto
Volumes: 3
Editora Original: Les Humanoides Associés
Editora Brasileira: Alto Astral
Preço: 14,90
Lançamento: Agosto a outubro de 2015

O mangá conta a história de um garoto que sonhava em aprender o caminho da espada. Após ver seu mestre ser assassinado por Tengu, o demônio, e contrariando sua família, o jovem Ronin parte para uma jornada no tempo em busca de vingança. Acompanhe as descobertas e reviravoltas dessa saga surpreendente. Será que o jovem Ronin conseguirá enfrentar o demônio? O que o destino lhe reserva?
Vairocana
Autor: Moa Hato
Volumes: 3
Editora Original: Les Humanoides Associés
Editora Brasileira: Alto Astral
Preço: 14,90
Lançamento: Janeiro a março de 2015

VAIROCANA conta a história de um príncipe e de um monstro em um universo fantástico que é habitado por seres incríveis, como espectros com superpoderes. Após despertar sem querer o Monstro Nué, ocasionando uma série de problemas para todas as pessoas a sua volta, Iska (o príncipe) precisa encontrá-lo e capturá-lo.

De todos esses, o mais famoso é Radiant que chegou inclusive a ser publicado no Japão e a ganhar uma adaptação em animê, tudo isso sob a recomendação de Yusuke Murata, o desenhista do remake de One-Punch Man.

Fora ele, em nossa opinião, o melhor é Tengu-Do, possuindo uma história redondinha que envolve viagem no tempo, paradoxo e coisas do tipo. Por fim, vale comentar ainda que Omega Complex venceu a 17ª edição do Grande Prêmio Anime e Mangá da Anime Land, a maior e mais conceituada revista sobre cultura pop japonesa da França.

Leia também:

5 Comments

  • OtakuVini

    Bom,não é haver com o post mas enfim,há alguns Henshin online,apareceu Negima e um outro de 5 volumes que acho que não foi publicado aqui ainda.O Próximo é o 200 e no final do de ontem o Cássios (acho que é assim) disse que o próximo chega com novidades.Será que é o que eu tô pensando????

  • xaverico

    Obrigado pelas informações.
    Vou percorrer os sebões virtuais para comprar ´´O MESTRE´´, porque eu amo esse tema.
    Quando os assuntos são samurais, ninjas, clãs, espadas, Japão antigo ou Europa antiga, é comigo mesmo.rsrs

  • RPM Souza

    Li os terríveis Omega Complex e Vairocana (tanto em questão de edição brasileira quanto de conteúdo). Até gostaria de dar uma chance para o Radiant, mas a esse preço…

  • Netin

    Bacana
    Alguns desses estavam naquele social comics né? Pena que o serviço (aparentemente) não vingou

    • Tirando o “Radiant” obviamente, todos estavam. Da última vez que olhei, porém, apenas o Pen Dragon permanecia.

      A gente raramente vê qualquer postagem do Social Comics ou mesmo pessoas falando dele, mas ainda existe…

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading