BBM lista: obras para amantes de gatos

gatoterapia em ação…

Texto atualizado em 24/09/2021

Você gosta de gatos? É daqueles que curte todas as fotos de felinos nas redes sociais e vive brigando para provar que eles são melhores que os cachorros? Então esta postagem para você^^.

Talvez você não saiba, mas no Japão são produzidas diversas obras de ficção que tem gatos como protagonistas. Se você acompanhar as lojas japonesas no Twitter verá uma infinidade de títulos sendo lançados todos os meses em que os felinos são o destaque. A maioria, obviamente, é completamente desconhecida no ocidente, mas de vez em quando alguma obra acaba ganhando relevância e aparece nos continentes americano e europeu.

Hoje viemos listar algumas obras japonesas para os amantes de gatos que você pode encontrar no ocidente para adquirir, seja em português, seja em outros idiomas (embora uma delas só seja possível encontrar o animê).

Vem ver :).


Ela e o Seu Gato (NewPOP)

Volume único. Baseado em roteiro de Makoto Shinkai e com desenhos de Tsubasa Yamaguchi, Ela e o Seu Gato é um mangá que conta a história de uma jovem moça recém iniciada na vida dos adultos, enfrentando os desafios dessa fase da vida, os problemas no trabalho, a dificuldade de interação, dentre outras coisas.

A obra é praticamente toda vista pelos olhares de Chobi, o seu gato de estimação. Vemos o drama da garota e o gato ali ao lado dela sem entender realmente o que está se passando com ela, mas sempre desejando ver sua dona bem. É uma história que para muitos pode até parecer vazia, mas é bem cativante para os amantes de gatos.

O mangá foi publicado no Brasil pela editora NewPOP no início de 2019, ao preço de R$ 18,00. Você ainda pode comprá-lo na Amazon, clicando aqui. Leia nossa resenha detalhada do mangá, clicando aqui.


Kakyou e o Seu Diário de Conquista da Terra (NewPOP)

Volume Único. Obra do grupo CLAMP, Kakyou e seu diário de conquista da terra não é um mangá e sim um livro juvenil com ilustrações. Na obra todos os gatos da Terra são, na verdade, alienígenas que vieram para cá tentar dominar o mundo. Nisso conhecemos a gatinha Kakyou que um dia chegou na Terra e foi parar em uma loja, onde acabou sendo adotada pelas componentes do próprio CLAMP^^.

O livro acompanha os planos de Kakyou de tentar dominar o mundo, com seus sucessos e revezes, ao mesmo tempo em que vemos as moças do CLAMP admirando o felino, cuidando dele, amando ele, sem saber dos planos da gata para com o planeta. É uma historinha bastante divertida para todos os que gostam de felinos e veem as atitudes deles como suspeitas. Rs.

Vale dizer que a história de Kakyou é inspirado em uma gatinha que o grupo CLAMP possuía e no livro há até fotos dela nos paratextos, o que é mais um prato cheio para os amantes de gatos.

Kakyou e seu diário de conquista da Terra foi lançado no Brasil pela editora NewPOP em 2013 e ainda pode ser encontrado na Amazon, clicando aqui.


The Wedding Eve (Panini)

Volume único. Coletânea de histórias curtas de autoria de Hozumi, The Weeding Eve não é uma obra exclusivamente para os fãs de gatos, porém possui uma história em que o protagonista é um felino.

A narrativa chamada de “E então”, a última do mangá, mostra as impressões de um gato perante a alguma coisa que está acontecendo com o seu dono. A imaginação do gatinho é bastante fértil e ele logo atribui o estado das coisas a uma infelicidade. A história mostra a preocupação do gato, ao mesmo tempo em que ele tenta se mostrar indiferente.  É uma narrativa para apreciarmos a beleza dos gatos e vermos que temos muito em comum, quando desejamos esconder nossos verdadeiros sentimentos…

A obra foi lançada no Brasil pela Panini em 2016 e atualmente encontra-se esgotado, mas você pode encontrar exemplares usados na Shopee. Por fim, para ler nossa resenha detalhada da obra, clique aqui.


My Roommate Is a Cat (Inédito no Brasil)

7 volumes e ainda em publicação. Essa obra ficou famosa tempos atrás devido à adaptação em animê. Nela acompanhamos a vida de um escritor recluso, totalmente avesso à sociedade que um dia vai visitar o túmulo dos pais e acaba adotando uma gata que estava por lá. A partir daí os dois passarão a conviver, com o humano não entendendo as atitudes do felino e o felino não entendendo as atitudes do humano. Ao mesmo tempo, o escritor acabará tendo contato com outras pessoas e, aos poucos, mudará o seu modo de enxergar o mundo.

A adaptação em animê pode ser vista oficialmente na Crunchyroll, com legendas em português. Só conhecemos a obra por meio da animação e o que podemos dizer é que ela é um grande achado para os fãs de gatos. Ora o desenho mostra a situação pelo ponto do vista do humano, ora pelo ponto de vista do gato, nos dois casos apresentando com maestria os problemas e as incompreensões de um com o outro, ao mesmo tempo mostrando como eles vão se afeiçoando, em pouco tempo já não podendo viver sem o companheiro.

O mangá original é de autoria de Tsunami Minatsuki e Asu Futatsuya e está em publicação no Japão de forma impressa desde 2015 pela desconhecida editora Hold Shuppan, possuindo 7 volumes até o momento.


Chi’s Sweet Home (JBC)

12 volumes, completo. De Kanata Konami, Chi’s Sweet Home é talvez a obra mais universal dessa lista, pois se trata apenas de gatos fazendo gatices^^. A obra acompanha um felino chamado Chi e sua vida com uma família que o adotou quando se perdeu. Cada capítulo é curtinho, cerca de dez páginas, em que vemos o gato fazer alguma coisa engraçadinha ou reagir a alguma situação, como ir ao veterinário, por exemplo.

No ocidente, a obra já foi publicada em quase todos os grandes mercados, Estados Unidos, França, Itália, Espanha e Alemanha. Recentemente o título começou a ser publicado no Brasil pela editora JBC.

Vale comentar que Chi’s Sweet Home não é o único “mangáto” da autora Kanata Konami, é apenas o mais famoso. Basicamente todas as obras dela que existem nos bancos de dados ocidentais de mangás são mangás com felinos como protagonistas.

Uma das outras obras da autora

Cat Diary (Inédito no Brasil)

Volume único. De autoria do famoso autor de obras de terror Junji Ito, Cat Diary segue a linha Kakyou de apresentar uma história baseado na experiência pessoal do criador com gatos. Na obra, um autor de mangás de terror muda-se com sua mulher para uma nova casa e para a surpresa do autor, ele terá dois gatos na nova residência, um deles um felino com  o “rosto amaldiçoado”.

Capa francesa

A obra centra-se mais na reação do autor perante os gatos, com o medo em relação a um deles, a falta de habilidade em brincar com os felinos, a preocupação para que os bichanos não escapassem, entre outras coisas, tudo isso regado com um estilo de desenho, com caras e expressões que lembram os mangás de terror, embora a obra seja apenas um slice of life comum.

O mangá é curtinho, por volta de 120 páginas, e já foi publicado em vários países ocidentais como os Estados Unidos e a França. Aqui no Brasil permanece inédito.


Existem diversos outros mangás que têm gatos como protagonistas, mas que não tivemos a oportunidade de ler. O mais famoso deles, sem dúvidas, é Doraemon, o mangá infantil do gato robô. Ele é inédito no Brasil, mas algumas adaptações em animê já vieram para cá. Ele não é uma obra especificamente para os fãs de gatos, mas não podíamos deixar de mencioná-lo tamanha a importância da obra.

Outro mangá que a gente conhece de nome é Os Gatos do Louvre, de Taiyo Matsumoto. Ele é mais uma daquelas obras que foram feitas por artistas japoneses em parceria com o Museu do Louvre da França e parece ser interessantíssimo.

Sua Majestade, o Gato (猫と下僕の素敵な日常), de Akihiro Kimura, é outro que parece muito interessante. É todo colorido e, segundo informações da editora espanhola que  lançou a obra por lá, segue o estilo Cat Diary e Kakyou de falar sobre um gato na vida dos autores. Pela sinopse, o autor e a esposa adotaram um gato e depois foram adotando outro e mais outro e mais um outro e quando viram a casa já estava cheia deles^^. A vontade de importar o título é gigante!.

Mais gatos em obras publicadas no Brasil

Há outras obras publicadas no Brasil em que os gatos têm papel relevante, embora não sejam mangás de gatos. Em Sailor Moon e Sailor V, os gatos Luna e Artemis (bem como Diana, posteriormente) estão sempre do lado das guerreiras e tem papel importante na história. Em Your Lie In April, a figura de um gato preto volta e meia aparece e embora não seja um personagem central, tem uma importância nos dramas do protagonista. Em Wish, alguns dos demônios presentes na obra se disfarçam de gatos. Em Lúcifer e o Martelo, um dos cavaleiros das feras místicas é um gato preto.

Na light novel Re: Zero, o espírito Pack possui a forma de um gatinho. Em Tom Sawyer um gato morre logo no início e será importante para um certo acontecimento na narrativa. já em After School of the Earth um certo gato aparecerá e desaparecerá ajudando a aumentar o mistério das pessoas desaparecidas.

Certamente há vários outros mangás em que aparecem gatos de uma forma ou de outra, mas que não lembramos no momento. Em suma, embora sejam poucas as obras que tenham gatos como protagonistas no Brasil, felinos é o que não faltam em títulos publicados por aqui.


Você conhece algum outro mangá de gato que é interessante e que permanece inédito no Brasil? Se sim, nos conte nos comentários.

7 Comments

  • Ed

    Minha recomendação pessoal: Sketchbook, tanto o anime quanto o mangá. Os gatos na obra são baseados nos gatos da vizinhança do autor.

  • Garça Negra

    Em “Sankarea” tem um gato zumbi. Não me lembro do nome dele…

  • Eu estou bem inclinado em assistir My Roommate Is A Cat. Eu tenho Kakyou, ainda vou comprar Ela e o Seu Gato e por aí vai!
    Eu sou daqueles gateiros que se orgulham até das coisas erradas que os bichanos aprontam, pois sou pai de 4 (a mãe e seus três filhos, ela com 5 anos e eles com 4 anos).
    Nas considerações finais você poderia ter citado Zone-00, pois um dos personagens é um Nekomata que assume forma humana e é o familiar de uma Bruxa. Seu nome é Senryou e ele é um gato típico e todo carismático <3.

  • JMB

    Outro mangá de gatos que é ótimo é What’s Michael?. É uma daqueles mangás quase impossíveis de sair por aqui, mas que se viesse eu compraria sem dúvidas.

  • Daniel Silva Guimarães

    My Roommate is a Cat, e bem legal principalmente para quem acompanhou o anime. Junji Ito fazendo mangá de gatos kkkkkkk parece interessante!!

    • Helena

      Muito boa a matéria, a maioria dos mangás eu não conhecia, mas senti falta de Ojiisama to Neko, e do Nyanko-sensei de Natsume Yuujinchou – tecnicamente, ele não seria gato de verdade, mas se comporta como um. Tem os gatos de Sangatsu no Lion, que são muito engraçados, o gato possuído de Gakkou no Kaidan e o youkai-gatinho de Kyoukai no Rinne. A gatinha Lili de Honey Honey, que é o catalisador da história, já que ela engole uma joia obrigando sua dona a fugir pelo mundo com um bando de loucos no seu encalço.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading