NI 374. O caso da editora que demitiu todos os funcionários no México

Tá difícil ter Haikyuu! na América Latina…

Algumas notícias de outros países chamam a atenção pelo status de curiosidade e estarrecimento. No México, uma editora de mangás demitiu todos os funcionários e entrou em hiato. Trata-se da editora Smash, pertencente ao grupo Televisa.

A Smash anunciou sua entrada no ramo de mangás em março de 2018, com a divulgação dos títulos GTO e Battle Angel Alita.

Nos últimos tempos, porém, a empresa andava irregular e diversos títulos anunciados por ela, como o mega-sucesso Haikyuu!!, não viram a luz do dia. Agora a empresa informou oficialmente o encerramento de suas atividades provisoriamente. A editora garante que o fechamento não é definitivo:

Segundo o site Manga México, uma das ex-editoras da empresa informou por meio de suas redes sociais que no dia 25 de junho toda a equipe foi demitida de um dia para o outro. As séries não lançadas (que além de Haikyuu!! incluem outros títulos de peso como NANA, D.Gray-Man e Claymore) permanecem em poder da Smash, segundo essa editora, e assim seguirá até o contrato vencer, ser cancelado ou a editora resolver lançar. Ainda segundo o site Manga México, os agora ex-funcionários da Smash planejam se unir para criar sua própria editora.

É bastante inusitado uma editora demitir os funcionários e anunciar uma pausa dessa forma e ninguém sabe se a pausa é realmente apenas uma pausa, de modo que tudo ainda é incerto e estranhíssimo. Quanto à ideia dos ex-funcionários criarem sua própria editora, eles sabem que será difícil negociar com os japoneses, mas têm em mente que nada é impossível. E haja vista que já trabalharam com mangás e mantinham contato com eles, no mínimo alguma bagagem para apresentar eles têm…

No México, além da Smash, há apenas outras duas editoras que publicam mangás, a Panini (em que boa parte das obras são editadas no Brasil) e a Kamite (aquela que deixa os mangás com o nome em japonês).

Agora nós temos um perfil no Instagram também. Nos segue lá?https://www.instagram.com/blogbbm/

8 Comments

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading