Light novels: comparando o ritmo de publicação brasileiro com o de outros países

Será que a publicação brasileira de uma dada light novel é muito lenta, muito rápida ou na média? Veremos no post a seguir…

O mercado de light novels aqui no Brasil ainda é bastante pequeno, com um número bem diminuto de obras em nosso idioma. Por tal razão, a gente do blog – buscando um crescimento desse mercado – sempre incentiva vocês a comprarem o que está saindo para que mais obras apareçam. Se você gosta de light novels e quer mais no Brasil, o ideal é sempre adquirir o que tem, pois do contrário o ritmo de publicação permanecerá pequeno e as chances de sua obra favorita aparecer irão diminuir.

Então, se você faz parte do grupo interessado em mais light novels no Brasil e tem alguns trocados sobrando, leia nosso post “Onde Comprar mangás e light novels pela Internet?” e encomende alguma que seja de seu interesse em uma das lojas, pois assim você estará fazendo sua parte e ajudando o nosso mercado a crescer. E em uma época de crise, quanto mais ajuda melhor.

Se você quer ajudar o mercado de light novels, mas não tem interesse em nenhuma que está saindo, a gente recomenda a light novel “Morte”. São só 3 volumes e é muito boa. Garanto que vai te surpreender…

O post de hoje não é sobre isso, porém. Hoje é mais uma daquelas matérias de curiosidades em que comparamos a situação em que uma dada obra se encontra no Brasil em relação aos demais países ocidentais que a publicam. Dessa vez, iremos mostrar a quantas anda em outros países as light novels que são publicadas no Brasil. Isto é, iremos averiguar se em outros países a publicação está mais adiantada ou mais atrasada em relação à nossa terra. Será que por aqui a publicação está demorando demais? Ou será que estamos sendo bem rápidos? Você irá descobrir agora…


Log Horizon


Começamos com uma das obras que se encontram paradas no momento. A light novel Log Horizon começou a sair em julho de 2016 e somente quatro volumes foram lançados até agora, o último deles em setembro de 2018. A informação oficial dada pela empresa em suas lives é que a editora não conseguiu um espaço no cronograma para conseguir voltar a lançá-lo, por isso a obra se encontra sem previsão de retorno no momento.

Curiosamente, em alguns países, a obra também andou parada. Na França, a obra é publicada em tomos duplos e o volume 3 (equivalente ao livros 5 e 6) saiu em março de 2017 (mesma data que saiu o terceiro no Brasil) e não apareceu mais desde então. A última informação que encontramos é que o volume 4 deveria sair em junho de 2019, mas acabou adiado mais uma vez. Na Polônia, por outro lado, publicaram quatro volumes entre maio de 2016 e junho de 2017 e depois disso a obra entrou em um grande hiato, retornando apenas em janeiro de 2019 quando foi publicado o volume 5. Lançaram o volume 6 em maio.

Nos Estados Unidos, porém, a obra não teve essas pausas e já publicaram todos os 11 volumes existentes, o último em janeiro de 2019. Em outros países, a obra é inédita.


Morte


Diferente das demais obras aqui presentes, a light novel Morte não faz parte do rol dos títulos populares. É uma light novel completamente desconhecida e que não tem destaque no cenário internacional. Apenas no Brasil ela é publicada no ocidente.

já foram lançados dois volumes, o terceiro e último deve sair em breve. Apesar de não ser popular mundo à fora, a obra é muito boa a gente recomenda fortemente. Leia nossa resenha do volume 1.


No Game No Life


Durante muito tempo a publicação brasileira de No Game No Life era a mais adiantada do ocidente, estando bem à frente dos outros países, mas a NewPOP perdeu o posto para a editora polonesa. Ela já lançou o volume 10 e o gaiden Practical War Game, estando totalmente em igualdade com o Japão. Aqui no Brasil, os fãs ainda aguardam o décimo livro. Segundo a empresa, ele deve ser lançado no segundo semestre.

Não é como se NGNL fosse publicado em tantos outros cantos, porém. Além de Brasil e Polônia, apenas os Estados Unidos lançam essa light novel, atualmente encontrando-se no volume 8, com o 9 previsto para este mês de julho. No Japão, vale lembrar, a light novel está no volume 10.


Number Six


Em publicação no Brasil desde julho de 2015, Number Six encontra-se parado desde julho de 2017, quando saiu o volume 5. Segundo a editora, a obra não tem uma saída tão boa quanto as outras séries e, no momento, ainda não há uma data para o retorno da série.

Até onde conseguimos apurar, a série de livros é inédita em todos os demais países do ocidente.


Overlord


Agora em julho de 2019, a editora JBC começou a publicar a light novel Overlord, com o lançamento do primeiro livro impresso. A publicação local ainda é bastante nova, então naturalmente em outros países ela está mais avançada. A única exceção é a Itália, mas apenas por ora.

Na Itália, a light novel começou a ser publicada no final de 2018 e apenas 1 volume foi lançado até o momento, porém agora em julho o volume 2 começará a ser distribuído. No México, a obra também começou a ser lançada em 2018 e três livros foram publicados até o instante em que esta postagem vai ao ar.

Na França, a publicação já vai bem avançada. A obra é lançada em uma versão dupla, reunindo dois volumes japoneses em apenas um único livro de mais de 500 páginas. O primeiro tomo saiu em maio de 2017 e, de lá para cá, ganha volumes irregularmente com intervalos entre um e outro que chegam a sete meses. Quatro foram publicados até o momento (equivalente a oito originais), o último deles em março de 2019. Vejam no Tweet abaixo, a primeira edição francesa.

Nos Estados Unidos e na Polônia a publicação também está avançada. Nos states, a obra começou a ser lançada em 2016 e está com 10 volumes publicados até o momento. Na Polônia a obra também começou em 2016, mas por lá apenas 8 livros foram lançados até o momento, o último deles em setembro de 2018. No Japão, Overlord está com 13 atualmente.


Re: Zero


Aqui no Brasil, a publicação de Re: Zero encontra-se no volume 10 e somos um dos países mais adiantados no lançamento dessa obra. Enquanto a NewPOP publicou o décimo livro em maio, os Estados Unidos só o publicaram em junho. Vale lembrar que a periodicidade nos states é bem maior do que aqui. Enquanto no Brasil a obra sai de dois em dois meses, na terra do Trump sai a cada quatro, de modo que devemos nos manter na frente deles mesmo com o pequeno atraso da obra para a publicação do artbook.

O país ocidental mais adiantado na publicação de Re: Zero, porém, é a Polônia. Por lá já estão no volume 14 e não deve ser possível conseguirmos encostar ou ultrapassá-los por enquanto, pois o ritmo de publicação é o mesmo do que o Brasil.

Quanto aos outros países Re: Zero se encontra na seguinte situação:

Espanha: começou a ser lançado em abril de 2018 e até o momento 4 volumes foram lançados, com o 5º previsto para julho de 2019.

França: começou a publicação em junho de 2017 e apenas 5 volumes saíram até agora. O sexto está previsto para julho de 2019.

Itália: começou a sair em julho de 2017 e teve apenas 5 volumes lançados até o momento, o último deles em abril de 2019.

Na Alemanha, na Argentina, no México e em Portugal, ela é inédita até onde a gente sabe.


Shakugan no Shana


Assim como Toradora! (mais abaixo), Shakugan no Shana faz parte da leva de light novels que ficaram famosas em meados dos anos 2000 devido a suas adaptações em animê. Se Toradora! se beneficiou dessa fama para ser lançada em vários países ocidentais, o mesmo não ocorreu com Shakugan no Shana que acabou esquecida em todo canto. Atualmente, apenas no Brasil ela é publicada pelo que a gente conseguiu pesquisar.

No passado, a obra chegou a ser licenciada nos Estados Unidos (capa acima à direita), mas apenas dois volumes foram publicados. Nunca mais retornou. Então, os fãs brasileiros da obra são privilegiados!.


Sword Art Online


A publicação brasileira de Sword Art Online ainda não foi para a frente. Licenciado pela Panini, a editora lançou apenas o primeiro arco da história, Sword Art Online – Aincrad e a empresa ainda não confirmou se lançará o próximo. Por ora, a publicação local ficará assim. Como deve ser possível imaginar, estamos bem atrasados em relação a outros países.

Na Itália, a light novel está em publicação desde 2014 e até o momento 11 volumes foram publicados, o último deles em abril. A média de publicação no país é de dois livros por ano. Na França, a obra é publicada desde 2015 em edições duplas (dois volumes em um), já tendo lançado 8 livros até agora (equivalente a 16 originais), o último deles em janeiro.

Na Alemanha, a light novel é publicada desde o final de 2017 e atualmente 7 livros foram lançados, com o oitavo previsto para agosto. Na Espanha, a obra teve seu início em março de 2016 e atualmente saíram 8 volumes, o último deles em junho.

Na Polônia, a obra começou a sair em dezembro de 2014 e já foram lançados 20 livros até o momento, o último deles em abril. É o país ocidental mais adiantado na publicação da obra original. Nos Estados Unidos foram lançados apenas 16 livros até o momento, mas lá várias obras derivadas também estão sendo publicados publicadas simultaneamente, como o SAO Progressive.


Toradora!


Toradora! é uma light novel já antiga, tendo sido concluída em 2009, bem na época em que se encerrou a sua adaptação em animê. Apesar disso, sua fama perdurou ao longo dos anos e quando começou-se a publicar light novels, alguns países ocidentais resolveram lançá-la. Os pioneiros foram Itália e Polônia, entretanto a publicação neles não engrenou.

A publicação italiana começou em 2012 pela editora J-POP com a publicação do número 1, apenas ele. Em 2013 foi lançado o segundo volume e em 2015 o terceiro e desde então não ganhou mais livros por lá, ficando no limbo. A publicação polonesa, por outro lado, utilizou de um expediente diferente e resolveu lançar uma versão dupla reunindo dois livros em um. Somente dois foram lançados até o momento. O primeiro saiu em agosto de 2016 e o segundo em fevereiro de 2017. De lá para cá mais nada saiu.

Light novel polonesa

Depois disso, dois países anunciaram a publicação da light novel, Brasil e Estados Unidos. Os americanos começaram a publicar em maio de 2018, o Brasil dois meses depois, em julho. Em maio de 2019 ambos os países lançaram o volume 5.

A NewPOP recém publicou o volume 6 agora em julho no Anime Friends. Os norte-americanos também ganharão o sexto livro este mês e continuaremos nessa igualdade provavelmente.


Importante mencionar que no texto estamos mencionando apenas países que têm “mercados próprios” (ou seja, cujas editoras sejam sediadas naquele território), por isso não citamos, por exemplo, localidades como o Canadá em que é possível encontrar muitos mangás e light novels, mas cujos títulos são publicados, em geral, por editoras dos Estados Unidos.

De igual modo, apenas estamos mencionando países em que nós tivemos como conseguir informações. Na Finlândia, por exemplo, é meio difícil conseguir informações. Na Alemanha, por outro lado, é mais fácil saber sobre mangás, porém é difícil conseguir saber sobre a publicação de light novels, e assim por diante.

Por fim, vale comentar também que não há nenhuma light novel em Portugal. Na Argentina, a Ivrea anunciou Goblin Slayer (inédito no Brasil), mas ainda não começou a publicar. No México, começou-se a se publicar novels recentemente, então são pouquíssimos os títulos por lá, quase nenhum na verdade, por isso praticamente não mencionamos nenhum desses países durante o texto.

6 Comments

  • Podem fazer uma pesquisa sobre novels originais do Brasil e não traduções? Pode ter certeza esse mercado não pode nem ser considerado mercado de tão pequeno.
    Eu acabei de entrar mas sigo as traduções a mais de 5 anos(era bem jovem) mas acho que os aplicativos de livros como wattpad são umas que mais tem novelas brasileiras… até agora!

  • Hikari

    Eu moro na Alemanha, e poderia ajudar com informações, mas já adianto que fora algumas obras tipo SAO ou Accel World, o mercado de light novels aqui é murcho.

  • O mercado de Light Novels no Brasil ainda é muito de nicho, e é uma pena, pois diversas obras incríveis ainda seguem sem ser licenciadas. Isso se deve, também, ao costume do brasileiro de não ler livros, o que acaba impactando demais no mercado. Aprecio bastante o esforço e persistência das editoras em lançar LN aqui no Brasil, espero que cresça e se expanda, para vermos outro títulos licenciados no país.

    Eu adoraria ver Hyouka, Oregairu, Baccano e Shinsekai Yori por aqui, seria compra na certa!

  • Seria legal se viessem mais noveis… Nos EUA tem muita novel lançada… Tem muita obra isekai legal.

    Algumas:
    Ps:A maiorira vi pelos mangas. Mas se sair a novel português vou acabar comprando… (Embora tenha tanta que quero que acho que eu iria a falencia se compra-se todas as que quero…)

    That Time I Got Reincarnated As A Slime (tensei Shitara Suraimu Datta Ken)
    Esse é o que mais espero que tragam aqui. As aventuras do Slime reencardo são epicas. Manga e anime otimos. Espero que tenha segunda temporada.

    Arifureta
    Personagem muito forte. O anime está legal e tem um otimo manga.

    How NOT to Summon a Demon Lord (Isekai Maou to Shoukan Shoujo no Dorei Majutsu)
    Anime otimo (Tirando um pouco de cenas ecchi). manga excelente.

    Reincarnated as a Sword
    Uma espada com conciencia… gosto do manga.

    Skeleton Knight in Another World
    Lembra um pouco overlord. A raposa é bem fofinha no manga.

    The Rising of the Shield Hero
    Uma das melhores noveis que existe… a trajetoria do heroi do escudo é realmente epica.

    In Another World With My Smartphone
    Apesar de ter pessoas que não gostaram do anime. (gostei do manga d e do anime). Queria que o anime tivesse tido mais uma temporada adaptando mais arcos…

    So I’m a Spider, So What? (Kumo desu ga, Nani ka?)
    Uma das que mais gosto. Ter virado uma aranha em mundo estilo rpg… é uma obra com um bom humor.

    Wise Man’s Grandchild
    Shin é um personagem muito legal e o incio do manga é muito legal com ele revelando seus poderes apelativos.

    Death March to the Parallel World Rhapsody
    Muito bom também. Gosto do estilo. Apesar de ser um manga calmo ele diverte bastante.

    konosuba
    Essa não precisa de comentarios…

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading