Reajustes: One Piece também sobe de preço

Mais um título sofrendo reajuste

Além de Bestiarius e D.Gray-Man, na tarde desta quarta-feira 07 de agosto de 2019, um outro mangá da Panini foi cadastrado na loja online da editora com reajuste de preço, One Piece. O mangá sobe de R$ 18,90 para R$ 19,90 na edição 90, prevista para ser lançada agora em agosto.

One Piece é de autoria de Eiichiro Oda e está em publicação no Japão desde 1997 nas páginas da revista Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha, possuindo 93 volumes até o momento e sem uma previsão de fim. A obra tornou-se um sucesso absoluto, sendo o mangá que ano após ano é o que mais vende no oriente.

  • A difícil saga de One Piece no Brasil

No Brasil,  One Piece começou a sair em fevereiro de 2002 pela editora Conrad, na época em que ele ainda tinha apenas 22 volumes no oriente. A empresa decidiu por lançar o mangá no que se convencionou chamar de formato meio-tanko em que cada volume japonês viraria dois no Brasil.

Essa primeira publicação passou por alguns percalços curiosos, a começar por uma mudança de papel no meio da publicação. Lançado inicialmente em papel offset (aquele branquinho), a Conrad passou a adotar o papel jornal a partir de determinado número. Era óbvio que a medida visava apenas cortar custos, mas a justificativa dada pela empresa era que com a mudança emularia melhor a experiência de leitura original.

Apesar disso, a publicação de One Piece seguiu normalmente até outubro de 2007, quando atingiu a edição 66. A série, então, foi suspensa por problemas de renovação de contrato com a Shueisha, mas voltou a sair ainda em 2008, foram 4 volumes durante o ano chegando ao volume 70 (equivalente ao 35 original) e a série não retornou mais. Em maio de 2011, a editora Conrad oficializou o cancelamento de One Piece. Tudo indica que foi um cancelamento unilateral por parte da Shueisha, pois em comunicado a empresa brasileira disse que a japonesa tinha “exigências impossíveis de serem satisfeitas”. Apesar de os fãs ficarem anos sem ver o mangá nas bancas, não demorou muito para que outra editora anunciasse a aquisição do título. Em fins de 2011, a Panini divulgava que tinha adquirido a licença de One Piece.

A republicação do mangá começou em 2012 e a empresa utilizou-se de um estratagema para lá de curioso, lançaria a partir do volume 1 mensalmente para os novos leitores e também a partir do volume 36, bimestralmente, para quem já acompanhava pela Conrad e quisesse continuar a ler a história.

Vale lembrar que A PANINI DEIXOU CLARO QUE VOCÊ NÃO PRECISAVA COMPRAR AS DUAS VERSÕES, você poderia comprar apenas o volume 1, depois o 2, e o 3 porque depois os volumes 36, 37 e demais voltariam a ser lançados. E foi isso o que aconteceu. O 36 saiu em fevereiro de 2012 e voltou a ser lançado pela Panini em janeiro de 2015, 0 37 saiu em abril de 2012 e voltou a ser lançado em fevereiro de 2015 e assim por diante. A ideia da editora era que uma versão encontrasse com a outra posteriormente e virasse uma só. Só que isso nunca  chegou a ocorrer de fato, apenas uma das versões sumiu do nada e ficou por isso mesmo, de modo que quem acompanhasse apenas uma delas ficou com um buraco de cerca de 10 volumes na coleção e teve que correr atrás.

Isso ocorreu por volta do volume 50. O 51 que tinha saído em agosto de 2014 (versão avançada) foi lançado novamente em abril de 2016 (versão mensal). Houve atrasos, foi lançado ainda o volume 52, e essa versão mensal simplesmente sumiu. A editora (ou antes a Beth Kodama em seu perfil pessoal) só falava que estava atrasado, que ela ia ver o que estava acontecendo, no fim, nunca mais apareceram esses volumes da versão mensal e apenas a versão avançada prosseguiu e não houve nenhum pronunciamento a respeito. Nesse momento, a versão avançada já estava no volume 61 ou 62, então ficou vácuo de cerca de 10 volumes. Quem só acompanhava a versão mensal teve que correr atrás dos volumes atrasados e se a pessoa só comprava em banca… boa sorte para ela.

Apesar da promessa não cumprida, quase não houve reclamações, embora existam até bastantes se você for procurar nas postagens antigas da editora no Facebook. O ponto é que isso foi ofuscado pelo bom momento da Panini na época e com a insistência de uma outra parcela de fãs (aquela que comprava as duas versões do mangá) de que a avançada se tornasse mensal, coisa que aconteceu posteriormente.

Hoje One Piece se encontra quase encostado com a publicação japonesa e é lançado bimestralmente. Muitos números, porém, se encontram esgotados e muita gente pede o relançamento e não se sabe se a editora pretende fazer isso ou não. Vale recordar ainda que o mangá começou a ser publicado em formato digital recentemente.

Sinopse geral da obra: Houve um homem que conquistou tudo aquilo que o mundo tinha a oferecer, o lendário Rei dos Piratas, Gold Roger. Capturado e condenado à execução pelo Governo Mundial, suas últimas palavras lançaram legiões aos mares. “Meu tesouro? Se quiserem, podem pegá-lo. Procurem-no! Ele contém tudo que este mundo pode oferecer!”. Foi a revelação do maior tesouro, o One Piece, cobiçado por homens de todo o mundo, sonhando com fama e riqueza imensuráveis… Assim começou a Grande Era dos Piratas!

 

8 Comments

  • Ricardo Ramos

    Só 1 real panini ???? tá de brincadeira, botava logo uns 4 reais. Desse jeito vcs vão falir kra 19,90 em papel jornal e mt barato, só vcs pra fazerem esses preços , continue assim q o futuro de vcs vai ser mt próspero. Abraços e vtnc <3

  • Raquel K.

    Caramba de novo, haja paciência. Como estou no 88 da pena de desistir mas se começar a vender online paro. Qualidade muito porca por esse preço.

  • Isaura Luiza

    Eu faço parte daquele grupo qie tá com a coleção incompleta, no meu caso parei no 22, e hoje não acho mais os números qie me falta, e quando acham combram uma facada.

    • Eduardo

      Cara eu tenho até o 46 e tô querendo me desfazer. Te cobro o preço de capa se você quiser.

  • Ken-Oh

    Bem. Creio q ninguem aqui deve pagar preço cheio com OP. Eu mesmo compro quando tem descontos q tombam o preço a 12 ou 13 reaos. O pior como o Brother disse ae em cima: A qualidade caiu horrores. E n só do papel, tem uns erros de edição ferrados e n são exclusivos de OP.
    Foda q quando vc questiona falam q o aumento prioriza qualidade e nunca vemos isso.
    Ae depois o Levi quer da uma de chorão em materia pra Blog ae.

  • Júnior Ribeiro

    Esses dias aumentou pra 18,90, agora 19… e é o papel jornal mais porco que existe, que foi só afinando com o decorrer da coleção. Triste, é muito descaso com essa obra que não deve vender pouco.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading