Mangá “One-Punch Man” deve ter sobrecapa a partir do volume 19

Para manter a fidelidade…

Quando One-Punch Man foi licenciado no Brasil, os fãs queriam que o “efeito 3D” existente na edição japonesa que unia a sobrecapa e a orelha da obra também tivesse na versão brasileira. Na época, porém, era raro a Panini lançar mangás com orelhas e fazia cerca de dez anos que ela não publicava mangá com sobrecapa, de modo que era meio que um sonho distante isso se realizar.

Fonte da Imagem: Google

Apesar disso e ainda assim, a versão brasileira acabou mesmo ganhando orelhas e o efeito se manteve para a alegria dos fãs. Pelo que editores comentaram em diversas ocasiões desde então, houve uma grande discussão interna na época, com alguns apenas querendo que a imagem da orelha virassem marcadores, enquanto outros queriam colocar orelhas para manter “do jeito que devia ser”. No fim, estes últimos venceram^^.

As brincadeiras com as sobrecapas não acabaram nisso no Japão. Na edição 19 japonesa de One-Punch Man, uma nova foi colocada. Agora as imagens da sobrecapa e da capa se complementam, formando uma única figura. Vejam abaixo:

Notadamente, os fãs gostariam que isso acontecesse no Brasil também, mas como fazer isso se a versão local não usava sobrecapas? No México, onde a Panini também edita o mangá, o mesmo dilema ocorreu e, por lá, a editora resolveu mudar o formato da obra e a partir do volume 19 passaria a ter sobrecapa. Um baita acerto da filial mexicana, mudando para melhor o acabamento do mangá.

E no Brasil? Até o presente momento a editora Panini ainda não divulgou nada, não existindo nenhum comunicado por parte da empresa, nem nas tradicionais respostas aos leitores nas redes sociais. No entanto, um dos editores da Mythos (a empresa que faz boa parte dos mangás da Panini no Brasil) divulgou, por meio de sua conta pessoal no Twitter, que a obra passará a ter sobrecapa por aqui também :).

Como a Panini ainda não fez um pronunciamento a esse respeito, essa ainda não é uma informação oficial, mas com a  fala de um dos editores fica claro que realmente One-Punch Man deve ter sobrecapa a partir do volume 19. Salvo qualquer imprevisto, e se seguir a periodicidade atual, o volume deve estar no checklist de outubro e ser lançado até o dia 10 de novembro.

5 Comments

  • Miguel

    Importante fazer isso msm! Decisão mt acertada!
    Parabéns, o efeito vai ficar show!!!

  • Eraldo Rocha

    Bom, se quando é para reclamar a gente reclama, quando é para elogiar, vamos elogiar…
    Parabéns a panini, mostra que ta tendo cuidado e carinho com a edição do Mangá, que bom.
    Não sou muito fã de sobre capa, mas nesse caso é necessário, acredito que a lombada vai manter o padrão, quem não quiser deixar a coleção com aspecto diferente na estante, tira a sobre capa e deixa guardado separado, mantendo visualmente o padrão da coleção.

  • D.D

    Por um lado é legal manter esse efeito da edição japonesa, por outro é estranho a coleção ficar meio inconsistente por mudar o acabamento durante a publicação. Se bem que nem é preciso mudar o acabamento para gerar alguma inconsistência, já que as próprias sobrecapas da Panini às vezes são largas e folgadas na lombada, mas logo depois mandam uma sobrecapa justa e quadradinha na próxima edição (vide vol 1 e 2 de Golden Kamuy).

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading