Mercados Internacionais: Os mangás lançados na Finlândia em 2019

Nem todos os países ocidentais possuem um mercado de mangás próprio. Aqui na América do Sul, por exemplo, apenas Brasil e Argentina lançam mangás (Colômbia também começou, mas no país os títulos são todos advindos da Panini México) e os demais convivem com produtos importados, a maioria da Espanha.

Na Europa, embora boa parte dos maiores mercados estejam lá, também são poucos os países que lançam mangás, de modo que nos que não lançam os otakus precisam se aventurar em edições importadas de outros países, seja no mesmo idioma (caso do francês na Bélgica), seja em idiomas estrangeiros (caso do inglês ou espanhol em Portugal, que até tem um mercado próprio, mas é minúsculo). Um dos países europeus a publicar quadrinhos japoneses e que raramente se fala é a Finlândia e é desse país que falaremos hoje.

A Finlândia é aquele país que em todo Natal alguns programas jornalísticos exibem, por ser o local onde vive o Papai Noel (saiba mais). O país fica ao norte da Europa fazendo fronteira com a Rússia, a Suécia e a Noruega. Os amantes de Fórmula 1 já ouviram falar do lugar mais vezes por ser o local de nascimento do piloto Kimi Raikkonen, mas o país é especialmente conhecido por ter um dos melhores sistemas educacionais do mundo, sendo totalmente gratuito, com professores bem capacitados e valorizados e com um modelo de funcionamento bem diferente do brasileiro, por exemplo. O país tem dois idiomas oficiais, o Finlandês e o Sueco, mas é bastante comum que as pessoas saibam também inglês ou algum outro idioma.

The Ancient Magus Bride, um dos mangás que saem na Finlândia. Foto: Twitter.

Agora falando sobre mangás na Finlândia, são poucos os títulos que saem no país, sendo um daqueles mercados bastante pequenos (ao estilo Portugal, mas bem maior comparativamente falando) em que os consumidores têm que viver praticamente de produtos de outros países. Ainda assim, há editoras de mangás na Finlândia para quem deseja consumir em um dos idiomas locais.

Atualmente, o país só tem três empresas ativas (ou duas, ou mesmo uma, a depender do ponto vista^^. A gente explica a seguir), a Sangatsu Manga, a Punainen jättiläinen e a Ivrea (subsidiária da conhecida editora da Argentina). No passado já houve outras, mas atualmente são só essas mesmo, porém a Ivrea só lançou um volume de mangá durante 2019 inteiro, estando há meses sem publicar qualquer coisa. Já a Sangatsu Manga e a Punainen jättiläinen pertencem aos mesmos donos, o grupo Tammi, a terceira maior editora de livros da Finlândia. Ou seja, uma editora está em hiato e as duas que restaram são uma só. Esse é o cenário dos mangás em finlandês.

Em números, em 2019 a Finlândia teve apenas sete títulos novos (ou seja, apenas sete mangás começaram a ser publicados no país no ano) e, ao todo, foram 82 volumes divididos por 24 séries. A Sangatsu Manga foi responsável por 36 volumes divididos por 9 séries diferentes e a Punainen jättiläinen lançou 45 volumes divididos por 14 séries distintas. A Ivrea, como já falamos, lançou um volume de mangá em 2019.

Gráfico 1. Número de volumes de mangás lançados na Finlândia em 2019.

Em uma divisão entre séries novas (que começaram a sair no país em 2019) e séries antigas (que começaram a ser lançadas por lá antes disso), a Punainen jättiläinen se sobressaiu com 5 séries novas, enquanto a Sangatsu Manga teve 2.

Gráfico 2. Número de séries diferentes publicadas na Finlândia em 2019.

Diferentemente de Portugal, em que tudo o que sai são shonens e seinen, a Finlândia possui publicações mais ecléticas com vários shoujos em seu catálogo, cinco obras tiveram ao menos um volume publicado no país em 2019, o que equivale a 20% dos  títulos.

Gráfico 3. Tabela com todos os títulos que tiveram ao menos um volume publicado na Finlândia em 2019.

As séries que começaram em 2019 pela editora Sangatsu no país foram My Hero Academia, de Kohei Horikoshi, obra que dispensa apresentações e Minun susipoikani (Watashi no Ookami-kun), de Youko Nogiri, um shoujo da extinta revista Aria, da Kodansha.

Já pela Punainen jättiläinen, começaram a sair Lassie e The Last Wars, de Yoshihiro Takahashi, Nivawa ja minä (Nivawa to Saitou), de Nagabe, Tokyo Ghoul: Re, de Sui Ichida, e Moriarty – O Patriota, de Ryousuke Takeuchi e Hikaru Miyoshi.

  • My Hero Academia: Shonen, em andamento no Japão com 25 volumes.
  • Minun susipoikani: Shoujo. Completo em 4 volumes no Japão.
  • Tokyo Ghoul: Re: Seinen. Completo em 16 volumes no Japão.
  • Last Wars: Seinen. Completo em 22 volumes no Japão.
  • Lassie: Shonen. Completo em 2 volumes no Japão.
  • Nivawa ja minä. Seinen. Completo em 3 volumes no Japão.
  • Moriarty: Shonen. Em andamento no Japão com 10 volumes.

Durante o ano, alguns mangás também foram concluídos na Finlândia. Dentre títulos que já foram lançados no Brasil, Trinity Blood teve seu vigésimo primeiro volume lançado, concluindo a série. Tokyo Ghoul e Erased também terminaram no país em 2019, embora ainda falte o Erased: Re. Além deles, Princesa Sakura, de Arina Tanemura, autora de Full Moon – O sagashite, também terminou no país. Por fim, acabaram também em 2019 Ginga Densetsu Weed Orion (obra predecessora de Last Wars), Lassie e Byakuren no Fang (Taistelukoira Zero), os três de Yoshihiro Takahashi.

Para terminar este post, os mangás finlandeses costumam vir parecidos em tamanho com os nipônicos, 11,5 x 17,5 cm e o preço varia entre 6,20 Euros a 6,91 euros (Entre R$ 28 e R$ 32 em conversão direta). Não temos informações sobre detalhes de acabamento e, para os que gostariam de importar, nem sabemos o nome de lojas que façam envios internacionais. Ficamos devendo.


Esses foram os dados e informações sobre o mercado finlandês de mangás que a gente conseguiu apurar e passar para vocês. Nossas fontes foram a loja Werner & Jarl, os sites das editoras, e alguns blog finlandeses.

6 Comments

  • Kyon, por favor. Faca uma materia sobre mangas no continente africano. Angola. Mocambique, Egito, Marrocos, etc.

  • Sergio Schwarz De Assis Farias

    De onde tiraram esse mangá Orion? Nunca ouvi falar ahahaha

    • Gabriel Santos

      É parte de Ginga Densetsu Weed que por sua vez é sequência de Ginga Nagareboshi Gin, que eu chamo carinhosamente de Hokuto no Ken de cachorro, o original foi popular na Shonen Jump nos anos 80.

  • JMB

    Queria tanto que alguma editora (nem que fosse a Panini) trouxesse esse mangá da Lassie! <3

    • Gabriel Santos

      Eu queria todos do autor (que só faz mangá de cachorro) mas tá difícil alguma editora trouxer.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading