Expectativas para “O Tempo com Você” e a publicação da obra no ocidente

Nossas impressões e recomendações

No dia 16 de março de 2020, a editora JBC fez uma bateria de anúncios em que divulgou cinco novas licenças, sendo quatro mangás e um livro. Alguns títulos foram bastante surpreendentes (seja pelo ineditismo da coisa, seja pelo histórico de falas negativas sobre a possibilidade de publicação da obra), outros foram esperados, pois eram títulos de autores de boa vendagem no Brasil. Um desses títulos foi Tenki no Ko, ou como se chamará no Brasil, O Tempo com Você.

O Tempo com Você é o filme mais recente do famoso diretor Makoto Shinkai e, por enquanto, permanece inédito comercialmente no Brasil. A Diamond Films já o adquiriu, mas infelizmente o lançamento não ocorreu, provavelmente por conta da não-indicação do título ao Oscars 2020. Atualmente, por causa da epidemia do COVID-19, parece difícil que ele vá aos cinemas em algum momento próximo e não se tem notícia se ele irá para alguma plataforma de streaming. No meio disso tudo, a JBC licenciou o livro e o mangá.

***

As obras que tem o nome “Makoto Shinkai” costumam vender bastante no Brasil. A gente não sabe como foi a recepção de The Voices of a Distant Star quando a Panini o lançou lá no distante ano de 2011, mas os mangás publicados por JBC e NewPOP parecem sim se sair bem, pois as empresas de tempos em tempos licenciam seus títulos. Claro que a gente não tem números (tiragem ou vendas), mas se continuam publicando é porque estão dando o retorno do investimento e lucro.

No caso específico da editora JBC, ela já comentou de forma bem explícita que a adaptação em mangá de Your Name., feita por Ranmaru Kotone, foi um enorme sucesso, sendo reimpresso em pouco tempo tamanha a demanda. Mais que isso, a editora até mesmo fez uma nova edição posteriormente, reunindo os três volumes em apenas um só.

Só que Your Name. não ficou apenas no mangá no Brasil. O romance escrito pelo próprio Makoto Shinkai chegou ao país pelas mãos da editora Verus e também arrebentou em vendas sendo reimpresso no mínimo três vezes em menos de um ano (nosso volume impresso é a quarta edição do livro). Claro que a gente não sabe quanto foi a tiragem, mas se vendeu tudo três vezes, o sucesso é inconteste.

A gente teve uma leve surpresa ao ver O Tempo com Você ser anunciado tão cedo no Brasil pela JBC (sem que o mangá tenha sido concluído), mas achamos bastante natural que a empresa tenha licenciado o livro e o mangá ao mesmo tempo. Se o mangá anterior vendeu bem e o livro também sabidamente foi um sucesso, licenciar os dois era algo bem lógico. Além disso, em um podcast recente, um representante da JBC chegou a dizer que gostaria de ter pego o livro de Your Name. também (nas palavras exatas, eles “ficaram tristes” de não ter conseguido a novel), então dessa vez a editora não perdeu tempo.

Vale lembrar que a novel e o mangá são publicados por editoras diferentes no Japão (o mangá é pela Kodansha, o livro é pela Kadokawa), então a não ser que a obra estivesse no poder de um mesmo intermediário, a JBC provavelmente teve que licenciar as duas mídias com empresas diferentes.

O romance foi escrito pelo próprio Makoto Shinkai e teve um volume no total. Já o mangá ficou a cargo de Kubota Wataru e está previsto para ter três volumes no total. O primeiro já foi lançado no Japão e o segundo está previsto para maio.

A gente pretende comprar o título nas duas mídias. O romance iremos comprar por gostar de livros e o mangá por gostar das adaptações em quadrinhos dos filmes do diretor. Em nossa opinião, boa parte dessas adaptações consegue ser bem melhor e mais enfática do que as películas, visto que alguns até mesmo completam coisas que ficaram muito “no ar” nas animações.

Dito tudo isso, saiba que O Tempo com Você já foi licenciado em outros países do ocidente também, afinal Makoto Shinkai é um ícone por estas bandas e nada mais natural do que publicar coisas dele ou advindas de obras dele.

Agora falaremos para vocês os países em que o livro e o mangá já foram licenciados. Venha conosco^^.


ITÁLIA


No ocidente, o primeiro país a licenciar O Tempo com Você foi a Itália com a editora J-POP. A empresa licenciou (ou anunciou) apenas o romance escrito pelo próprio Makoto Shinkai, já o publicando em outubro de 2019. O título utilizado foi o nome internacional Weathering With You.


ESTADOS UNIDOS


Nos Estados Unidos, a obra foi licenciada pela editora Yen Press, anunciando tanto o romance, quanto o mangá. O livro foi publicado em dezembro de 2019, enquanto o mangá está previsto para sair em junho de 2020.

Obviamente, isso é uma previsão, afinal com a epidemia de COVID-19 muita coisa pode ser postergada para um momento mais propício.


ALEMANHA


Na Alemanha, a obra também teve o licenciamento do romance e do mangá, ambos pela editora Egmont. Assim como nos Estados Unidos, o livro foi publicado em dezembro 2019. Já a adaptação em mangá está prevista para ser lançada em abril. A capa (provisória?) da edição alemã do mangá é bem diferente da capa japonesa e da americana.

Por fim, vale o mesmo comentário acerca dos EUA, pode haver atrasos por causa do COVID-19.


FRANÇA


Já na França, pelo que conseguimos encontrar apenas o livro foi licenciado pela editora Pika, tendo sido lançado em janeiro de 2020 e com uma capa diferente das demais edições do romance pelo mundo.


ESPANHA


Por fim, na Espanha o livro e o mangá foram licenciados, mas duas empresas diferentes. O livro foi adquirido pela Planeta DeAgostini e o mangá pela Milk Way Ediciones. O romance já foi lançado pela Planeta em fevereiro de 2020. Já a versão em quadrinhos foi apenas anunciada e ainda não tem uma data certa para ser publicada.


Veja outros posts:

4 Comments

  • Kassio

    Tive a oportunidade de ver o filme no Festival do Rio e só digo que é muito bom, não chega a superar Your Name, mas é uma belíssima obra.

  • MaouHero

    Estou bem ansioso. Apesar de que eu preferia que fosse pela editora que pegou Your Name, foi “barato”(mais que overlord), foi em tamanho normal, e gostei da tradução. Eu geralmente ão curto muito o estilo de tradução da JBC, claro, nada que faça eu não querer comprar uma obra que eu gosto.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading