Editora Devir publicará o mangá “Sunny”, de Taiyo Matsumoto

Obra do mesmo autor de Preto & Branco

Na noite da última segunda-feira, 30 de março de 2020, surgiu um rumor nas redes sociais de que a editora Devir iria publicar no Brasil o mangá Sunny, de Taiyo Matsumoto, por meio de seu selo Tsuru. Segundo o rumor, a Devir teria enviado a informação para uma determinada página no Facebook.

Na manhã desta terça-feira, 31 de março de 2020, o rumor ganhou mais forma, quando a página do Instagram Fora do Plástico (que costuma fazer entrevistas com diversas editoras e é bem confiável) divulgou também a informação e deu mais detalhes sobre isso.

Segundo a página, a Devir está iniciando um projeto chamado “Leia Primeiro” em que ela está enviará antecipadamente para alguns veículos cópias de leitura de lançamentos selecionados e foi por meio dela que a empresa divulgou o mangá Sunny. Veja o comunicado da página.

Por meio da iniciativa “Leia Primeiro”, a editora Devir anunciou em primeira mão para o Fora do Plástico o lançamento de Sunny, do mangaká Taiyo Matsumoto. O projeto tem o objetivo de encaminhar, antecipadamente, cópias de leitura de lançamentos selecionados. Mais informações sobre o lançamento de Sunny e também dessa iniciativa serão divulgados nas redes sociais da editora. Fique ligado!

[ATUALIZAÇÃO 03/04/2020] Entramos em contato com a editora Devir para saber a procedência da informação e a empresa nos confirmou o lançamento.


Sunny foi publicado no Japão entre 2010 e 2015 inicialmente na revista Ikki e posteriormente na Gekkan Spirits!, sendo concluído em um total de 6 volumes. Se a Devir realmente for publicar o mangá, provavelmente ela compilará os números originais em menos edições.

SinopseSituado em orfanato, Sunny oferece uma visão peculiar do mundo: a de um grupo de crianças muito especiais, abandonadas ou forçadas pelas circunstâncias a ficarem longe de suas famílias. Imaginativos e inquietos, mas também nostálgicos e inevitavelmente marcados pelas circunstâncias, eles aproveitam todas as oportunidades que se apresentam para brincar no Sunny 1200 localizado no jardim do refúgio, um carro velho que se tornou seu passatempo favorito. Endossada por indicações no Festival Internacional de Angoulême e no Harvey Awards, Sunny é um trabalho parcialmente autobiográfico que mais uma vez revela o talento de Taiyo Matsumoto, mangaka não classificável, tão versátil quanto virtuoso, combinando elementos tradicionais com passagens poéticas para moldar um retrato emocional da infância.

3 Comments

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading