Memória: Há 5 anos, JBC relançava o mangá “Hellsing”

Com umas capas incríveis…

Se você é novo no mundo dos mangás talvez não saiba, mas o mercado brasileiro era bastante diferente em 2015. A hoje praticamente extinta editora Abril publicava um monte de mangás da Disney, a Panini estava contida em seus lançamentos com pouquíssimos títulos novos, a Alto Astral lançava obras francesas e a JBC comemorava os seus vinte anos.

Selo comemorativo dos 20 anos da JBC

Naquele ano, a JBC celebrou o seu aniversário com um grande número de lançamentos (“a gente faz aniversário, mas quem ganha é você”^^), publicando título atrás de título (como a Panini faz atualmente), totalizando um total de 32 obras novas durante aquele ano, o maior número até então que uma editora de mangá havia publicado. Uma dessas publicações foi Hellsing, de Kouta Hirano.

***

Hellsing foi publicado no Japão entre 1998 e 2009 nas páginas da revista de mangás seinens Young King Ours, da editora Shonen Gahosha, sendo concluído em um total de 10 volumes. No Brasil, a editora JBC publicou o título originalmente entre 2008 e 2010, dividindo cada número japonês em dois no Brasil, somando 20 volumes por aqui.

O título era conhecido pela comunidade desde alguns anos antes quando a animação passou no canal de televisão por assinatura Animax, então a primeira publicação do mangá se inseria nesse cenário de a obra ainda estar na mente das pessoas.

Em 2015, porém, ninguém imaginava que Hellsing pudesse ter uma segunda publicação brasileira porque pouca gente parecia falar do título, raramente via-se alguém pedindo o relançamento nas redes sociais, etc. Mas a primeira edição deve ter sido um sucesso, ou a JBC recebia muitos pedidos por e-mail, pois eis que no dia 15 de maio daquele ano a JBC anunciou a republicação do título, por meio de um vídeo em seu canal no Youtube.

A nova publicação viria em um formato melhor, respeitando o número de volumes originais, e com capas novas, lindíssimas. As imagens de capa, na verdade, foram as mesmas da edição nipônica, mas sem as bordas que enfeiavam os volumes, de modo que as capas dessa versão foram um espetáculo à parte. A editora chegou a dizer que eram as mais bonitas do mundo e não havia ninguém que dissesse o contrário, afinal as capas brasileiras de Hellsing eram bem bonitas mesmo. Vejam a seguir:

O primeiro volume começou a ser lançado em junho de 2015, há exatos cinco anos, e, a partir daí, seguiu mensalmente de forma regular até ser concluído em março de 2016. Posteriormente, em setembro de 2018, a JBC lançou um box com todos os volumes da série.

Essa segunda publicação não “marcou época”, mas sempre que vemos (ou víamos) algum volume da obra em alguma livraria admiramos as capas belíssimas. Ainda hoje é possível encontrar a obra completa na Amazon (clique aqui) ou na Comix (clique aqui).

Sinopse: No Reino Unido, um pastor de estranhos hábitos aterroriza a aldeia de Chedars. O pastor, que não saía durante o dia e sempre vestia um capuz que cobria seu rosto, é o principal suspeito dos misteriosos desaparecimentos acontecidos na aldeia. É chamada, então, uma Agência especial para cuidar do macabro caso do pastor de hábitos estranhos: A Ordem Real dos Cavaleiros Protestantes, também conhecida como Hellsing. Em uma narrativa carregada de suspense, ação e terror, o mangá acompanha as atividades dessa Organização, responsável por livrar a Inglaterra dos males que espreitam na noite. Alucard é a principal arma da Hellsing contra estes seres, e sua história se cruza com a da novata Cellas Victoria e a da chefe da organização, Integra.


Memória é a nossa postagem de curiosidades em que buscamos relembrar algum fato, episódio ou época do passado do nosso mercado de mangás. Ela é publicada (quase) sempre uma vez por mês (embora algumas vezes publiquemos mais). Você pode conferir todas as postagens dessa série clicando aqui. Para ver outras curiosidades em geral, clique aqui.

1 Comment

  • Hugo Magella

    Como o tempo voa…Nessa época a JBC tava lançando coisa demas. Gosto muito de Hellsing, lembro bem do dia que eu comprei o volume 1 dessa nova edição, lá em julho de 2015.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading