Como anda a publicação de “Re:Zero” nos países ocidentais?

Em quais países a obra é publicada?

Em setembro de 2017, fizemos uma postagem falando sobre como andava a publicação da franquia Re:Zero em outros países. Na ocasião, falamos apenas de alguns poucos países, únicos aos quais tínhamos acesso a informações e notícias até aquele momento.

Agora resolvemos refazer essa matéria, mostrando a situação atual da obra nos países ocidentais, para que você saiba em que pé estamos com a franquia em relação a outros países. Em adição, também falaremos da Coreia do Sul e do Vietnam. Mas antes de iniciarmos a postagem, é importante você saber que:

  • Re:Zero (Light Novel): Possui 24 volumes no Japão (ainda em publicação).
  • Re:Zero Ex (Light Novel): Possui 4 volumes no Japão
  • Re:Zero Short Stories (Light Novel): Possui 6 volumes no Japão.
  • Re:Zero – Art Works Re:BOX (Artbook): Possui 1 volume no Japão.
  • Re:Zero – Capítulo 1: Um dia na Capital (mangá): Possui 2 volumes no Japão (completo)
  • Re:Zero – Capítulo 2: Uma Semana na Mansão (mangá): Possui 5 volumes no Japão (completo)
  • Re:Zero – Capítulo 3: A verdade de Zero (mangá): Possui 11 volumes no Japão (completo)
  • Re:Zero – Capítulo 4: O santuário e a Bruxa da Avareza (mangá): possui 2 volumes no Japão (ainda em publicação)

Dito Isso, vamos à postagem.


COREIA DO SUL


A Coreia do Sul é o país fora do Japão a estar mais adiantado com a série. O primeiro volume da light novel foi publicada ainda em agosto de 2014 e, atualmente, a obra se encontra no volume 22, lançado em setembro de 2020.

No país, além da light novel principal se publicam quase tudo sobre a franquia. Re:Zero Ex encontra-se no volume 4 e Re:Short Stories está no volume 5. O artbook da obra também foi publicado no país.

Vários outros produtos também saíram no país, como os mangás, alguns databooks, dentre outros.


ESTADOS UNIDOS


Os Estados Unidos da América é o país ocidental onde Re:Zero está em publicação a mais tempo. O primeiro volume da light novel foi lançado em julho de 2016, pela editora Yen Press, ainda na época em que a primeira temporada da animação estava indo ao ar e conquistando o gosto do público. Agora em outubro de 2020, a editora publicou o volume 14. O 15 está previsto para fevereiro de 2021.

Além da série principal, a Yen Press também publica a light novel novel Re:Zero Ex, que conta um pouco do passado de algumas coisas que foram apenas mencionadas na obra principal. O primeiro volume saiu em novembro de 2017. Em setembro de 2020 foi publicado o quarto livro, ficando em dia com a publicação japonesa.

Os mangás também ficaram a cargo da Yen Press. O primeiro deles, Re:Zero – Capítulo 1: Um dia na Capital foi lançado entre julho e outubro de 2016, sendo completo em 2 volumes. Por sua vez, Re:Zero – Capítulo 2: Uma Semana na Mansão foi publicado entre maio de 2017 e setembro de 2018, completando-se em 5 volumes. Vale lembrar que, na época em que o título começou a sair nos EUA, a obra ainda não tinha terminado no Japão então houve uma pausa entre a publicação do quarto volume (lançado em dezembro de 2017) e o quinto.

O terceiro mangá da franquia, Re:Zero – Capítulo 3: A Verdade de Zero começou a sair nos Estados Unidos em outubro de 2017, quando o Capítulo 2 ainda estava em publicação. Embora possa parecer um fato insólito (já que um mangá é continuação do outro) a verdade é que foi assim também no Japão, onde os dois mangás saiam quase concomitantemente e por editoras diferentes. A obra já teve dez volumes lançados no país, com o décimo primeiro (último da série) previsto para dezembro de 2020.

Por fim, o mangá Re:Zero – Capítulo 4: O Santuário e a Bruxa da Avareza, está previsto para ser lançado em janeiro de 2021 nos Estados Unidos. Até o momento em que esta postagem vai ao ar, a capa do primeiro volume ainda não foi divulgada.


POLÔNIA


Se os Estados Unidos é o país em que a obra sai a mais tempo, a Polônia é o país mais avançado com a série principal. Anunciada em janeiro de 2017 pela editora Waneko, a obra começou a ser publicada no país em abril do mesmo ano.

Atualmente, 21 dos 24 volumes já foram editados no país, o último deles em setembro. O volume 22 está previsto para novembro, o 23 para janeiro de 2021 e o 24 (o mais recente a sair no Japão) para março de 2021.

Sobre os mangás, eles também foram publicados pela Waneko. Re:Zero – Capítulo 1 foi lançado entre abril e junho de 2017, juntamente com o início da publicação da light novel. Re:Zero – Capítulo 2, por sua vez, saiu na Polônia entre junho de 2018 e fevereiro de 2019.

Por fim, Re:Zero – Capítulo 3 começou a ser publicado em abril de 2019 e até o momento 9 volumes foram publicados, o último deles em setembro de 2020. O título sai bimestralmente, então o décimo deve sair em novembro e o décimo primeiro em janeiro de 2021.


FRANÇA


Na França, a franquia chegou em 2017, com o mangá pela editora Ototo e a light novel pela editora Ofelbe (uma editora nascida em 2014 e que é especializada na publicação desses livros, pertencente ao mesmo grupo editorial da Ototo).

O primeiro mangá, Re:Zero – Capítulo 1 começou a sair em abril de 2017, sendo concluído já no mês seguinte. A light novel, por sua vez, começou a sair em junho de 2017 e atualmente apenas oito livros foram editados, o último deles em janeiro de 2020.

O segundo mangá, Re:Zero – Capítulo 2, começou a sair em julho de 2017, sendo concluído em maio de 2018. Por fim, o terceiro mangá, Re:Zero – Capítulo 3, começou a sair em julho de 2018 sendo concluído em setembro de 2020.

Juntamente com a Itália (abaixo), a França é o único país atualmente a ter os três primeiros mangás de Re:Zero já concluídos. No momento em que esta postagem vai ao ar, o quarto mangá Re:Zero – Capítulo 4: O Santuário e a Bruca da Avareza ainda não foi anunciado.


ITÁLIA


Na Itália, a franquia Re:Zero ficou a cargo da J-POP que publica tanto a light novel original, quanto as adaptações em mangá. As duas mídias começaram a sair no país no dia 12 de julho de 2017, quando foram lançados, ao mesmo tempo, o primeiro volume da light novel, o primeiro volume do mangá Re:Zero – Capítulo 1: Um dia na Capital e um box contendo os dois volumes deste mangá.

A J-POP costuma lançar séries curtas com o volume 1 avulso e a série completa em um box de uma vez, como foi nesse caso. No mês seguinte foi lançado o segundo volume avulso desse mangá para quem não quis ou não tinha dinheiro para comprar o box.

O segundo mangá da franquia, Re:Zero – Capítulo 2: Uma Semana na Mansão, teve os seus cinco volumes publicados entre fevereiro e junho de 2018. Assim como ocorreu com o primeiro mangá, a série teve um box lançado já com os cinco volumes na ocasião do lançamento do primeiro tomo.

O terceiro mangá da franquia, Re:Zero – Capítulo 3: A Verdade de Zero, teve seus onze números editados entre julho de 2018 e setembro de 2020. Por ser uma série longa e estar em andamento quando começou, não houve um box para esse título. Até o momento em que esta postagem vai ao ar, o Capítulo 4 ainda não foi anunciado.

Por fim, voltando a falar da light novel, ela segue em publicação na Itália e sete volumes foram publicados até o momento. O oitavo está previsto para sair agora em outubro, mas a capa ainda não foi divulgada. Por lá, só saem dois volumes por ano apenas.


VIETNAM


No Vietnam, a light novel começou a ser publicada pela editora IPM em agosto de 2017. Atualmente oito livros foram editados, o último deles em junho de 2020.

O mangá Re:Zero – Capítulo 1 também foi publicado no país, mas não sabemos de mais detalhes a respeito do lançamento da franquia no país.


BRASIL


No Brasil, a light novel começou a sair pela editora NewPOP em outubro de 2017 e, atualmente, 13 volumes já foram editados, com o 14º previsto para sair entre o final deste mês e o início do mês que vem. A NewPOP ainda lançou o artbook da série em novembro de 2019. O Brasil, é o único país ocidental a ter publicado esse artbook.

Já os mangás foram lançados pela editora Panini. O primeiro deles, Re:Zero – Capítulo 1: Um dia na Capital foi publicado entre março e maio de 2018.

Após muito tempo sem novas publicações, a Panini lançou o Re:Zero – Capítulo 2: Uma Semana na Mansão entre setembro de 2019 e maio de 2020. Por fim, o Re:Zero – Capítulo 3: A Verdade de Zero começou a sair em agosto de 2020. Agora em outubro deve ser lançado o segundo volume.


ESPANHA


Na Espanha, a obra ficou a cargo da Planeta DeAgostini que licenciou tanto a light novel, quanto os mangás. A light novel começou a sair no país no dia 10 de abril de 2018 e até o momento 7 livros foram editados, o último deles em maio de 2020.

O primeiro mangá da série, Re:Zero – Capítulo 1, foi lançado entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019, sendo completo em seus dois volumes. Já o segundo mangá, Re:Zero – Capítulo 2, foi lançado apenas em fevereiro de 2020 e só dois números saíram até agora, o último deles em setembro. Esse mangá, vale recordar, possui cinco volumes no total.


RÚSSIA


A light novel original de Re:Zero começou a sair na Rússia em 2018 pela editora Instari Comics. Seis volumes foram editados até o momento. Os volumes 7 e 8 já estão em pré-venda no site da editora e estão previstos para serem lançados até o final do ano.

Na Rússia, o primeiro mangá também foi publicado, mas não temos mais informações sobre a publicação da série no país. Segundo o site da editora, apenas isso foi lançado por lá.


ALEMANHA


Na Alemanha, saiu apenas o primeiro mangá da franquia, Re:Zero – Capítulo 1, pela editora Tokyopop. A obra foi publicada entre outubro de 2016 e janeiro de 2017.

Parece não ter feito sucesso, visto que até hoje os demais mangás não foram publicados. Dentre os países que mais publicam quadrinhos japoneses, a Alemanha é o único em que existe essa situação com a série.


MÉXICO


No México, a light novel de Re:Zero permanece inédita, mas os mangás começaram a ser publicados pela editora Panini em junho de 2018, quando foi o lançado o primeiro volume de Re:Zero – Capítulo 1.

A Panini já publicou o Re:Zero Capítulo 2 na íntegra e agora está lançando o Re:Zero – Capítulo 3, com dois volumes já publicados. Em novembro de 2020 será lançado por lá o terceiro número dessa parte da história.


Tanto o mangá quanto a light novel ainda não foram lançados na Argentina, na Finlândia e em Portugal. Não sabemos a situação da obra na Turquia nem em outros países que possuam um mercado próprio de mangás. Também não sabemos a situação na Colômbia, no Peru e no Chile, países onde a Panini distribui alguns de seus títulos publicados no México.


RESUMO LIGHT NOVEL ORIGINAL


  • Coreia do Sul: 22 volumes
  • Polônia: 21 volumes
  • Estados Unidos: 14 volumes
  • Brasil: 13 volumes
  • França: 8 volumes
  • Vietnam: 8 volumes
  • Itália: 7 volumes
  • Espanha: 7 volumes
  • Rússia: 6 volumes

RESUMO LIGHT NOVEL RE:ZERO EX


  • Coreia do Sul: 4 volumes
  • Estados Unidos: 4 volumes

RESUMO LIGHT NOVEL RE:ZERO SHORT STORIES


  • Coreia do Sul: 5 volumes

RESUMO ARTBOOK


  • Brasil: 1 volume
  • Coreia do Sul: 1 volume

RESUMO MANGÁS


  • Itália: 18 volumes (3 primeiros mangás já completos)
  • França: 18 volumes (3 primeiros mangás já completos)
  • Estados Unidos: 17 volumes (falta um volume para o terceiro mangá ser concluído)
  • Polônia: 16 volumes (faltam dois números para o terceiro mangá ser concluído)
  • México: 9 volumes (está atualmente no volume 2 do terceiro mangá)
  • Brasil: 8 volumes (está atualmente no volume 1 do terceiro mangá)
  • Espanha: 4 volumes (está atualmente no volume 2 do segundo mangá)
  • Vietnam: 2 volumes ???? (só sabemos que o primeiro mangá foi publicado)
  • Rússia: 2 volumes (publicou apenas o primeiro mangá)
  • Alemanha: 2 volumes (publicou apenas o primeiro mangá)
  • Coreia do Sul: dados não disponíveis.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading