Resenha: “O Tempo com Você (Mangá)

A versão em quadrinhos

Se Makoto Shinkai já era um diretor conhecido e prestigiado antes de Your Name., depois ele se tornou muito mais aclamado e qualquer nova obra sua geraria expectativa para saber o que ele estaria aprontando.

E em julho de 2019 foi lançado nos cinemas japoneses Tenki no Ko ou, como ficou conhecido no Brasil, O Tempo com Você, o mais novo filme do diretor. Embora não tenha sido tão falado quanto a obra anterior, a nova animação também gerou certa repercussão e agradou bastante a maioria dos expectadores.

Como em comum nas produções de Shinkai, além do filme foram lançados um livro (escrito por ele mesmo) e um mangá (pelas mãos de outro artista), contando a mesma história do filme. E é sobre a adaptação em mangá de O Tempo com Você que falaremos hoje.

O Tempo com Você teve como responsável Wataru Kubota e foi publicado no Japão entre 2019 e 2020 na revista Afternoon, da editora Kodansha, sendo concluído em um total de 3 volumes. No Brasil, o mangá foi anunciado pela editora JBC em março de 2020, quando a obra ainda estava em andamento, mas só foi publicada em julho de 2021, com o lançamento dos três volumes de uma vez.

O título conta a história de dois jovens, Hodaka e Hina, em um Japão passando por um fenômeno meteorológico bastante estranho, chovendo boa parte do tempo. A história começa quando Hodaka foge de casa e decide ir para Tóquio e, dentre diversos acontecimentos, pessoas e incidentes, ele conhece Hina, uma garota órfã que cuida do irmão menor.

Hina, entretanto, possui um poder, ela é capaz de fazer a chuva parar e aparecer o sol, o que  vem a ser muito útil para ela e Hodaka posteriormente. Como Tóquio está passando pelo referido fenômeno meteorológico, os dois decidem criar um site e cobrar para que a garota faça vir o sol para as pessoas que quiserem. O empreendimento é um sucesso instantâneo, mas as coisas não são tão simples quanto parecem…

A história de O Tempo com Você é como boa parte das obras de Makoto Shinkai, contendo aquele draminha típico, às vezes intimista, com uma historinha de amor ali no meio, em que as coisas parecem não se resolver a contento, com a diferença, porém, que a obra aqui é mais alegre e, portanto, mais semelhante com Your Name.. Nós temos a tentativa de Hodaka de sobreviver na cidade grande após ter fugido de casa, temos a tentativa de Hina de cuidar sozinha de seu irmão, os dramas de um homem querendo reaver a própria filha, etc, etc, etc, tudo isso regado em uma questão nebulosa, a chuva constante e constante que cai sobre a capital japonesa, só que com bastante alegria em diversos momentos da obra.

Tal qual a obra anterior de Makoto Shinkai, O Tempo com Você apresenta um elemento de fantasia para a trama girar em torno. Em Your Name. era a troca de corpos, aqui é o tempo, existindo uma personagem que é capaz de fazer a sol aparecer em meio à chuva. Esse é o elemento que serve como desenvolvimento e conclusão da obra, em que veremos o negócio organizado pelos protagonistas e que, depois, com as devidas consequências, colocará frente a frente os desejos dos dois, o que querem para a vida de si e para os outros.

De maneira geral, os mangás que adaptam os filmes de Makoto Shinkai costumam ser bem melhores que as películas originais, apresentando um outro ritmo para a história, um outro ponto de vista, um melhor desenvolvimento, dentre diversas outras coisas. O mangá O Tempo com Você, porém, não consegue fazer isso e termina por ser bem semelhante à obra original, com todos os seus pontos positivos, problemas e defeitos.

Conquanto a obra empolgue e seja divertida de se ver/ler (as passagens de ação perto do final são muito bem elaboradas), ela termina por ser muito juvenil, com cenas decisivas colocando elementos que não são verossímeis, que não são credíveis de acontecer dentro daquele universo, existindo um claro deus-ex-machina no final (aquela situação decisiva em que acabaria a história em insucesso e vem uma intervenção no roteiro – um deus em uma máquina^^ – para salvar a situação e fazer as coisas terminarem de uma boa maneira).

Não é culpa de Wataru Kubota, porém, já que tais coisas vêm da obra original e a pessoa responsável pela adaptação talvez não tivesse permissão para mudar esses elementos, mas mesmo assim particularmente não gostei desse tipo de decisão da história, pois fez com que o mangá ficasse “menor”, sem uma ousadia no modo de fazer a conclusão da obra.

Apesar de não ter gostado dessas decisões, eu não des-recomendo a leitura de O Tempo com Você. Isso porque ele não é ruim, muito pelo contrário, ele é bastante divertido, a narrativa é bastante fluída e os desenhos de Wataru Kubota são legais. É uma aventura bem legal de se acompanhar realmente.

Vale a pena a leitura se você gosta de obras de fantasia com um pouco de romance e não se importa com certos vícios de roteiros, vícios estes que me incomodaram bastante, mas que podem até passar despercebido pelos leitores mais novos.

Então, sei lá, tente dar uma chance e se tiver em dúvida primeiro veja a animação e se gostar parta para o mangá…

Ficha Técnica

Título Original: 天気の子
TítuloO Tempo com Você
Autor: Wataru Kubota (baseado em obra de Makoto Shinkai)
Tradutor: Edward Kondo
Editora: JBC
Número de volumes no Japão: 3 (completo)
Número de volumes no Brasil: 3 (completo)
Dimensões: 13,2 x 20 cm
Miolo: Papel pólen (algumas páginas coloridas)
Acabamento: Capa cartão 
Classificação indicativa: 14 anos
Preço: R$ 29,90
Onde comprar: Amazon / Comix

NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading