
Comentando minhas leituras…
Depois de umas “férias”, volto agora a comentar semanalmente as minhas leitutras de séries regulares. Nos últimos sete dias, eu li volumes de Gokushufudou, Nagatoro, dentre outros mangás.
Gokushufudou: Tatsu Imortal #14: o primeiro capítulo é sobre gatos (e há outros capítulos no volume a respeito deles) e só isso já dá a noção de como foi bom esse volume, por que se tem gatos, automaticamente é bom.
Tirando isso, o mangá continua na mesma pegada com capítulos curtos e autocentrados em que vemos alguma atividade envolvendo Tatsu ou outros personagens que estão em sua volta. Temos uma ida a um antiquário, uma subida a um morro, uma reunião para assar batatas, etc, etc, etc. Tudo muito calmo, tudo muito divertido.
O mangá é assim mesmo, sem uma história definida, então ele pode acabar a qualquer momento ou pode se estender indefinidamente que também estará tudo bem. De minha parte, continuo gostando e continuarei acompanhando.
Infelizmente, a partir de agora, os volumes vão minguar, pois só tem mais um a lançar e este deve demorar a aparecer por aqui já que saiu no Japão apenas nos primeiros dias de janeiro.
“Gokushufudou: Tatsu Imortal” ainda está em andamento no Japão com 15 volumes. No Brasil, saíram 14 até o momento.
Hirayasumi: Uma Pausa Relaxante em uma Casa Térrea #03: tem como apenas não elogiar esse mangá? Não tem, é só elogio atrás de elogio. Cada página, cada história, cada personagem que aparece é brilhante.
O enredo é inteiramente simples, mas ao mesmo tempo ele vai colocando detalhes e detalhes sobre a vida desses personagens que refletem em nossas vidas, de um jeito ou de outro, mostrando momentos que poderiam acontecer com qualquer um de nós…
Uma das tramas mais interessantes, nesse sentido, diz respeito à Yomogi, a personagem secundária que é uma corretora de imóveis. Desde o início do mangá ela tem trombado com o protagonista e a história estava vez ou outra sugerindo que eles dois pudessem ficar juntos. Neste volume, porém, ela conhece uma outra pessoa e também de algum modo parece ficar balançada. Não sabendo os sentimentos, ela mesma pensa estar em uma espécie de triangulo amoroso.
Esse detalhe dela mostra muito sobre as pessoas em geral, pois muitas vezes a gente não tem sentimentos claros em relação às pessoas, mas gostaria de ter, gostaria de amar, gostaria de se casar, mas as coisas sempre ficam nubladas, pois a vida é assim, as pessoas são assim.
***
Como já dissemos em outra postagem, a Yomogi contrasta bastante com a imagem do protagonista de ser calmo e levar uma vida despreocupada. Ou seja, o mangá nos mostra exatamente como todos deveríamos ser (passar a vida numa boa), mas igualmente mostra como todos somos (ultra preocupados com coisas que a gente não consegue controlar)^^.
A gente poderia passar horar e horas falando desse mangá e de todas as nuances da história e dos personagens (Hiroto, por exemplo, por mais despreocupado que seja, também tem lá suas questões), mas terminamos por aqui para dizer que você precisa correr atrás dos volumes se ainda não começou a colecionar, pois este é um daqueles que vale muito a pena.
“Hirayasumi: Uma Pausa Relaxante em uma Casa Térrea” ainda está em andamento no Japão com 8 volumes. No Brasil, saíram 3 até o momento. O quarto e o quinto estão em pré-venda.
Mabataki Yori Hayaku!! Num Piscar de Olhos #06: esse foi um volume bem impressionante e nos apresentou um drama que a gente já imaginava, mas mesmo assim impactou.
Aqui descobrimos como as gêmeas Mako e Yuko se tornaram grandes rivais e inimigas, com uma delas querendo acabar com o clube de Karatê da escola. Todo o volume é dedicado a apresentar o passado das irmãs, a fundação do clube de Karatê e o motivo que levou Yuko a sair dele e querer dissolvê-lo.
Como dito foi um volume impressionante de impacto, daqueles que realmente vale a pena a leitura e nos desperta o desejo de continuar, pois o mistério que existia até então (por mais que fosse previsível) não decepcionou e nos proporcionou uma grande história.
No aguardo da volta do “mangá de esporte” já no próximo volume e o grande desafio que as meninas do clube terão que enfrentar.
“Mabataki Yori Hayaku!! Num Piscar de Olhos” está em andamento no Japão atualmente com 11 volumes publicados, mas já foi anunciado que terminará este mês no Japão, devendo ter 12 volumes no total. No Brasil, saíram 8 volumes até agora
Não Mexa Comigo, Nagatoro #06: com o passar dos volumes eu acabei gostando tanto desse mangá que eu fiz assinatura da obra numa daquelas grandes promoções de Black Friday que a Panini fez e esse foi o primeiro volume dela.
Aqui tivemos um mini-arco de evento escolar e foi mais um volume bem legal de ler com Nagatoro e seu veterano tendo cada vez mais química, com mais e mais amizade e mais e mais amor^^. As cenas dela de cosplay para ajudar o menino foram hilariantes, assim como as pinturas da líder do clube de arte. Esse foi o melhor volume da série até aqui.
“Não Mexa Comigo, Nagatoro” foi concluído no Japão em 20 volumes. No Brasil, saíram 6 números até o momento. Os volumes #07 a #10 estão em pré-venda.
Vou Me Apaixonar Por Você Mesmo Assim #06: Após terminar a leitura desse volume eu tive obrigatoriamente que dar uma olhada nos cinco volumes anteriores nas passagens em que se falava sobre 2030. Sim, pois, a autora nos enganou de verdade. Fez a gente pensar que estava acontecendo uma coisa, quando na verdade era outra.
E foi isso mesmo, foram deixadas coisas de duplo sentido para pensarmos que houve uma certa coisa na vida da protagonista e agora foi revelada a verdade, justamente após um dos momentos de drama de 2020 (que reverberaram em 2030).
Mas, ok, tirando esse brilhantismo de lado, o mangá continua imprevisível, com os sentimentos dos personagens ficando cada vez mais claros e com Mizuho tendo que ficar se virando no meio de todos aqueles homens que dizem amá-la, mesmo ela preferindo que nada mudasse e todos continuassem a ser amigos.
A bem da verdade, como se mostrou nos volumes anteriores, a garota, com seu jeito meigo e ingênuo, está bem confusa, mas em tese a queda maior dela é pelo Kazuki, o garoto que revelou seus sentimentos para ela no primeiro volume e quem mais estava “atacando” desde o início da obra. Se ela vai ficar com ele ou não é outra história, mas os acontecimentos de 2020 e 2030 parecem também sugerir que ele é que tem mais chances de conquistar o amor da protagonista.
***
No mais, continuo achando a arte da autora deslumbrante, especialmente no que toca à Mizuho. E agora, depois de ter visto a adaptação em anime, estou dando também mais valor às pequenas cenas de humor, que são bem hilariantes, ainda que rápidas e que não funcionaram na animação. No aguardo do próximo volume.
“Vou Me Apaixonar Por Você Mesmo Assim” ainda está em andamento no Japão com 10 volumes. No Brasil, saíram 6 até o momento. Os números #07 e #08 estão em pré-venda.
Você Me Deixa Sem Fôlego #02: ao final do primeiro volume eu tive a sensação de que a obra podia ser encerrada ali mesmo, pois tudo o que ela queria passar já foi passada. E ao ler o segundo número essa sensação se manteve, pois aqui temos uma outra história até com um estilo diferenciado.
Neste volume Yano e Shizuki já são um casal e logo moram juntos. Com isso, começam a ter os ônus e bônus de se estar em um relacionamento, especialmente no que diz respeito a conhecer o outro e o seu passado.
O grande mote deste tomo é o drama familiar de um dos personagens e a dificuldade de falar sobre si mesmo, os sentimentos envolvendo estar em um relacionamento com a velha questão de como o outro nos enxerga.
O volume começa de uma maneira meia lenta, mas aos poucos vai evoluindo e evoluindo e nos apresenta uma trama redondinha e muito bem feita, com uma boa resolução do conflito. A história foi realmente boa e eu gostei bem mais desse volume do que o primeiro…
Ao que parece, cada volume será dedicado a uma pequena história envolvendo os personagens, pois assim como o número inicial poderia ter encerrado o mangá, o segundo também poderia, ainda que uma coisa ou outra pudesse ter ficado pendente…
“Você Me Deixa Sem Fôlego” está em andamento no Japão com 5 volumes. No Brasil, saíram 3 até o momento e os números #04 e #05 estão em pré-venda.
Tradutores dos mangás:
Camilla Kanashiro
- Hirayasumi: Uma Pausa Relaxante em uma Casa Térrea #03 (Panini)
Edward Kondo
- Não Mexa Comigo, Nagatoro #06 (Panini)
Eliana Celestino
- Gokushufudou: Tatsu Imortal #14 (Panini)
Karen Kazumi Hayashida
- Você Me Deixa Sem Fôlego #02 (Panini)
Luana Tucci
- Vou Me Apaixonar Por Você Mesmo Assim #06 (Panini)
Luis Libaneo
- Mabataki Yori Hayaku!! Num Piscar de Olhos #06 (Panini)
NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS