My Hero Academia #10 e outros mangás da JBC são adiados para junho

Imprevistos…

Durante a semana, a editora JBC enviou a seus assinantes um informe de que o volume 10 de My Hero Academia sofreu um atraso devido a um pequeno imprevisto (não especificado pela editora) e, por isso, sua publicação foi adiada para a primeira quinzena de junho. A editora ainda pediu desculpas pelo atraso no lançamento.

Não é apenas My Hero Academia que foi adiado. Por meio de suas redes sociais, a editora também comentou que To LOVE-Ru #17, penúltimo da série, agora está previsto para ser lançado em junho. Outro título que a JBC informou que só sairá em junho é Battle Angel Alita #04. Todos eles estavam no checklist de maio da editora.

  • Outros mangás também devem ser adiados?

Em seu site, o checklist da editora contempla apenas Blade #15, Cdz Kanzenban #09 e BTOOOM! #23, todos já publicados. Além disso, o checklist enviado pela empresa aos sites e blogs (atualmente a JBC é a única editora de mangás a fazer isso) também só possui os 3 títulos.

De modo que Fullmetal Alchemist #21, Ultraman #10 e Magi #33 devem sair apenas em junho também. A editora, porém, ainda não confirma explicitamente esses adiamentos e, em suas postagens, tem dito apenas que eles chegam em breve.

O motivo da maioria desses adiamentos é o problema de distribuição em bancas. Perguntada por um leitor acerca da diminuição do checklist de 9 para 3 títulos, a página da Henshin comentou justamente que a causa era a questão da distribuição:

  • Entenda a situação dos problemas de distribuição

A distribuição em bancas de revistas de forma nacional é feita por uma única empresa, pertencente ao grupo Abril,  e essa distribuição, com o passar dos anos, tem piorado. Em razão disso, muitos mangás não têm chegado às bancas de diversos pontos do país e a editora JBC optou por retirar alguns de seus mangás das bancas de revistas.

Já estão confirmados Cdz Next DimensionSaintia ShôBTOOOM!, Fairy TailMagi, To LOVE-Ru Ultraman (Este confirmado hoje pela editora em suas redes sociais). Os títulos que estão em igualdade com o Japão (Gangsta e Hunter x Hunter, por exemplo) também devem deixar de ir para as bancas.

Os problemas ocasionados pela distribuidora são antigos e outras editoras já tinham tomado providências. Em 2016, a NewPOP decidiu encerrar a distribuição em bancas de revistas e agora só vende em livrarias e lojas especializadas. Em 2017, a Panini começou a contactar diretamente as distribuidoras regionais e rompeu com a empresa do grupo Abril. Agora a JBC está retirando alguns de seus produtos das bancas.

***

Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM

7 Comments

  • Bruno dos Anjos

    Acredito que os imprevistos ocorreram devido à greve (ou locaute, dependendo da sua posição) dos caminhoneiros, o que causou imprevistos em todos os setores de todo o país, incluindo, óbvio, mangás.
    Pelo menos a editora é transparente nesse quesito. Porque tem outras que olhe lá, viu…

    • Não tem relação. A imagem da Henshin respondendo a um leitor presente no texto é de antes da paralisação começar. Então, realmente não tem nada a ver com o protesto dos caminhoneiros.

      • Bruno dos Anjos

        Mas é que a greve atrasou um monte de coisa, então achei que anunciar atraso nos mangás JUSTO AGORA era óbvio que tinha alguma coisa a ve- calma, a imagem é de ANTES DE GREVE?! Porque não publicaram antes?! Ou só foi divulgado agora?

        • A divulgação do atraso de My Hero Academia só foi feita nesta semana pela editora, porém ela ter retirado 6 títulos do checklist é de bem antes do início da greve. Até então a gente achava que era erro e estávamos esperando algum pronunciamento. Quando a editora divulgou o atraso de My Hero Academia fomos dar uma olhada na página e vimos a resposta da empresa datada de antes da greve começar. Então a greve não foi motivo do atraso e sim os problemas de distribuição que a empresa já enfrentava.

  • Urashima

    Enquanto isso a maior editora de gibis no Brasil, faz o que quer e não dá a menor satisfação ao seus leitores…

  • Adoro a JBC ela é simplesmente fantástica com seus clientes. Sério, ela se preocupa em explicar, acalmar, e manter todo munda a pá do que esta acontecendo. Ela procura deixar tudo bem claro. Melhor que uma editora que nem para ter a dignidade de avisar que a checklist não iria sair. JBC A MELHOR <3

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading