Biblioteca Brasileira de Mangás

NR 178. JBC muda o sistema de pagamento de suas assinaturas

Anúncios

paypalO manual virou automático…

Sexta-feira passada (23/09/2016), a editora JBC divulgou que fez uma alteração no seu sistema de assinaturas, passando a utilizar o Paypal como método de pagamento. A mudança já havia ocorrido duas semanas antes, mas só ficou sabendo quem por ventura visitou a página de assinatura.

O que essa mudança significa? Até então, a editora permitia o pagamento por boleto ou cartão de crédito, porém em ambos os casos o sistema era muito rudimentar. Basicamente, para você pagar com cartão de crédito você devia esperar a editora te mandar um e-mail e você deveria fornecer, por meio dele, o número de seu cartão. Método considerado inseguro por muita gente. A quem se sentisse assim, a editora oferecia a possibilidade de ligar para a empresa e então dizer os números. Em resumo, um sistema completamente anacrônico.

Isso, porém, mudou. Com o Paypal como sistema de pagamento, há mais segurança nas transações feitas via cartão de crédito, já que você não precisará mais digitar o número do cartão todas as vezes. Não somente isso, com o Paypal podemos adquirir mais de uma assinatura ao mesmo tempo e dividir o valor delas em até 6 vezes, a depender do valor das assinaturas. Uma mão na roda para quem desejava assinar os produtos da editora e não se sentia seguro ou para quem achava que havia poucas opções de parcelamento. Sem dúvida, muita gente esperava essa mudança há tempos. Ponto positivo para a editora!

O outro lado

Se de um lado, a editora deu um passo para frente, por outro a editora eliminou uma de suas características mais positivas. Os leitores notaram que não existe mais o parcelamento de assinaturas por boleto bancário. Perguntado a esse respeito Cassius Medauar – gerente de conteúdo da editora – disse que realmente não seria mais possível o parcelamento por boleto.

Cassius Medauar não revelou os motivos que levaram a editora a fazer isso, mas considerando que muitas pessoas deixam de pagar boletos bancários diversos por puro esquecimento, há grandes chances de as pessoas esquecerem de pagar os da assinatura também e isso ser prejudicial financeiramente para a empresa.

O parcelamento de assinatura no boleto bancário era um diferencial da JBC, não somente nos mangás, mas em vários outros segmentos. Não conheço nenhuma outra editora de livros ou quadrinhos em geral que fazia isso. Infelizmente isso agora é passado.

***

Só para frisar: a opção de assinatura por boleto bancário ainda existe, o que não existe mais é a opção de parcelamento por boleto.

 

BBM

Sair da versão mobile