
Nisekoi é uma comédia romântica escrita e desenhada por Naoshi Komi, mesmo autor de Double Arts. A obra foi serializada na revista Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha, entre 2011 e 2016, sendo concluído em 25 volumes.
No mangá acompanhamos Ichijou Raku, um rapaz que deseja uma vida de paz e tranquilidade. Porém ele é filho de um dos chefes da Yakuza. Sua vida, já conturbada, dará uma guinada com a chegada de Kirisaki Chitoge com quem deverá fingir ser seu noivo devido a negócios de seus pais. O problema é que Raku gosta de outra garota, Onodera. Fora isso, ainda existe um pequeno pingente que serve de prova de uma promessa que ele e uma garota fizeram quando eram criança. Raku deseja que essa tal garota seja Onodera, mas quem será a verdadeira garota da promessa?
A obra ganhou uma animação em janeiro de 2014 e durou 20 episódios, sendo concluído em maio do mesmo ano. Em 2015 ganhou uma segunda temporada com mais 12 episódios, tendo sido exibido entre abril e junho desse ano.
O mangá vivia sendo pedido pelos consumidores e foi anunciado pela editora Panini no dia 18 de junho de 2016. A obra está prevista para ser iniciada no mesmo mês de 2017. Enquanto esperamos a publicação, que tal vermos um pouco de curiosidades sobre a publicação do mangá em outros países do mundo?
***
ALEMANHA
Para quem estranhou a empresa lançar o mangá digitalmente, vale lembrar que a editora Kazé é filial de uma editora francesa de mesmo nome e esta editora francesa, por sua vez, é pertencente à Viz Media Europe (subsidiária das empresas japonesas Shueisha e Shogakukan). Ou seja, teoricamente, as negociações para lançar o formato digital devem ser mais fáceis.
A versão física foi publicada no formato 11,5 x 17,5 e custa 6,95 euros por edição. A versão digital, por sua vez, custa 4,99 euros por volume.
ESPANHA
A Espanha foi um dos países em que o mangá chegou mais cedo, ao mesmo tempo em que a França e meses antes de sair nos Estados Unidos. O mangá foi publicado pela editora Ivrea em setembro de 2013, inicialmente em periodicidade mensal. Atualmente se encontra a um volume de ser concluído. O tomo 24 foi lançado em dezembro de 2016.
Não encontramos detalhes sobre o tamanho do mangá. Só o que sabemos é que ele é um pouco menor do que a versão mexicana (veja mais abaixo) o que indica que o tamanho dele é pocket, assim como a maioria dos mangás na Europa. Além disso, possui sobrecapa em todas as edições. O papel utilizado é branco, provavelmente offset. Seu preço é de 8 euros por edição.
ESTADOS UNIDOS
Nos Estados Unidos, Nisekoi começou a ser lançado em janeiro de 2014 e ganhou o subtítulo de “False Love”. Como era de se esperar, o mangá foi publicado pela Viz, braço americano da Shueisha (e da Shogakukan). Publicado bimestralmente, Nisekoi ganhará o volume 20 em março deste ano nos Estados Unidos.
O mangá tem o formato 12,7 x 19 cm e custa 9,99 dólares por volume. Como é costume, não há sobrecapa. Essa versão pode ser comprada diretamente na Amazon brasileira e paga em reais, clique aqui para ir ao site da Amazon.
FRANÇA
Na França, Nisekoi começou a ser publicado em setembro de 2013 pela editora Kazé (a mesma que publica o mangá na Alemanha) e está em circulação até hoje. Neste mês de fevereiro foi publicado o volume 23. Por lá, obra ganhou o subtítulo de “Amours, mensonges et yakuzas!” (amor, mentiras e Yakuza).
O mangá teve o formato 11,4 x 17,6 cm e, como é costume na França, sobrecapa em todas as edições. O preço de cada volume foi 6,79 euros. O mangá ainda ganhou um box contendo os três primeiros números.
ITÁLIA
A versão italiana de Nisekoi é publicada pela editora Star Comics (mesma de Your Lie In April) desde março de 2014 e a empresa colocou o subtítulo de “False Love”, assim como nos Estados Unidos. A publicação do mangá ocorre de um modo um pouco singular. O segundo volume foi publicado já em abril de 2014, após isso tornou-se trimestral. Parece ser uma estratégia adotada sempre pela Star Comics, lança os dois volumes seguidamente e só posteriormente coloca a periodicidade.
O título acabou paralisado na Itália após o volume 11, publicado em julho de 2016. Agora em fevereiro, a editora divulgou o retorno. Muitos leitores não gostam da periodicidade desse título já que se trata de uma obra concluída no Japão.
A obra teve o formato pocket (11,5 x 17,5 cm) e sobrecapa em todas as edições. Seu preço é 4,30 euros.
MÉXICO
O mangá Nisekoi chegou ao México em junho de 2016, pelas mãos da editora Panini. O mangá está saindo mensalmente e em fevereiro de 2017 foi lançado o volume 9. Um dado curioso é que mesmo sabendo se tratar de um mangá shonen, a Panini mexicana o licenciou pensando nas garotas, visto que outras séries shoujo estavam acabando
A edição mexicana é comum e não possui sobrecapa. Aparentemente não é costume de se colocar esse acessório no México. O papel utilizado parece ser um tipo de papel jornal mais grosso. Adaptando as palavras do blog Manga México, as folhas são do mangá são “um tanto porosas e possui uma cor de creme”.
O mangá começou custando 75 pesos mexicanos e hoje custa 85. Para saber mais sobre a edição mexicana você pode conferir a resenha feito pelo blog Manga México, clicando aqui. Nessa resenha, ele ainda compara com a versão espanhola da Ivrea^^.
***
Em Portugal e na Argentina o título é inédito. Aqui no Brasil, Nisekoi chega em junho e deverá ter periodicidade mensal, se a Panini não mudar de ideia até lá. Salvo uma grande, enorme e absurda surpresa, o formato do mangá deve ser o padrão da editora 13,7 x 20 cm e miolo em papel jornal, conforme fala da empresa na época do anúncio…
Aos que não gostam de papel jornal é importante lembrar que mangás da Weekly Shonen Jump em seu primeiro lançamento dificilmente aparece em papel offset. Nos últimos tempos, tivemos apenas o Naruto Gaiden, mas esse só possui um volume. Antes dele somente a Conrad fez isso, o resto foi tudo lançado em papel jornal. Apenas os relançamentos é que costumam vir em offset e mesmo assim não é garantia, visto Dragon Ball e possivelmente Dr. Slump.
Isso não é algo que deva mudar a curto prazo. Mangás infanto-juvenis como Nisekoi tendem a ser vendidos por um preço mais baixo para que mais pessoas possam comprá-lo, já que seu público alvo são adolescentes e jovens e não adultos. Ainda que a diferença pareça de poucos reais é preciso estar ciente que há consumidores que compram muito mais do que um mangá e qualquer dois ou três reais faz diferença para o público alvo…
***
Leia também:
–A publicação de Shigatsu wa kimi no uso pelo mundo
-A publicação de Sakamoto desu ga? pelo mundo
Curta nossa página no Facebook
BBM