Biblioteca Brasileira de Mangás

BBM Lista – 5 vídeos de uma editora espanhola para a Panini se inspirar e mudar o Planet Time

Anúncios

A segunda temporada do Planet Time acabou e o blog BBM torce para que não exista uma terceira. Se você pegou o bonde andando vamos explicar: tempos atrás, a editora Panini passou a fazer um vídeo semanal totalmente dedicado a mangás e o chamou de Planet Time. Entretanto, o programa não era lá muito bom, com algumas curiosidades meio bobas e quase sempre sem informações realmente relevantes. Na única vez que anunciaram um título, des-anunciaram ele em seguida O_o.

O programa acabou por um tempo, aparentemente porque o apresentador saiu da empresa, mas mais recentemente, os vídeos semanais retornaram com sua segunda temporada, com dois novos membros. Tornou-se pior do que antes, com falas mecânicas, curiosidades mais sem graça ainda e sem informações pertinentes na maioria das vezes. Felizmente, nessa nova leva fizeram anúncios e não des-anunciaram eles^^.

Ontem foi ao ar mais um vídeo e nele havia a informação de que seria o último da segunda temporada e a gente realmente espera que não exista uma terceira ou que, se existir, pelo menos a editora modifique o formato. Os vídeos eram muito ruins de verdade e não despertavam o mínimo interesse de assisti-los, de modo que após um tempo, eu sempre pulava para o final para ver a sessão de perguntas e respostas, igualmente detestável com “respostas prontas” e que só serviam para enrolar o público na maioria das vezes.

A verdade é que não há a necessidade de se fazer um vídeo semanal, basta fazer um de tempos em tempos com informações minimamente relevantes. Abaixo, iremos listar alguns exemplos de bons vídeos que uma editora espanhola costuma fazer, todos eles curtos e informativos:

***


1) Vídeo curtinho de dois minutos da editora espanhola Norma, falando sobre The Promised Neverland. A empresa apresenta o mangá, comentando brevemente da história e dizendo, entre outras coisas, que o primeiro volume será vendido com 50% de desconto.


2) Vídeo 1 minuto e quarenta segundos, também da editora Norma, falando de Sakura Clear Card Arc. A empresa comenta também da dificuldade de relançar a obra original, devido às aprovações muito exigentes dos japoneses.


3) Vídeo de 4 minutos, datado de 2017, explicando um pouco sobre um dos novos mangás da editora Norma para a Espanha, Akatsuki no Yonna. Dentre outras coisas, a empresa explica que muitas vezes exige-se que a obra tenha um título internacional, mas nesse caso não foi preciso e a editora preferiu traduzir o título para não se perder certos matizes do idioma castelhano. Um tipo de explicação que quase nunca vemos nos vídeos do Planet Time.

A empresa também explica que teve receio em lançar o mangá, pois ele tinha mais de 20 volumes e ainda está em andamento, mas a empresa foi convencida devido a inúmeros pedidos.


4) Vídeo de pouco mais de 3 minutos falando novamente de um dos títulos mais esperados na Espanha e que, nas palavras da apresentadora, brilha com luz própria, Akatsuki no Yona. Nele, a empresa relembra algumas coisas já informadas por ela como, por exemplo, que os dois volumes iniciais estarão com 50% de desconto. No vídeo, a empresa também mostra o livreto com preview gratuito de algumas de suas obras.


5) Por fim, um vídeo de menos de 4 minutos apresentando as novidades de mangás da editora Norma para o mês de maio. Tudo bem simples, rápido e prático. Nada de sinopses lidas com pressa, nada de enrolação. Mesmo sendo curto, apresenta muito bem os títulos da empresa.

***

A Planet Manga tem problemas maiores a resolver do que isso, como melhorar a distribuição e ter mais estoque disponível de obras recém lançadas, mas se a editora se propõe a fazer vídeos, deveriam pensar realmente em um formato mais atrativo e informativo.

Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM

Sair da versão mobile